SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM
Por: marlucia MELO • 2/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.869 Palavras (12 Páginas) • 294 Visualizações
A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)
JOANAANGELICA SILVA
JANAINA KONIECZENA
JULIANA ALMEIDA
JOYCE VALOTO
MARIA IMILIA DE MELO
JANAINA KONIECZENA
JOANAANGELICA SILVA
JOYCE VALOTO
JULIANA ALMEIDA
MARIA IMILIA DE MELO
A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)
Trabalho apresentado à disciplina Saúde do Adolescente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Brasileira – DOCTUM, como requisito para avaliação. Orientado pelo Professor Me. Vinicius de Oliveira Muniz.
Sumário
Resumo4
Introdução..........................................................................................................5
Objetivos.............................................................................................................6
Objetivos gerais6
Objetivos específicos6
Exame físico.......................................................................................................7
Anamnese de enfermagem...............................................................................7
Avaliação antropométrica do adolescente......................................................8
Desenvolvimento psicossocial.........................................................................9
Transformações corporais..............................................................................10
Acolhimento10
Ações preventivas10
Ficha de atendimento......................................................................................11
Conclusão..................................................................................................
Bibliografia.................................................................................................
Resumo
Como atividade privativa do enfermeiro a partir de 1986, a Consulta de Enfermagem é uma atividade desenvolvida para uma melhor assistência a saúde, em nível ambulatorial que utiliza componentes do método cientifico para identificar situações de saúde-doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para a proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, segundo Carraro (2001).
A Consulta de Enfermagem compreende uma série de ações realizadas numa sequência ordenada, desde a recepção do cliente até a avaliação geral de todo o atendimento prestado, pois o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir sobre o diagnóstico de enfermagem e terapêutica do enfermeiro.
Palavra chave: Coleta de dados, consulta de enfermagem, adolecente.
Introdução
A consulta de enfermagem tem como propósitos maximizar as interações do cliente com seu ambiente, atingir o máximo bem-estar deste, viabilizar estratégias de valorização de si e de auto realização. Considerando, ainda que a Consulta de Enfermagem seja fundamentada nos princípios de universalidade, integralidade, equidade e resolutividade das ações de saúde.
Com isso, Cruz apud Verdi recomenda que sejam utilizadas as etapas do processo de enfermagem para organizar as fases da consulta e que cada uma das etapas seja desenvolvida com um bom nível de profundidade com o intuito de não permanecer em nível da superficialidade da assistência.
Essas etapas que possui uma organização sequencial são compostas pelo Histórico de Enfermagem (compreendendo a entrevista), exame físico, diagnóstico de Enfermagem, prescrição e implementação da assistência e evolução de Enfermagem (compreendendo o registro). Finalizando assim a consulta de enfermagem visa uma metodologia do cuidado, principalmente, holística do cliente. Se diferenciando dos profissionais de saúde inseridos na racionalidade do modelo biomédico que tem como foco a doença do paciente (Pinheiro, 2003).
Objetivos
- Objetivos gerais:
Avaliação geral de todo o atendimento prestado adolescente e a família.
- Objetivos específicos:
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) com uma metodologia científica implementada na prática assistencial da Saúde do adolescente e a familia.
- Exame físico
[pic 2]
Deve-se relacionar o exame físico completo na primeira consulta iniciando o exame da cabeça e terminando nos pés, no caso encéfalo caudal, incluindo um screening da acuidade visual.
Pesquisas de cáries dentárias, observando cuidadosamente a pele e mucosas, exame de coluna vertebral, do aparelho genital, entre outros. De acordo com o protocolo de controle de pressão arterial, todos os adolescentes e jovens deverão ter sua pressão arterial aferida anualmente.
- Anamnese de enfermagem
[pic 3]
O profissional de saúde não deve ficar restrito a obter informações sobre o motivo focal, que leva o adolescente ao serviço de saúde, e assim, conhecer como um todo, seguindo um roteiro de anamnese. Isso inclui a avaliação de como ele está se sentindo em relação às mudanças corporais e emocionais, pelas quais está passando, seu relacionamento com a família e com seus pares, a forma como usa as horas de lazer, suas vivências anteriores no serviço de saúde, expectativa em relação ao atendimento e aos seus planos de futuro.
- Avaliação antropométrica do adolescente
Subdivide-se em um quadro de antropometria, conhecimento dacaderneta de vacinação do adolescente, a promoção em saúde e prevenção de seus agravos, o crescimento e o desenvolvimento, que abrange o equilíbrio entre alimentação e nutrição em suas funções de avaliação na[pic 4]
observação e orientação nutricional, desenvolvimento psicossocial, e transformações corporais ao quais os jovens se expressam.
- Antropometria
Dados antropométricos são importantes e valiosos para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, apesar de mais difíceis de obter, devido a característica única do estirão puberal e da velocidade rápida de mudanças corporais que ocorrem nesse período.
...