RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: mecsil • 19/10/2017 • Relatório de pesquisa • 7.188 Palavras (29 Páginas) • 504 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
LEMES, Sonia. MARÇON, Stefani Relatório de estágio Curricular na Educação Infantil Nº Total de páginas:________- Curso de Pedagogia Habilitação em Magistério - Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional. CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA, Londrina, 2015.[pic 15]
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar, refletir e confrontar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a execução da prática docente. Foi elaborado utilizando a revisão dos conteúdos históricos através de um levantamento bibliográfico que demonstram as conquistas da educação infantil iniciada no final do século XIX no Brasil e que atualmente exige do profissional da educação uma formação de nível superior para atender de forma especializada as crianças da educação infantil. Também foi organizado de forma sistematizada nas atividades da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia durante o 5 semestre, tais como, planos de aula, relatórios, leituras, debates dos dias de observação e momentos de intervenção realizados na Instituição de ensino. O resultado obtido demonstra que as conquistas das crianças estão sujeitas a qualidade da formação humana e profissional dos professores que as assistem, para que a instituição infantil não seja como no passado, um local com fins assistencialista voltado somente para a guarda de crianças, mas garanta, como esta na lei, seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
Palavras-chave: Criança. Cuidar e educar. Professor.
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO.........................................................................................................01
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral..............................................................................................02
2.2 Objetivos específicos..................................................................................02
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Retrospectiva histórica do atendimento às crianças pela Educação Infantil no Brasil..................................................................................................................03
3.2 O cuidar e o educar na Educação Infantil ...................................................05
3.3 O trabalho pedagógico com as rotinas na educação infantil.......................05
4 METODOLOGIA
4.1 Caracterização do campo de estágio...........................................................08
5 RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO.................................................................09
6 RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO ...............................................................11
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................13
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
ANEXO A: MODELO FICHA DE FREQUÊNCIA DAS ESTAGIÁRIAS
ANEXO B. FICHA DE AVALIAÇÃO DA ESTAGIÁRIA
APÊNDICES
APÊNDICE A - CARTA DE APRESENTAÇÃO
APÊNDICE B - CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO
APENDICE C- ROTEIRO BÁSICO PARA PLANO DE AULA
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o processo contínuo do conhecimento desenvolvido durante o estágio supervisionado, aliando teoria à prática, objetivando identificar o momento de estágio supervisionado como possibilidade de articular ensino e pesquisa, considerando as experiências vivenciadas e interdisciplinaridade entre as disciplinas desenvolvidas no semestre, objetivando a descoberta e utilização de metodologias educacionais que oportunizem construções de aprendizagem que respeitem a diversidade cultural.
Durante a prática pedagógica desenvolvida no estágio obrigatório, percebe se a oportunidade de refletir mais sobre a própria formação, e isto é importante também para os profissionais da Instituição que já estão atuando na área. Segundo Augusto Cury “Um excelente educador não é um ser perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender”. (CURY, pg.18, 2008).
Este trabalho foi elaborado utilizando um levantamento bibliográfico que demonstram como foi o início da educação infantil no Brasil, no final do século XIX e que teve importantes conquistas. Fizemos uma retrospectiva da educação infantil no Brasil e suas principais conquistas, nele nossa principal fonte de consulta foram os estudos da Professora Zilma Ramos de Oliveira.
Na segunda parte apresentamos a metodologia utilizada.
Na terceira parte relatamos nossas observações do presente estágio, tanto no primeiro período de observação, como nos dias de efetiva intervenção. Após fazemos nossas considerações finais.
Com este estudo pode se então submeter os conhecimentos obtidos, com a prática docente, tornando possível a experimentação e a constatação da importância da formação deste profissional da educação. Isto tudo, neste momento de estágio, nos oportunizou poder identificar nossas deficiências, para um melhor crescimento futuro, e que possibilitou, desta forma, atingirmos os objetivos aqui propostos.
...