Primeiros Socorros para Micropigmentação
Por: thalitamelocunha • 1/2/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 3.526 Palavras (15 Páginas) • 76 Visualizações
Pós Graduação em Dermomicropigmentação
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Profa. Patrícia Pacheco
Alunas: Larissa Costa e Thalita Melo
IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS POR PROFISSIONAIS MICROPIGMENTADORES
Trabalho de conclusão da disciplina
Metodologia da Pesquisa
Natal, 29 de junho de 2023
RESUMO
Introdução: Com o aumento da procura por serviços de micropigmentação, veio também a preocupação com a higiene do local e capacitação do profissional, e é por este motivo que os estabelecimentos devem orientar seus colaboradores a aplicarem medidas de biossegurança, e primeiros socorros sempre que necessário. Objetivo: O trabalho objetivou avaliar a importância de profissionais capacitados não só para exercer as técnicas de micropigmentação, mas também, ter noção de como agir em caso de intercorrências geradas a partir de um procedimento, bem como, problemas ocasionais, dentro do ambiente de trabalho. Materiais e métodos: Tratou-se de uma revisão de literatura, na forma exploratória e descritiva, com pesquisas feitas a partir do ano de 2017 até 2023. Resultados: Muito se debate sobre a aplicação de técnicas e utilização de cosméticos em clientes diariamente, e por esse motivo, a capacitação em primeiros socorros dentro de cabine tem se tornado cada vez mais importante em ambientes de estética. Conclusão: Profissionais com habilidades e conhecimentos em primeiros socorros, muitas vezes, conseguem cessar o problema no próprio ambiente de trabalho, sem que seja necessário a procura por um estabelecimento de saúde ou que haja agravamento da situação.
Palavras-chaves: Primeiros Socorros; Micropigmentação; Estética.
ABSTRACT
Introduction: With the increase in demand for micropigmentation services, there was also concern about the hygiene of the place and professional training, and it is for this reason that establishments must guide their employees to apply biosafety measures and first aid whenever necessary. Objective: The aim of this study was to evaluate the importance of trained professionals not only to practice micropigmentation techniques, but also to have an idea of how to act in case of complications generated from a procedure, as well as occasional problems within the work environment. Materials and methods: This was a literature review, in an exploratory and descriptive form, with research carried out from the year 2017 to 2023. Results: There is much debate about the application of techniques and use of cosmetics in clients on a daily basis, and for this reason, in-cab first aid training has become increasingly important in aesthetic environments. Conclusion: Professionals with skills and knowledge in first aid are often able to stop the problem in their own work environment, without having to go to a health facility or aggravating the situation.
Keywords: First Aid; Micropigmentation; Aesthetics.
- INTRODUÇÃO
O Brasil ocupa a terceira posição mundial no quesito estética, de acordo com uma pesquisa realizada no período de 2021 a 2022 pela Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, como mostra na figura 1, a seguir. Agregado a isso, a micropigmentação tem crescido cada vez mais também, porém, é válido ressaltar que a grande procura, teve como consequência profissionais cada vez menos habilitados (AZEVEDO, 2022).
Figura 1: Ranking mundial do mercado de beleza.
[pic 1]
Fonte: AZEVEDO, 2022.
Por mais que alguns procedimentos na área da estética sejam considerados como básicos, o profissional deve compreender que cada ser é único e pode apresentar reações diversas e diferentes a um determinado produto, e para que não haja maiores complicações, o mesmo deve se atentar a tudo durante o procedimento, e mais ainda, saber lidar com qualquer situação que venha ocorrer em cabine, até que o serviço especializado seja acionado (TOREZAN, 2020).
Prestar atendimento a vítima é tão necessário quanto chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e ter a noção de primeiros socorros, muitas vezes pode salvar a vida da pessoa. Para que o estabelecimento atue de maneira a diminuir a ocorrência de acidentes, e procura por hospitais, existem duas formas eficazes: a primeira é qualificar os profissionais para desenvolverem um trabalho de excelência, a fim de evitar as intercorrências e a segunda é saber lidar com os possíveis acidentes dentro de cabine (PERARDT, 2018).
Com o aumento da procura por serviços de micropigmentação, veio também a preocupação com a higiene do local e capacitação do profissional, e é por este motivo que os estabelecimentos devem orientar seus colaboradores a aplicarem medidas de biossegurança, caracterizada pelo conjunto de medidas efetuadas a fim de minimizar ou excluir os riscos que de alguma maneira possam comprometer a saúde do meio ambiente e dos seres vivos (VENZO, 2018).
A fiscalização, notificação e autuação dos ambientes de estética é realizada pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde além de informações dada aos proprietários, o órgão também disponibiliza em seu site um manual de boas práticas em clínicas, salões de beleza, consultórios e outros. É essencial que os estabelecimentos se adequem as normas, entendendo que a micropigmentação de sobrancelhas envolve saúde, e portanto, tintas e materiais perfuro cortantes devem ter registros na ANVISA, de acordo com a RDC n. 55/2008 (BRASIL, 2022).
Portanto, o presente artigo teve como principal objetivo avaliar a importância de profissionais capacitados não só para exercer as técnicas de micropigmentação, mas também, ter noção de como agir em caso de intercorrências geradas a partir de um procedimento e/ou problemas ocasionais, dentro do ambiente de trabalho.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A prática de primeiros socorros pode ser definida como intervenções realizadas imediatamente, após o indivíduo sofrer um acidente ou mal súbito, os procedimentos adotados têm a finalidade do não agravamento da situação, até que um serviço especializado chegue ao local. Para que haja sucesso na prática, deve-se lembrar que manter a calma profissional e do paciente é muito importante, bem como, afastar os curiosos, para que não atrapalhe o socorro (ALBANO, et al., 2019).
...