Relatório Final Do Estágio Curricular
Por: leticiasanta2 • 29/8/2023 • Relatório de pesquisa • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 102 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO – IESF[pic 1]
Recredenciadopela Portaria do MEC Nº. 725, de 20 de julho de 2016,
publicado no D.O.U de 21 de julho de 2016
Autorizado pela Portaria Nº 31, de 11 de fevereiro de 2016,
publicado no D.O.U de 15 de fevereiro de 2016
[pic 2]
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO CURRICULAR
[pic 3]
Dados de Identificação
Estagiário: Hortência Da Cruz Martins
Enfermeiro Supervisor: Elizângela Muniz Brandão [pic 4]
[pic 5]
Introdução:
O Hospital da Ilha, localizado na Av. São Luís Rei de França, N° 10913 – Olho D’ água, São Luís – MA, CEP – 65066-410. Tendo sua primeira etapa entregue no dia 02 de abril de 2022, o hospital tem como proposta inovação em serviços hospitalares, como emergência funcionando 24 horas e cirurgia eletivas. Algumas de suas especialidades são: cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, odontologia, oftalmologia, bucomaxilofacial, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgia pediátrica. O hospital conta com 59 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI adulto, 14 leitos de observação e 4 de estabilização, além de Centro Cirúrgico com 6 salas de cirurgia e 11 leitos de Recuperação Pós Anestésica (RPA).
Nessa unidade, realizamos o Estagio Supervisionado III – Enfermagem na UTI, do IESF – Instituto de Ensino Superior Franciscano, de caráter obrigatório, que deve ser preenchido por todos os acadêmicos de graduação durante o curso. Juntamente com o professor e orientador. Os discentes desempenharam as suas tarefas atribuídas. Tendo a oportunidade de demonstrar habilidades correlacionando a teoria e a prática.
No primeiro dia, tivemos um momento de ambientação no qual foi prestada orientações sobre o estágio logo após fazemos uma visita técnica na UTI. O presente relatório tem como objetivo discorrer algumas experiencias vivenciadas no decorrer dos dias de estágio, sendo uma perspectiva de relato de experiencia do discente.
[pic 6]
Desenvolvimento:
Segundo a PORTARIA Nº 895, DE 31 DE MARÇO DE 2017, do ministério da saúde, A Unidade de Terapia Intensiva - UTI é um serviço hospitalar destinado a usuários em situação clínica grave ou de risco, clínico ou cirúrgico, necessitando de cuidados intensivos, assistência médica, de enfermagem e fisioterapia, ininterruptos, monitorização contínua durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia.
Uma unidade ampla, de fácil acesso, com matérias novos e atuais, organizada, tive o prazer de realizar com a supervisão da preceptora Elizângela Muniz Brandão os seguintes serviços: Monitoração de sinais vitais, prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem, passagem de SNE, SVA e SVD, curativo de LPP e CVC, observamos a instrumentação do enfermeiro ao médico na passagem de CVC e transporte do paciente da UTI ao CC.
Friso o tratamento dos funcionários, super receptivos, sempre dando oportunidade e repassando seu conhecimento, além do carinho, importância com o bem estar e organização dos estagiários, reconhecendo nossos esforços como estudantes. Prestando assistência de qualidade e humanizada aos pacientes, buscando sempre dialogo, explicando os procedimentos que será realizado no momento.
Entendendo que, o descarte e a manipulação inadequada de materiais perfurocortantes é responsável pela ocorrência de acidentes ocupacionais em profissionais de enfermagem, uma vez que o desempenho de suas atividades na assistência à saúde de pessoas, esses profissionais manuseiam frequentemente esses materiais; levando em consideração que um paciente em UTI pode ter vários tipos de infecções; sabendo das normas de segurança ;observando que não há suporte para perfurocortante beira leito, resolvemos junto com a nossa preceptora pelo projeto de intervenção “ A importância da Adequação Para o Descarte de Perfuro Cortante Beira Leito em Unidade de Terapia Intensiva de Acordo com as Normas de Biossegurança”.
...