Relatório Unidade Basica de Saúde
Por: Samira_silva17 • 26/2/2019 • Seminário • 2.639 Palavras (11 Páginas) • 796 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ALTAMIRA-PA
2018
FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO DO RELATÓRIO
Curso Técnico De Enfermagem turma: 517
Dados Pessoais
Nome: Samira Fernanda Da Silva e silva Idade: 20
Endereço: Tv.Luis Coutinho, Nº 1439 Bairro: Brasília
Cidade: Altamira Estado: Pará CEP: 68.375-090
Fone: (93)
E-mail: Samirasilva578@gmail.com
DADOS DA UNIDADE
Empresa: Unidade De Saúde Da Família
Endereço: Avenida João Coelho nº 226
Bairro: Brasilia Cidade: Altamira UF:PA
CEP: 68.371-000
Nome Do Supervisor Do Estágio: Enf. Jocilane Gomes
SUMÁRIO
- INTRODUÇAO
- OBJETIVO GERAL
- OBJETIVO ESPECIFICO
- DESENVOLVIMENTO
3.1 PCCU
3.2 SALA DA VACINA
3.3 TESTE DO PEZINHO
- FARMACIA
3.5 SALA DA MALÁRIA
3.6 SALA DE CURATIVO
3.7 PRÉ-NATAL
3.8 ACOLHIMENTO
4.0 CONCLUSÃO
5.0 REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Relatório de estágio do curso Técnico de Enfermagem, realizado na Unidade De Pronto Atendimento (UPA), no período de 15 a 31 de janeiro, durante o período vespertino e no Hospital Santo Agostinho de 01 de fevereiro a 01 de Março, durante o turno matutino, sob a supervisão e orientação da Enfermeira Lorena. A metodologia aplicada foi dividida por semanas a permanência do aluno em cada setor, com a finalidade de observar ao máximos todo a área das unidades.
O fato de poder exercer nas unidades citadas proporcionou muitas oportunidades de aplicar em pratica toda a teoria que foi passado no decorrer do curso dentro da sala de aula, onde pode-se ter uma visão real de como a saúde atua com a comunidade no dia a dia. Em cima da metodologia aplicada ocorreu-se analises e reflexão sobre tudo que foi visto proporcionado conhecimentos técnicos e científicos.
- OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Executar toda a teoria estuada em aula, buscando atender todos as normas da instituição de forma correta e com excelência.
2.2 OBJETVO ESPECIFICO
Aplicar no dia a dia conceitos e conhecimentos que foram ministrados do decorrer do curso em sala de aula;
Proporcionar ao estudante um completo a suas atividades, adaptando-os para sua futura profissão;
Prestar suporte durante o atendimento em casos de triagem para consulta ou qualquer outro procedimento realizado nas unidades.
3.0 DESENVOLVIMENTO
3.1 PCCU (Programa Contra o Câncer Uterino) 29 do outubro de 2018 a 02 de dezembro
Comecei meu estágio na Sala do PCC onde se realiza o exame Papanicolau ou Citologia Oncótica, neste setor atendemos várias pacientes para colher o material, o documento necessário para realização deste exame é o Cartão SUS. Inicialmente a orientadora do setor Andriele da Silva Belchior nos apresentou o mesmo e ao atender a premira paciente apenas observamos como é feito o processo para ser fazer o Papanicolau desde anotações de dados até a coleta do material. A partir dai já pude colocar em pratica todo que foi repassando com a demais paciente, fazendo anotações no caderno de dados do paciente, assepsia da sala, anotações e coletar material.
A técnica para coleta o matérias procede no afastamento dos grandes e pequenos lábios e consequentemente introduzindo o espéculo na vagina onde o tamanho do especulo deve ser ajustado de acordo com a vagina, após usa-se a espátula de Areys para coletar o material na ectcérvice e a escovinha endocervical para colher o material na endocérvice, em seguida se faz o esfregaço em uma laminada e fixa com fixador spray, depois disso o material é enviado para o laboratório. Após 30 dias da realização do exame o resultado e entregue a paciente, porém se algum exame de alterando essa paciente terá toda assistência da enfermeira (o) do posto, onde o mesmo ira orientar todo o tratamento da paciente. Nunca se esquecer de usar luvas ao iniciar o procedimento, usar todos os IPI`S adequadamente evitando contaminação.
3.2 SALA DE VACINA - 5 de novembro a 9 de novembro
Na sala de vacina fiz anotações na caderneta de vacina dos usuários, onde técnica de enfermagem Regiane dos Santos Reis me ensinou como administrar as gotinhas, a fazer assepsia da sala e dos móveis que ocorre diariamente antes de se iniciar o atendimento e como administrar vacina nas via intramuscular, via subcutânea e via intradermica e orientações sobre como conservar as vacinas e o grau que a geladeira deve permanecer de 2ºc a 8ºc, com valor ideal de 5ºc para se ter um bom armazenamento das vacinas.
A unidade básica possibilita para a comunidade do bairro onde reside o posto possam ter acesso as vacina; Dupla infantil ou adulto (DT ou dT), Tríplice bacteriana acelular tipo adulto (DTPA) vacina inativa poliomielite (VIP), Pneumocócica, Penta Valente, Meningocócica, Papiloma vírus humano (HPV), Antirrábica, Influenza, Hepatite B, Hepatite A e Tríplice bacteriana (DTP), Febre amarela, Vacina Oral Poliomielite(VOP), Rota.Virus, Varicela, BCG, Triplice Viral, Tetra Viral, Vitamina de 200 e Vitamina de 100. As vacinas só são realizadas se o paciente apresentar o seu cartão SUS e se a criança estiver na idade correta para ser vacinada, caso paciente perca sua carteira de vacinação e o paciente não for cadastrado no sistema da unidade terá que realizar todo esquema vacinal novamente adequado para sua idade, correndo o risco de ultrapassar doses de vacinas que talvez já tinham sido aplicadas.
...