O Estudo de Caso
Por: mayara1507 • 12/4/2021 • Relatório de pesquisa • 538 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO “PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY” - UNIGRANRIO
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Mayara Mendonça Guerra
PARASITOLOGIA
RIO DE JANEIRO
2020
Mayara Mendonça Guerra
4902518
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina de Parasitologia da Universidade Do Grande Rio Professor José De Souza Herdy - UNIGRANRIO.
Professor (a) Orientador: Lucieny De Farias
RIO DE JANEIRO
2020
1 ATIVIDADE
O parasitismo humano é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado, onde um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele. As parasitoses são as doenças mais comuns em todo mundo, sendo considerada um problema de saúde pública, chegando a atingir 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas), principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países subdesenvolvidos. A transmissão dos parasitas depende normalmente das condições de higiene e sanitárias, causando em muitos casos déficit físico, cognitivo e desnutrição. O parasita pode instalar-se em seu hospedeiro tanto externa (ectoparasita) quanto internamente (endoparasita). Devido à importância mundial das parasitoses vem a necessidade de estudar os organismos e as formas de evitar a disseminação e contaminação pelos parasitas.
2 QUESTÔES
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, determine:
Dentro da região endêmica dos parasitas do seu grupo, que fatores podem estar associados a presença destes parasitas nessa região.
Fasciola Hepatica:
Áreas endêmicas são, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, podendo ainda acontecer no Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Fatores Associados: temperatura moderada favorece o desenvolvimento deste parasita, além da disponibilidade de água e do hospedeiro intermediário encontrado na localidade.
Trichuris Trichiura:
Áreas endêmicas são, as regiões norte e nordeste, pois o clima é elevado, sendo quente e úmido, além das condições precárias sanitárias que favorecem o estabelecimento da infecção.
Fatores associados: Baixa renda familiar, baixa escolaridade materna, presença de lixo cerca da residência/Saneamento precário, número elevado de pessoas no domicilio.
Crie um plano de ação (trata-se de uma ferramenta de administração que lista, em tópicos, quais ações são necessárias para a concretização de
...