SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO NA PELE DO NEONATO
Por: agonzalez • 9/12/2018 • Artigo • 2.649 Palavras (11 Páginas) • 281 Visualizações
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO NA PELE DO NEONATO
Ana Cássia Gonzalez Estrela1, Prof. Dra. Marcia Valeria Rosa Lima².
1Acadêmica da Pós-Graduação Controle de Infecção, Niterói RJ;
2Orientadora e Docente na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF, Niterói RJ.
RESUMO
A sistematização da assistência de enfermagem é tema cada vez mais presente no cotidiano de nossa prática profissional. A assistência de enfermagem neonatal constitui uma forma peculiar de cuidar em enfermagem, as infecções na pele neonatais são consideradas um problema de saúde pública. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, descritiva exploratória em abordagem qualitativa. O objetivo é sistematizar a assistência de enfermagem para prevenção de infecção na pele do recém-nato. O objeto de estudo é a prevenção de infecção na pele do recém- nato. Este estudo se justifica para que os profissionais de enfermagem possam refletir quanto à importância da aplicação do processo de enfermagem como um instrumento metodológico e sistemático para a melhoria do padrão da assistência oferecida ao recém-nato. Concluímos que através da utilização das taxonomias NANDA/NIC/NOC no processo de sistematização da assistência de enfermagem ao recém-nascido, foi possível estabelecer uma ligação entre o diagnóstico e a intervenção de enfermagem, favorecendo a tomada de decisão por parte do enfermeiro.
Palavras Chave: Infecção neonatal, pele neonatal, assistência de enfermagem.
ABSTRAT
The systematization of nursing care is a topic that is increasingly present in our daily practice. The neonatal nursing care is a peculiar form of nursing care, neonatal skin infections are considered a public health problem. The methodology used was literature research, descriptive exploratory qualitative approach. The goal is to systematize nursing care to prevent infection in the skin of newborns. The object of study is prevention of infection in the skin of newborns. This study is justified to ensure that nursing professionals can reflect on the importance of applying the nursing process as a systematic and methodological tool to improve the standard of care provided to newborns. We conclude that through the use of taxonomy NANDA / NIC / NOC in the process of systematization of nursing care to newborns, it was possible to establish a link between diagnosis and nursing intervention, facilitating decision making by nurses.
Keywords: Neonatal infection, skin neonatal nursing care.
Introdução
A assistência neonatal vem passando por muitas transformações e o advento de novas tecnologias trouxe um universo mais amplo ao cuidado dos recém-nascidos. Durante décadas, os avanços nos cuidados intensivos têm possibilitado maior sobrevida aos recém-natos prematuros extremos1. Nos últimos anos, grandes mudanças vêm ocorrendo no ambiente das unidades neonatais no Brasil, de certa forma acompanhando a tendência mundial.
O cuidado com a pele do recém-nascido é uma preocupação constante dos profissionais que trabalham em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sendo este iniciado logo após o nascimento, com a finalidade de manter uma temperatura corporal ideal e contribuir significativamente para uma adaptação bem sucedida2.
Assim, a especificidade da assistência de enfermagem em unidades neonatais exige profissionais bem preparados para a identificação rápida dos problemas e para a realização das intervenções necessárias. Nesse sentido, um dos aspectos que deve ser considerado nessa assistência é a manutenção da integridade da pele do recém-nato para preservação das funções de proteção e diminuição dos riscos de infecção3.
Cerca de 80% dos recém-nascidos que nascem prematuramente desenvolvem alguma injúria na pele até o primeiro mês de vida e aproximadamente 25% de todos os pré-termos e de baixo peso, terão ao menos um episódio de sepse até o 3º dia de vida, sendo a pele a principal porta de entrada4.
As infecções neonatais são consideradas um problema de saúde pública, pois fazem parte do contexto das Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde (IRAS). Essas infecções merecem atenção, já que são causas da morbimortalidade neonatal, e estão relacionadas a múltiplos fatores que vão desde aos procedimentos cada vez mais invasivos, o uso indiscriminado e a resistência aos antimicrobianos5.
O objetivo do estudo é sistematizar a assistência de enfermagem para prevenção de infecção na pele do recém-nato. O objeto do estudo é a prevenção de infecção na pele do recém-nato.
A seguir apresentaremos os padrões alterados; sinais e sintomas colaborativos; o diagnóstico de enfermagem e o plano de cuidados de enfermagem (NIC e NOC).
Metodologia
Escolhemos o método de pesquisa revisão bibliográfica, descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa.
Método de pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos6.
Sendo utilizados artigos nos idiomas Inglês e Português que descrevam sobre a pele do recém-nato, sua especificidade, seu cuidado, e de que forma podemos sistematizar a assistência de enfermagem para minimizar e prevenir os riscos de infecção.
Descritores utilizados: pele do recém-nato, prevenção de infecção, assistência de enfermagem, nas seguintes bases de dados: Scielo, Lilacs, Medline. Os critérios de inclusão dos artigos foram: a) que descreveram os cuidados com a pele do recém-nato; b) que descreveram as principais complicações com a exposição do recém-nato; c) que abordaram cuidados de enfermagem relacionados à infecção na pele do recém-nato. Não havendo critério de tempo para inclusão dos artigos, dada à relevância deles. Sendo selecionados 9 artigos e 8 livros que atenderam os critérios de inclusão. Após o levantamento do material bibliográfico, realizamos recorrentes leituras e tradução como forma de organizar os diferentes dados que foram agrupados e analisados.
Resultados
...