TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DO SISTEMA ABO - TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR Rh

Por:   •  23/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA

ENFERMAGEM 1º PERIODO

ROBERVÂNIA BATISTA DELMONDES

PRÁTICA DO SISTEMA ABO

TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR Rh

IMPERATRIZ

2018

ROBERVÂNIA BATISTA DELMONDES CPD:95443

PRÁTICA DO SISTEMA ABO

TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR Rh

Relatório da aula prática realizado no dia 09 de Maio, sob supervisão do Professor Aécio Assunção Braga, apresentado como forma de avaliação da disciplina de Genética do curso de Enfermagem do 1º período da Universidade CEUMA.

IMPERATRIZ

2018

INTRODUÇÃO

           Neste relatório serão relacionados os materiais e procedimentos utilizados na aula pratica, bem como apresentar algumas informações sobre o sistema ABO e fator Rh.

           O sangue é um tecido vivo formado por parte liquida (plasma), com água, sais, vitaminas etc; misturadas as hemácias, leucócitos e plaquetas.

Os grupos sanguíneos são caracterizados pela presença de substâncias antigênicas na superfície de células vermelhas. Estas substâncias são conhecidas como isoantígenos.

(antígenos que reagem com anticorpos presentes na mesma espécie animal). Quando estes antígenos encontram anticorpos  homólogos há uma interação antígeno/anticorpo que pode se manifestar como aglutinação, sensibilização ou hemólise.

Quando ocorre uma aglutinação  os antígenos são, então chamados de aglutinogênios e os anticorpos de aglutininas.

Os isoantígenos mais importantes são os aglutinogênios A, B e Rh descobertos por Landsteneir em 1901. Ele dividiu a população em quatro grupos, determinados pela presença ou ausência de antígenos A e B nas células, sendo eles: A, B, AB ou O.

A tipagem sanguínea e realizada para determinar o grupo sanguíneo do indivíduo por meio de uma reação direta de aglutinação.

Se as hemácias têm o antígeno A, você tem sangue tipo A. Seu plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue tipo B.

Se as hemácias têm o antígeno B, você tem sangue tipo B. Seu plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue tipo A.

Se as hemácias não têm o antígeno A e nem o antígeno B, você tem sangue tipo O. Seu plasma sanguíneo possui anticorpos que atacam o sangue tipo A e B.

Se as hemácias têm o antígeno A e B, você tem sangue tipo AB. Seu plasma sanguíneo não possui anticorpos nem do tipo A e nem do tipo B.

A tipagem do Fator Rh determina sua presença ou ausência de proteína no sangue. Se possui antígeno Rh, é Rh positivo. Se não possui o antígeno Rh, é Rh negativo.

OBJETIVO

         Determinar o tipo sanguíneo do sistema ABO e Rh do indivíduo. Aprender a técnica de verificação da tipagem sanguíneo, bem como conhecer e aplicar as técnicas utilizadas para coleta de sangue venoso.

MATERIAIS

  1. Agulhas descartáveis
  2. Seringas descartáveis 5ml para a coleta do sangue
  3. Álcool 70%
  4. Tubo de Ensaio
  5. Tubo de coleta a vácuo
  6. Algodao
  7. Luvas descartáveis
  8. Garrote
  9. Reagentes
  • Soro Anti-A
  • Soro Anti-B
  • Soro Anti-D (Rh)
  1. Pipetas
  2. Estante para tubos
  3. Caneta para identificação dos tubos
  4. Lixo infectante, lixo seco e Descarpack para materiais perfurocortantes.

PROCEDIMENTOS

Lavar as mãos, calçar as luvas.

Para puncionar  a veia do paciente, é necessário deixar o braço estendido, garroteando mais ou menos três dedos acima do local a ser puncionado.

Escolha a melhor veia sempre com o dedo indicador.

Abrir o material sempre na frente do paciente.

Realizar assepsia do em toda área do local a ser puncionado, com algodão embebido de álcool 70%, e com o bisel voltado para cima, punciona-se o local escolhido.

Após o sangue começar a fluir para a seringa, retirar o garrote e espera-se completar com sangue a seringa. Retire a agulha do braço do paciente com o auxilio de algodão seco.

Colocar a coleta do sangue no tubo identificado com o nome do paciente, em seguida homogeneizar de cinco a dez vezes pela inversão o conteúdo após a transferência da coleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com