SAÚDE PÚBLICA: CONCEITO E HISTORIA
Por: Daianekelly • 7/4/2015 • Ensaio • 1.768 Palavras (8 Páginas) • 320 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................... | 04 |
2. SAÚDE PÚBLICA: CONCEITO E HISTORIA........................................ 2.1. CONCEITO........................................................................................... 2.2. HISTORIA............................................................................................ | 05 06 07 |
3. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS .................................................... | 08 |
4. SAÚDE PÚBLICA EM CAMAÇARI........................................................ | 09 |
5. CONCLUSÃO....................................................................................... | 10 |
6. REFERÊNCIA....................................................................................... | 11 |
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda tema relacionado a saúde pública no Brasil. Logo o estudo foi realizado em diversas fontes de informações, tais como: Jornais, sites e entrevista.
Então, o resultado da pesquisa estar organizado em 03 (três tópicos) que registram as seguintes observações:
- no primeiro introdução menciona a estrutura do texto;
- no desenvolvimento apresenta referencial teórico sobre a saúde no Brasil;
- na conclusão registra uma reflexão sobre a realidade de vida dos brasileiros.
Desde a chegada dos Índios ao Brasil, eles já Inicialmente tinham que através da natureza e seus conhecimentos culturais tinham que curar enfermidades utilizando folhas e raízes, ou amargar a dor de perder um ente querido, (morte). Depois os negros vieram enviados da África em condições subumanas, nos navios negreiros adquiriam doenças e por muitas vezes eram explorados sexualmente também dessa forma chegou ao Brasil com vários tipos vírus e bactérias espalhando assim varias doenças.
A seguir, veremos a importância e necessidade de contratação de médicos, construção de mais hospitais equipados para um melhor atendimento a Saúde Pública no Brasil.
2. A SAÚDE PÚBLICA: CONCEITO E HISTORIA
Falar de Saúde Pública nos dias de hoje no Brasil é muito complexo, pois a mesma a cada dia que passar se torna mais precária, embora sabemos que a realidade poderia ser outra, pois condições e eficácia o nosso país tem para assumir e oferecer um sistema de saúde de qualidade para a população.
A participação popular assumiu um papel muito importante para as reivindicações e fiscalizações que visam melhoria na área de saúde. Na 8ª Conferência Nacional de Saúde, regida em 1988, no propósito de construção e fortalecimento das propostas progressivas de novas reorientações da política do setor. As alterações neste processo tiveram resultado na consagração institucional da saúde como "direito de todos e dever do Estado", que resultou mais tarde na origem à Lei Orgânica da Saúde, de 1990. Essa lei constituir, apesar dos vetos presidenciais, um importante instrumento na configuração jurídico política de um novo modelo assistencial, capaz de ter impacto sobre a saúde da população.
Os avanços legais, incluindo os dos Conselhos Municipais de saúde, no entanto, não têm levado a transformações efetivas na realidade dos serviços de saúde, a não ser em alguns casos isolados, como os de municípios de governos populares. Assiste-se, ao contrario, a uma grande crise no setor público de saúde.
2.1. CONCEITO
Saúde é o estado daquele que goza de plenas condições físicas, mentais e psíquicas, ou seja, de quem está sadio ou são.
Saúde Pública; especialidade médica que se dedica ao estudo de doenças que perturbam gravemente a vida social e ao estabelecimento de ações e prescrições referente à preservação e proteção da saúde dos cidadãos, em escala nacional, ou mesmo em escala mundial.
Segundo a nossa Constituição no Art. 196 "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
É um desafio falar de direitos e deveres, pois temos uma constituição que dar garantias para o cidadão, mas que infelizmente não são compridas ou quando são deixa a desejar. É o caso da nossa saúde pública, o brasileiro sofre com uma das mais altas cargas tributárias do planeta. Em tese, isso lhe garantia um atendimento de saúde de primeiro mundo. Mas não. Só em sete capitais, mais de 170.000 pessoas terão de esperar até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e pronto-socorro, mais filas e queixas quanto à qualidade do atendimento.
...