Saude pública
Por: manubatiista • 26/3/2017 • Projeto de pesquisa • 313 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
Na rotina da ESF são realizados os exames preventivos para o controle do câncer do colo do útero e da mama. As campanhas sobre o câncer do colo do útero são feitas esporadicamente, porem sua intensidade é maior no Outubro Rosa onde lembram as mulheres a realizarem também o papanicolau.
Para a realização do exame do papanicolau o paciente passa por uma avaliação do medico generalista, logo após a enfermeira colhe as laminas e encaminha para o Caism na Unicamp. No exame de mama o medico através do toque identifica se há algum sintoma, no caso de uma presente alteração é solicitado exames de imagem, sendo eles a mamografia ou o ultrassom.
Vale ressaltar que a mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos, de acordo com a OMS. Porém, caso o médico ache necessário solicita o exame antes da idade recomendada, pois, o risco elevado do câncer de mama inclui: histórico familiar do câncer em parente de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilatorial e também do ovário em qualquer idade.
Pontos Fortes
- Dentre todas as dificuldades encontradas pela equipe de saúde o sistema oferece dentro de ação primaria consultas, exames, assim como também o auxilio para o paciente com câncer e a família pelo NASF.
- Exame de mamografia para mulheres de 40 anos á pedido da enfermeira, mesmo que somente a OMS preconize a partir dos 50 anos.
Pontos Fracos
- A demora dos exames para ficar prontos é um problema, pois leva necessariamente 60 dias e 30 dias para casos com alteração. Após, é encaminhado para um medico especialista que solicita a biopsia que também acaba demorando 40 dias.
- Falta de informação clara e objetiva, que muitas vezes acaba que o paciente não procura a ESF no inicio dos sintomas chegando já com a doença em estagio avançado.
...