SUS, POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO
Por: PATRICIABK • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
SUS,POLÍTICA PÚBLICA DE ESTADO:
SEU DESENVOLVIMENTO INSTITUÍDO E INSTITUINTE E A BUSCA DE SAÍDAS
O SUS É OBRIGAÇÃO LEGAL HÁ 22 ANOS,COM AS LEIS 8080 E 8142 DE 1990.HÁ 40 ANOS,COM MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS CONTRA A DITADURA,PELAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO,QUE CRESCIA E FORTALECIA POR UMA SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA,COM QUALIDADE E UNIVERSAL.
NOS ANOS 70 HOUVE A REFORMA AGRÁRIA E O EMPOBRECIMENTO DA POPULAÇÃO E HOUVE MIGRAÇÃO DA ZONA RURAL E PEQUENAS CIDADES,PARA OS BAIRROS DAS CIDADES MÉDIAS E GRANDES,O QUE CAUSOU UMA TENSÃO MUITO GRANDE,DE DIFÍCIL CONTROLE PELA REPRESSÃO DA DITADURA,ONDE COMEÇOU ATENDIMENTO PRECÁRIO A SAÚDE,COMO É A REALIDADE NOS DIAS DE HOJE PARA A POPULAÇÃO.
NOS ANOS 80,CONSEGUIU-SE CONVÊNIOS PARA REPASSES FINANCEIROS DO GOVERNO FEDERAL,COMO PARTE DAS LUTAS PELAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS,MUITO CONTRIBUÍRAM PARA O FIM DA DITADURA EM 1984.VALE LEMBRAR QUE ANTES DA CRIAÇÃO DO SUS NOS ANOS 80,JÁ SE CONSOLIDAVA A ERRADIAÇÃO DA POLIOMELITE E DEPOIS O SARAMPO.
EM 1986,QUE APROFUNDOU E LEGITIMOU OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SUS.AOS POUCOS O QUE ERA AVALIADO POR VOLTA DE 15 ANOS,COMO DIFICULDADES E PROBLEMAS A SEREM SUPERADOS,FOI CLAREANDO COMO SÓLIDA E CONSISTENTE ESTRUTURAÇÃO DESSA OUTRA POLÍTICA DE ESTADO.IDENTIFICANDO 20 SITUAÇÕES REAIS EMERGIDAS NOS 22 ANOS DE SUS,BUSCA-SE A SEGUIR,QUAL A LÓGICA E ESTRATÉGIA SUBJACENTES.
SOBRE O PRIMEIRO OBSTÁCULO VALE RESSALTAR QUE O BRASIL É UM DOS PAÍSES QUE CONTÉM MENOR RECURSO POR HABITANTE,SENDO APLICADO NA SAÚDE.NO BRASIL ESTAMOS PERDENDO ATÉ PARA A ARGENTINA,CHILE,URUGUAI E COSTA RICA.EM 1981,70% DOS ATENDIMENTOS DE SAÚDE EM NOSSO PAÍS TINHAM FINANCIAMENTO PÚBLICO,QUE FOI CAINDO ATÉ 60% EM 2008,APESAR DA VIGÊNCIA DO SUS A PARTIR DE 1990.
TEVE-SE COMO CONSEQUÊNCIAS DO PRIMEIRO OBSTÁCULO O DESINVESTIMENTO EM EQUIPAMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS E EM TECNOLOGIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS,DA ATENÇÃO BÁSICA E ASSISTENCIAIS DE MÉDIA COMPLEXIDADE QUE RESULTA EM OFERTAS DESSES SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO,4 A 7 VEZES MENOR DO QUE A OFERTA DESSES EQUIPAMENTOS PARA CONSUMIDORES DE PLANOS PRIVADOS.
COM TODOS ESSES ACONTECIMENTOS TUDO SE TORNA UMA SITUAÇÃO CONFLITA COM AS DIRETRIZES DO SUS.
SEGUNDO FALA O ARTIGO HOJE EM DIA A MAIORIA DO PESSOAL CONTRATADO PARA TRABALHAR,SÃO POR EMPRESAS TERCEIRIZADAS,O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS É LIMITADO.
O TERCEIRO SUBFINANCIAMENTO FEDERAL ATINGIU OS TRÊS NÍVEIS DE ATENÇÃO DE FORMA DESIGUAL.
O SAMU MESMO FOI UM EXEMPLO ENTRE 1998 E 2010 TIVERAM UMA QUEDA QUE VARIOU DE 30% A 50%.
SOMENTE ESTE GRANDE SUBFINANCIAMENTO JÁ IMPEDE PROSSEGUIR NO CUMPRIMENTO DAS DIRETRIZES CONSTITUCIONAIS.ESSES TRÊS CONJUNTOS DE CONSEQUÊNCIAS LEVA A CHAMADA PRIVATIZAÇÃO DO SUS.
TERCEIRO OBSTÁCULO:SE VÊ QUE OS GASTOS TRIBUTÁRIOS VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS,NUMA VELOCIDADE DESEMFREIADA.
É O QUE SE PODE CHAMAR DE PRIVATIZAÇÃO POR FORA DO SUS.
QUARTO OBSTÁCULO:A CHAMADA PRIVATIZAÇÃO POR DENTRO E POR FORA DO SUS.COM TUDO ISSO QUE VEM ACONTECENDO,NÃO PODIA SE ESPERAR NADA DE DIFERENTE FILAS E FILAS PARA MARCAR UMA CONSULTA,CIRURGIAS QUE O SUS NÃO FINANCIA,EXAMES QUE SÓ PODEM SER FEITOS DEPOIS DE ANOS DE ESPERA.
SE TIVERMOS CONDIÇÕES DE TER UM PLANO DE SAÚDE DE ALTO NÍVEL,TEREMOS DIREITO A CONSULTA ,EXAMES ETC.SE TIVERMOS QUE FICAR A MERCE DO SUS SÓ NOS RESTA ESPERAR.
...