Resenha do livro Qual é a tua obra
Por: gabi-9_ • 19/11/2018 • Resenha • 502 Palavras (3 Páginas) • 319 Visualizações
A obra como essência
O livro “Qual é a tua obra?” é de um grande pensador, professor e filósofo Mario Sérgio Cortella. No próprio título somos conduzidos à reflexão, e é exatamente o que o autor aborda em seu livro, o ato de pensar e a forma de interagir com esses pensamentos em três temas principais: gestão, liderança e ética, que, em pequenos textos, trazem questões ligadas não só ao trabalho de um líder, mas a vida em geral do ser humano.
A primeira sessão discorre sobre gestão, que trata da missão de administrar. O autor fala sobre a importância de um líder espiritualizado e que seja capaz de inspirar e fazer com que os indivíduos enxerguem a existência de algo a mais atrás do que realizam, sendo motivados por razões significativas e trabalhando por prazer e não como punição, mostrando que o objetivo é reconhecermos o que estamos fazendo como parte de nosso ser, que somos nossas próprias obras, pois são nelas que o mundo nos vê e elas que deixamos a ele como essência.
O professor Cortella traz uma reflexão não apenas do universo do trabalho, mas servindo para a vida de um modo geral. Algo chamativo é a questão da arrogância e humildade, interligando o preconceito e o poder. Pessoas arrogantes sentem-se o centro do universo e não sabem ao menos ouvir o outro. Isso nos remete a um grande problema, pois esses indivíduos não conseguem ver o mundo de outra maneira, mantendo as mesmices em suas ações e sem viver a experiência do aprendizado com a correção dos próprios erros.
Na parte sobre liderança, o autor diz que ninguém nasce líder, mas torna-se conforme suas experiências, sendo acrescidas, quanto mais profundo forem os processos enfrentados. Por essa razão, a arrogância é uma grande inimiga da inovação: ela bloqueia os novos caminhos da construção de ideias e valores, inibindo o aprendizado com o outro e tornando impossível acompanhar as mudanças rápidas ocorrentes no mundo.
Por último, Cortella mostra a Ética de maneira clara e inspiradora, fazendo-nos refletir sobre nossa missão, visão e valores. Ele traz três perguntas chaves para o nosso desenvolvimento social: “Quero? Posso? Devo?”, daí desenvolvemos os princípios que orientam nossa conduta: pensar antes de agir e olhar para o próximo e nos vermos nele, permitindo uma forma de existirmos juntos, um meio de elevar o nível da nossa vida coletiva.
Assim, o livro nos faz refletir sobre o sentido das coisas, trazendo uma inquietação em relação o fazer sem motivo, querendo que tenhamos a percepção de que a nossa obra tem valor e significado. Não somos apenas robôs, mas seres pensantes cheios de bons sentimentos, possuindo em mãos o poder de transformar a nossa visão de mundo.
...