O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Por: adriellelobo • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.077 Palavras (9 Páginas) • 668 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE PORTO SEGURO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS E PISCICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
PORTO SEGURO – BA
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE PORTO SEGURO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
PORTO SEGURO – BA
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar os fundamentos das políticas sociais, psicologia e serviço social II, tendo como objetivo refletir sobre a atuação do profissional de assistente social, e os desafios deste profissional no cotidiano da profissão em uma Unidade de Saúde – UBS e verificar qual a sua posição diante de uma problemática de encaminhamento.
O trabalho consiste em analisar o primeiro dia de trabalho de um jovem Assistente Social por nome André, que em seu segundo dia de trabalho recebe um caso de encaminhamento para o atendimento de emergência e André, segue o rapaz, meio sem saber o que fazer, pois, chegou a Unidade de Saúde apenas com conhecimentos teóricos.
Porém, André, não tinha conhecimentos específicos de como atuar diante de uma questão problemática enfrentada no segundo dia de trabalho. Segue os procedimentos que lhe foi transmitido na faculdade e inicia o processo de anamnese para resolver o problema do usuário.
1. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Técnico(s): Fernanda da Silva, assistente social, ESF/Porto Seguro
Data: 11/10/2015
1. IDENTIFICAÇÃO:
Nome: Geisson Ferreira Oliveira.
Data de nascimento: 19/06/1999 Idade: 16 anos.
Documento de identidade: 824318572-95.
Naturalidade: Porto Seguro. Nacionalidade: Brasileiro.
Nível de instrução: Ensino médio incompleto.
Profissão: Realiza alguns bicos.
Local onde reside atualmente: Mora na rua ou em casa de amigos.
Telefone (73) 3285 - 5044
Diretrizes que orientam o trabalho do Assistente Social em UBS | Obstáculos encontrados para realização do trabalho | Sugestões para aperfeiçoamento do trabalho do Assistente Social |
- Buscar atuar em equipe para facilitar o processo de interdisciplinaridade; - Incentivar a intersetoriedade e também buscar estimulações que visam a articulação e políticas da seguridade social. - Contribuir para a articulação e também a sintonia dos movimentos de trabalhos na equipe de saúde; - Conhecer o perfil e as condições de vida dos usuários; - Facilitar o acesso ao processo de saúde/doença; - Contribuir para o encaminhamento dos pacientes de forma a atender sua necessidade. | - Falta da qualificação da equipe técnica multidisciplinar; - Orientação do trabalho em equipe; - Falta de material de apoio. | - Proporcionar palestras junto a pessoas com doenças transmissíveis como a DSTs e a AIDS. -Desenvolver projetos para a orientação sobre doenças transmissíveis; - Implantar projetos de melhoria do atendimento das UBS, para que o paciente possa ser tratado com igualdade e sem discriminação. - Implantar projetos para orientação familiar. - Desenvolver projetos sobre gravidez na adolescência e instruções para evitar a gravidez |
2. INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS.
Entrevista com: Geisson Ferreira Oliveira.
Visita domiciliar: Anamnese para analisar as condições de Geisson.
3. PROBLEMA IDENTIFICADO NO ATENDIMENTO
- Falta de apoio da família;
- Sofre violência psicológica, física e social;
4. HISTÓRIA DA SITUAÇÃO DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL.
No decorrer do Anamnese foi possível identificar que Geisson sofre abandono familiar, como também sofre de questões psicológicas, físicas, discriminação pela sua escolha de sexual, e tem enfrentado vários problemas relacionados a grupos sociais, como a agressão psicológica, física e entre outros.
5. MOTIVO DA PRESENTE INTERVENÇÃO
O movimento pela intervenção foi a violência física que sofreu por conta de um grupo de pessoas, relacionado a discriminação contra a sua orientação sexual e as condições de pessoa em situação de rua. Bem como compreender o processo de trabalho do profissional de assistente social junto a população LGBT na área da saúde e principalmente nas unidades básicas de saúde.
6. SÍNTESE / PROPOSTA E ENCAMINHAMENTOS.
POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO PÚBLICO LGBT
1) Levantar quais são as políticas públicas atuais voltadas aos grupos LGBT e de crianças e adolescentes.
Durante a leitura para o desenvolvimento do trabalho, foram abordadas as políticas públicas voltadas ao grupo LGBT que são:
- Implantação sistêmica das ações de promoção e defesa da dignidade e cidadania LGBT, com ações a serem desenvolvidas em curto prazo e em médio prazo distribuídas entre os ministérios: da saúde, desenvolvimento social e combate a fome; trabalho e emprego; previdência social; relações exteriores; turismo; justiça; segurança pública; educação; cultura. Defesa; cidades; meio ambiente; planejamento; orçamento e gestão; e a SDH.
...