O Técnico em Enfermagem
Por: caioroberto007 • 22/1/2025 • Trabalho acadêmico • 1.926 Palavras (8 Páginas) • 38 Visualizações
[pic 1]
MASTERS GOLD COLÉGIO E CURSO
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
CAIO FELIPE ANIZIO ROBERTO
RELATÓRIO DE PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO II
HOSPITAL REGIONAL DE CAJAZEIRAS
CAJAZEIRAS/PB
2025
RELATÓRIO DE PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISONADO II
HOSPITAL REGIONAL DE CAJAZEIRAS
Relatório apresentado à disciplina Estagia Curricular Supervisionado II, no semestre letivo 2024.2 da instituição Masters Gold Colégio e Curso, como critério avaliativo para obtenção de nota parcial.
SUPERVISOR: Enf. Jaine Souto da Silva
CAJAZEIRAS/PB
2025
IDENTIFICAÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Instituição: Masters Gold Colégio e Cursos
Endereço: Av. Júlio Marques Nascimento – Jardim Oasis, Cajazeiras/PB.
CEP. 58900-000
Direção Geral: Aparecida Formiga
E-mail: mastersgold2090@gmail.com
Telefone: (83)3531-2090
IDENTIFICAÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO
Nome Oficial: Hospital Regional de Cajazeiras (HRC)
Endereço: Rua Tabelião Antônio Holanda, s/n - Bairro Cristo Rei.
Cidade: Cajazeiras - PB
Supervisor do Estágio: Enfermeira Jaine Souto da Silva
Coordenador: Enfermeiro João Matias de Oliveira Neto
Datas do Estágio: 28/09/24, 12/10/24, 19/10/24, 26/10/24, 02/11/24, 09/11/24, 16/11/24, 23/11/24, 30/11/24, 07/12/24, 14/12/24, 21/12/24, 28/12/24, 04/01/25, 11/01/25, 18/01/25, 25/01/25.
AGRADECIMENTOS
Com a finalização deste Relatório de Estágio, não posso deixar de agradecer a algumas pessoas que, direta ou indiretamente, me ajudaram neste percurso tão importante da minha vida pessoal e profissional. Gostaria de dirigir os meus sinceros agradecimentos a todos os funcionários do Hospital Regional de Cajazeiras, que me acolheram durante o período de estágio e por todos os conhecimentos que me transmitiram.
Ao meu Preceptor (a) de Estágio Jaine Souto da Silva, gostaria de agradecer a oportunidade que me proporcionou em realizar este Estágio, assim como, todo o apoio e disponibilidade que me prestou durante a realização do mesmo. Um agradecimento final e muito especial a minha família e amigos que a meu lado sempre demonstraram apoio incondicional ao longo de todo este percurso.
“Viver é passar por estágios - uns mais dolorosos que outros -, mas sem nunca desistir. Construir a própria felicidade é possível. Basta querer e lutar por isso, como se criássemos obras de arte únicas e autênticas: nós mesmos!”
Giselda Laporta Nicolelis
RESUMO[a]
Introdução:
Objetivo:
Método:
Resultados:
Considerações finais:
Palavras-Chave: Enfermagem; Registro de Enfermagem; Administração
de Medicamentos; Qualidade à saúde.
Sumário
INTRODUÇÃO 8
METODOLOGIA 9
RESULTADOS 10
Características do HRC 10
Descrição das atividades realizadas 10
Urgência e Emergência 10
Clínica Médica 11
Clínica Cirúrgica 11
Maternidade 12
Bloco Cirúrgico / CME 12
UTI 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O estágio hospitalar supervisionado II, tem por objetivo aprimorar a parte prática do futuro profissional técnico em enfermagem, faz parte da grade curricular, sendo o momento de oportunidade do estudante em atuar prestando auxilio à área de enfermagem conhecendo toda a rotina de um hospital, obtendo experiência e conhecimento da profissão. Durante o estágio, o estudante tem a chance de conviver e aprender com outros diferentes profissionais (Pimentel, 2015).[b] Durante à realização do estágio o futuro técnico em enfermagem tem a vez de realmente conhece sua futura profissão, adquirindo experiência e enfrentando situações diárias de dificuldades e entre outras para que com isso consiga atingir com excelência os serviços prestados. Este relatório de estágio hospitalar supervisionado tem por objetivo descrever todas as atividades que realizei durante todo o processo de estágio em diversos setores do ambiente hospitalar, completando a carga horária de 440 horas. Através deste relato, busco demonstrar como as experiências adquiridas durante o estágio contribuíram para o meu aprendizado, aplicando teorias e conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica e ampliando meu conhecimento prático no campo da saúde.[c]
METODOLOGIA
A enfermagem tem um processo que podemos falar que é a arte de guiar ou orientar a dinâmica das ações sistematizadas de enfermagem visando a assistência ao indivíduo, família e comunidade (Lima, 2021). [d]
O estágio foi estruturado com base na combinação de atividades teóricas e práticas, com ênfase na aprendizagem experiencial no ambiente hospitalar, ademais, foi realizado sob a supervisão de profissionais da área de saúde, em diversos setores do hospital, e seguiu um plano de atividades estabelecido pelo supervisor de estágio, de acordo com as necessidades e especificidades do hospital, sendo iniciado o estágio na modalidade de participação direta, com contato diretamente com o paciente, assim deixando de observar e passando a atuar, interagindo com os pacientes e a preceptora Jaine Souto ao longo de todo o estágio[e].
...