RELATÓRIO GERAL DE VISITA TÉCNICA
Por: dellsell • 28/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.646 Palavras (15 Páginas) • 760 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE TERESINA[pic 1]
Curso: Bacharelado em Enfermagem 2019.2 - noite Disciplina: Ensino Clínico em Saúde Coletiva Professor: Marcelo de Moura Carvalho
Turma: 1001
Horário: 08:00 às 11:00 Prática/Manhã
RELATÓRIO GERAL DE VISITA TÉCNICA
SELMA DE OLIVEIRA LOPES
Teresina (PI) 2019
SELMA DE OLIVEIRA LOPES
RELATÓRIO DE VISITAS TÉCNICAS
Relatório de visitas técnicas realizadas em UBS´s, Rede de Frio e CTA, apresentado como requisito parcial de aprovação na disciplina Ensino Clínico em Saúde Coletiva, do Curso de Enfermagem, da Faculdade Estácio de Teresina, com os alunos do 4ª período 2019.2 – noite, orientada e ministrada pelo Professor: Marcelo de Moura Carvalho.[pic 2]
TERESINA-PI 2019
Local da Visita: UBS do Cristo Rei
Data: 05/09/2019
Horário: 08:00 ás 11:00
– O QUE É REALIZADO NESTE SERVIÇO?
A Unidade Básica de Saúde – UBS, é a porta de entrada preferencial do SUS. Um dos principais locais de atuação do enfermeiro e o principal local de atuação das equipes de Atenção Básicas em Saúde.
Numa UBS o cidadão poderá ter acesso as ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde mental, da mulher, da criança, planejamento familiar, prevenção a câncer, consultas médicas, pequenas urgências, imunização, curativos, orientações sobre hábitos saudáveis, acesso a métodos contraceptivos, pré-natal, inalações, coleta para exames laboratoriais, recebe medicações básicas, encaminhamento para especialistas e cuidados de doenças crônicas como DM, HAS e TB.
– QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE SERVIÇO PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE?
Este espaço de saúde possui 02 territórios atuando no período da manhã e 3 territórios atuando no período da tarde. Não possui NASF (Núcleo de Apoio à saúde da Família, porém possui uma equipe multiprofissional que dá suporte junto as equipes de saúde existentes com as atividades internas e externas em benefício a comunidade.
Possui várias salas para atendimentos como consultórios (organizados de acordo com o tipo e necessidade de atendimento), farmácia e o SAME. O sistema de informação é o E-sus. O atendimento é com demanda organizada, agendadas e espontânea. Geralmente o médico atende sozinho ou em dupla com um outro profissional. Os consultórios possuem os equipamentos necessários para realização do atendimento ao paciente. Alguns têm balanças, armários, computadores, mesas, cadeira, cama, colchão, material de expedição, impressos, material para verificação da: PA, estatura, dentre outros...
Os técnicos em enfermagem preenchem a ficha de procuração. Na equipe tem 02 enfermeiros que atendem todo o território com seis agentes de saúde. Cada turma possui uma equipe com: médico, enfermeiro, dentista, profissional ACS.
A população é de classe média, segunda a enfermeira Roberta, por esse motivo a demanda é reduzida. Estão lutando pela formação do conselho de saúde.
As medicações solicitadas chegam e são armazenadas, organizadas nas prateleiras e armários, principalmente os de uso restrito. O trabalho exercido em uma Unidade Básica de Saúde, é regido pelos princípios da Universalidade, da Acessibilidade, do vinculo da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da humanização, da equidade e da participação social. Toda a equipe trabalha para proporcionar ao cidadão o melhor atendimento possível na UBS- Medicina Preventiva.
– QUAL SUA IMPRESSÃO SOBRE ESTE SERVIÇO?
Puder perceber a importância de uma UBS, pois ela promover e proteger a saúde, a prevenir agravos, favorecer diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
È possível receber atendimentos básicos e gratuitos em várias áreas da saúde. Sendo que a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Atenção Básica, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.
As Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de garantir serviços mais próximos à casa dos cidadãos, na comunidade, com boa estrutura para receber bem e de forma acolhedora o paciente.[pic 3]
Fonte: Foto tirada na frente da UBS do Cristo Rei
Local da Vista: Rede de Frio – Bairro Marquês
Data: 26/09/19
Horário: 08:30 ás 10:30
– O QUE É REALIZADO NESTE SERVIÇO?
Rede de Frio é um estabelecimento de saúde do tipo Unidade de Vigilância em Saúde, situado no bairro Marquês na cidade de Teresina – Pi, , tendo a Fundação Municipal de Saúde, como a unidade mantenedora com o horário de funcionamento nos dois turnos: manha/tarde. Na coordenação geral sob o comando da enfermeira Deusamar, no turno da manhã temos o enfermeiro Pitter, dois técnico em enfermagem, um administrador, e a
equipe atua em forma de plantões.
[pic 4]
Fonte: Foto tirada na Rede de Frio
No primeiro dia de cada mês faz-se a distribuição das vacinas para as salas solicitantes. A demanda é grande por isso a atenção deve ser continua. A Fundação fez a aquisição das caixas térmicas já com os termômetros acoplados. Recebe todo o tipo de vacinas (média 16 tipos) os soros vão para o HDTNP (Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela) antigo HDIC e as vacinas especiais vão para o CRIA.
– QUAL O REGISTRO DE EVIDÊNCIA DESSA VISITA?
Ao sermos recebidos pelo enfermeiro Pitter, pudemos verificar a montagem das caixas térmicas: com o gelox forra o fundo da caixa, as laterais, verifica temperatura adequada, coloca as vacinas, coloca o gelox por cima, fecha, veda a caixa e encaminha para o destino. A Rede de Frio tem carro 24 hs a disposição, caso haja necessidade.
...