Organofosforados
Por: Andressa Cortez • 19/10/2015 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
Aula 09 – INTOXICAÇÃO POR ORGANOFOSFORADO: AVALIAÇÃO DA FARMACODINÂMICA DE DROGAS COLINÉRGICAS
- INTRODUÇÃO
Os inseticidas organofosforados (OF) , são facilmente absorvidos pela pele, pulmões e trato gastrointestinal, facilitando o processo de intoxicação. Os inseticidas OF ligam-se ao centro esterásico da acetilcolinesterase (AChe), inibindo-a irreversivelmente, impossibilitando-a de exercer sua função de hidrolisar o neurotransmissor acetilcolina em colina e ácido acético.
Em mamíferos, estes efeitos caracterizam-se principalmente por lacrimejamento, salivação, sudorese, diarréia, tremores e distúrbios cardiorrespiratórios. Estes últimos são decorrentes de broncoconstricção, aumento das secreções brônquicas e bradicardia, bem como de depressão do sistema nervoso central, sendo as principais causas de morbidade e mortalidade por tais produtos.
O tratamento da intoxicação aguda por organosfosforados se realiza da seguinte forma: evitar ou reduzir a absorção de mais drogas (remover roupas contaminadas, lavar com água e sabão a pele exposta, lavagem gástrica no caso de ingestão do medicamento) e utilização de antídotos como Contrathion® (Pralidoxima) que irá reativar a acetilcolinesterase, e atropina que antagoniza os efeitos colinérgicos.
- OBJETIVOS
Avaliação dos sinais de envenenamento provocada pelos organofosforados e terapêutica utilizada no tratamento.
- MATERIAS E PROCEDIMENTOS
Seringas de insulina (1,0 ml)
Agulhas 10X15
Camundongos adultos de 25 a 30 g
Solução de Parathion a 10 mg/ml
Solução de atropina a 5mg/ml
Solução de contrathion (pralidoxima) 1,5 mg/ml
Solução de NaCl a 0,9%, 0,1 ml/10g de peso
- Injetar por via intraperitoneal Contrathion, Parathion e atropina no animal 1, Contrathion e Parathion no Animal 2, Parathion no anima 3 e salina no animal 4.
- Para cada animal observar o tempo de ocorrência de micção, salivação, convulsão e morte.
- Analisar e discutir em grupo, a aula apresentada.
- DISCUSSÃO
- CONCLUSÃO
...