Plano de Atividade
Por: Alisson Klar • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.399 Palavras (10 Páginas) • 271 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE ENFERMAGEM
PLANO DE ATIVIDADES
Acadêmico: Alisson Schener Klar
Enfermeiro supervisor: Vanessa Lunardi
Maristela Rodrugues
Professor orientador: Monica Krahl
Gustavo Cavalcanti
Local: Emergência/HSVP
Passo Fundo, Agosto de 2015
I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1. Acadêmico
Alisson Schener Klar
2. Disciplina
Estágio Curricular II
3. Carga Horária
405 horas
4. Local de Estágio
Emergência do Hospital São Vicente de Paulo
5. Município
Passo Fundo
6. Período
27 de julho a 07 de dezembro de 2015
7. Enfermeiros (as) Supervisores
Vanessa Lunardi e Maristela Rodrigues
8. Professores Orientadores
Monica Krahl e Gustavo Cavalcanti
II – JUSTIFICATIVA
O Estágio Curricular II tem por finalidade inserir o acadêmico de Enfermagem no campo de estágio na área hospitalar em seu último semestre da graduação, aliando toda sua bagagem teórica com o exercício prático das competências do enfermeiro no enfrentamento do mundo de trabalho sob a supervisão de um enfermeiro da unidade concedente de estágio, no caso, Emergência do Hospital São Vicente de Paulo, na cidade de Passo Fundo/RS, bem como orientado por um professor da área hospitalar.
Passo Fundo de acordo com dados da Prefeitura Municipal e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul, localizado ao norte, distante 293 Km da capital gaúcha Porto Alegre. É a maior cidade do Noroeste do Estado, com uma área demográfica de 783,421 Km² e uma população estimada em 194, 432 habitantes (PREFEITURA MUNICIPAL, 2015).
Considerado um polo de saúde, Passo Fundo conta com 09 hospitais atundo nas diversas especialidades médicas, sendo o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) o maior hospital do interior do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua história, o HSVP tornou-se um hospital completo nas áreas em que atua: medicina de alta complexidade, internação hospitalar, serviços ambulatoriais, centro de oncologia, transplantes, engenharia biomédica e emergência.
O crescimento do HSVP é fruto da visão dinâmica que reflete qualificação profissional dos colaboradores em sincronia com os avanços de novas tecnologias nas áreas de diagnóstico, medicina, serviços ambulatórios, entre outros campos de saúde. A interação dessas características eleva o conceito do Hospital São Vicente como referência em saúde no sul do Brasil. (HSVP¹, 2015)
O HSVP traz como sua missão: “Promover serviços de excelência em saúde, de forma sustentável, para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
A emergência do HSVP está sempre pronta para atender durante 24 horas por dia. O setor é referencia no atendimento das inúmeras mazelas que acometem a população. Por tratar-se de um hospital de alta complexidade, serve como apoio para uma população de mais de mais de dois milhões de habitantes.
São mais de 45 mil atendimentos anuais. Como Passo Fundo é cercado por uma malha rodoviária de alto fluxo para outros locais, a Emergência do HSVP também atende pacientes acometidos por traumas e outras situações de urgência/emergência de outros estados e até mesmo outros países. (HSVP², 2015)
A equipe de trabalho é formada por médicos e profissionais de enfermagem (01 enfermeiro, 13 técnicos de enfermagem distribuídos nas diversas funções) preparados para atender as situações de emergência. O corpo clínico do hospital, sempre que necessário, é chamado para apoiar nas situações críticas, garantindo um atendimento eficiente e especializado.
Com isso, considera-se o setor de emergência do HSVP de extrema importância para a sociedade, sendo que cobre uma extensa área geográfica (6ª Coordenadoria Regional de Saúde) e demais áreas quando forem acidentes (SAMU e Bombeiros possuem “portas abertas” nesses casos). A relevância para a sociedade é na estrutura e diversidade dos serviços que o setor oferece nos casos de urgência e emergência.
A escolha da realização do estágio na Emergência do HSVP deve-se ao tipo de atendimento prestado, o grau de complexidade e diversidade das patologias e urgências e emergências que o setor absorve, sendo que me identifico com este tipo de trabalho. Acredito que o profissional enfermeiro tenha que estar mais proativo devido a necessidade dos cuidados da clientela numa emergência de alta complexidade como é a do HSVP.
“Os enfermeiros das unidades de emergência aliam a fundamentação teórico-científica (imprescindível) à capacidade de liderança, o trabalho, o discernimento, a iniciativa, a habilidade de ensino, a maturidade e a estabilidade emocional”. (BRITO, 2012)
O papel do profissional enfermeiro no setor de urgência e emergência é de extrema importância, além de todas as suas competências (coordenação, serviços administrativos, educacionais e assistenciais), o enfermeiro deve prestar um atendimento eficaz imediato ao paciente/vítima/cliente. Frente às características específicas da unidade de emergência, o trabalho em equipe se torna crucial. O enfermeiro "deve ser uma pessoa tranquila, ágil, de raciocínio rápido, de forma a se adaptar, de imediato, a cada situação que se apresente à sua frente". Este profissional deve estar preparado para o enfrentamento de intercorrências emergentes necessitando para isso conhecimento científico e competência clínica, acredito que o ponto chave, além da bagagem teórica/pratica proporcionado para faculdade é a experiência que o estágio curricular II proporcionará.
...