PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Por: giuphobia • 4/3/2019 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 370 Visualizações
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS
MISSÕES
PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CÂMPUS DE SANTIAGO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
GIULIA DOS SANTOS GOULART
CISTATIONINÚRIA
SANTIAGO – RS
2018
GIULIA DOS SANTOS GOULART
CISTATIONINÚRIA
Trabalho da disciplina de Bioquímica, Curso de Enfermagem, Departamento de Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Santiago.
SANTIAGO – RS
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................4 2 DISTÚRBIO DE HIPERHOMOCISTEINEMIA……………...........................................5 2.1 Cistationinúria primária………………............................................................................5
2.2 Cistationinúria secundária ................................................................................................5 2.3 Homocisteína e sua ligação com outras doenças..............................................................5 3 TRATAMENTO.....................................................................................................................6
4 CONCLUSÃO .......................................................................................................................7 REFERÊNCIAS .......................................................................................................................8
APÊNDICES .............................................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Diversas são as formas de doenças de origem metabólico-genética que causam oligofrenia (Grüter, W., 1968). Dentre elas está presente a cistationinúria, um distúrbio autossômico recessivo primário de aminoácidos não essenciais causado pela deficiência da cistationase, no fígado, que converte a cistationina em cisteína. A cistationina é um produto intermediário no metabolismo de metionina vindo da ligação de homocisteína com a serina. O déficit de atividade da gamacistationase (acúmulo da cistationina) produz um aumento de cistationina e seus metabólitos no sangue e na urina, onde concentrações mais altas são detectadas. Esse déficit é a causa da cistationinúria primária. É geralmente considerada uma doença benigna sem relevância patogênica e rara.
2 DISTÚRBIO DE HIPERHOMOCISTEINEMIA
O distúrbio aparece no nascimento e conforme o crescimento ocorre, um fenótipo característico aparece, semelhante à síndrome do X frágil. São fenótipos bioquímicos com pouca ou nenhuma expressão clínica, que revelam algumas incógnitas do metabolismo.
Existem várias situações em que é possível se deparar com uma excreção significativa de cistationina na urina. No fígado do feto e em alguns recém-nascidos saudáveis a atividade da cistationase é mínima ou nula e, portanto, uma cistationanurúria pode ser detectada discreta e transitória em crianças, principalmente prematuras, que pode durar até os 3 meses de vida. A forma mais comum da doença e a mais importante no adulto é a deficiência da enzima cistationina beta-sintetase.
2.1 Cistationinúria primária
É causada pela deficiência de gamacistationase, que é herdada com um caráter autossômico recessivo. Tem uma incidência que varia muito. É assintomática, o que sugere que o déficit não tem significado clínico.
2.2 Cistationinúria secundária
Ocorre em pacientes com deficiência de vitaminas B6, B12 e portadores de galactosemia. Em pessoas saudáveis, a cistationina no sangue não é detectada, pois é eliminada rapidamente na urina.
2.3 Homocisteína e sua ligação com outras doenças
...