Sistema Circulatorio
Por: dannyylimma • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.428 Palavras (14 Páginas) • 512 Visualizações
INSTITUTO PRÓ RIM DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ANATOMIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO.
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO.
DANIELE LIMA RODRIGUES
PEDIVAL DUTTRA FOLADOR
Enfermagem Clínica Médica
Joinville-SC
Maio/2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 VASOS SANGUINEOS E ARTERIAS 4
1.1 Anatomia do coração 4
1.2 Sístole e diástole 5
1.3 Pequena circulação (Pulmonar) 6
1.4 Grande circulação (Sistêmica) 6
1.5 Nó sinoatrial 6
1.6 Plasma 7
1.7 Hemácias 7
1.8 Leucócitos 8
1.9 Plaquetas 8
2 LINFÁTICO 9
3 DOENÇAS DO SISTEMA CICULATÓRIO 10
3.1 Icc Insuficiência Cardiaca Congestiva 10
3.2 Angina Pectoris 11
3.3 Infarto 12
3.4 Aterosclerose 13
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Nosso sistema circulatório é um importante mecanismo de transporte que, além de conduzir o sangue, também possui a missão de distribuir oxigênio, nutrientes e fluido linfático por todo o corpo.
Mas quando há algo errado no funcionamento desse complexo sistema (composto pelo coração, veias, artérias, vasos linfáticos, etc.), geralmente ocasionado por doenças, os demais órgãos do corpo podem ficar comprometidos, gerando diversas complicações.
Doenças cardiovasculares são doenças que afetam o coração e/ou os Vasos Sanguíneos. O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool (ainda que estudos demonstrem um efeito benéfico no consumo moderado de bebidas alcoólicas) e tabaco. Por consequência, a melhor prevenção consiste em fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes e não fumar.
Neste trabalho, falarei sobre algumas dessas doenças, suas causas, como identificá-las por seus sintomas, qual o tratamento utilizado em cada caso e quais cuidados de enfermagem.
1 VASOS SANGUINEOS E ARTERIAS
Os vasos sanguíneos, constituintes dessa rede, são tubos membranosos em que o sangue circula. As artérias são os vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para os diferentes órgãos do nosso corpo. São vasos cujas as paredes elásticas e resistentes são revestidas internamente por uma camada de musculo liso. Esse revestimento muscular permite que as artérias pulsem, completando o trabalho do coração e facilitando assim o transporte do sangue pelo nosso organismo.
Duas artérias saem do coração, a artérias aorta e a artéria troncopulmonar, respectivamente pelo ventrículos esquerdo e direito. É a artéria aorta que conduz o sangue arterial rico em oxigênio. Durante o seu trajeto as artérias se ramificam-se tornando-se bem finas, passando a ser denominadas de vasos capilares.
Os capilares sanguíneos são tão estreitos que os glóbulos vermelhos células do sangue, passam em fila pelo seu interior.
Cada órgão do nosso corpo possui uma rede de capilares que o irriga, e por serem vasos formados por celular epiteliais, sem fibras musculares, o sangue circula por eles numa velocidade mínima, permitindo a ocorrência das trocas que gases, o sangue rico em oxigênio (arterial), libera para as células e capta o gás carbônico eliminando por essas células (sangue venoso).
Além das artérias capilares, possuímos as veias, vasos sanguíneos que transportam o sangue para o coração. As paredes das veiais são mais finas e elas possuem um sistema de válvulas para garantir que o sangue siga num único sentido, facilitando seu retorno ao coração, sem refluxo.
No átrio esquerdo do coração chegam as veias pulmonares, provenientes dos pulmões e no átrio direito chegam as veias cavas inferior e superior.
Todo transporte de sangue por meio das arteiras, passando pelo capilares e retornando pelas veias é garantido pela ação bombeadora do coração.
1.1 Anatomia do coração
O coração está localizado no mediastino e encontra-se ligeiramente inclinado para o lado esquerdo.
O miocárdio é o musculo que forma o coração, um órgão cônico e oco, constituídos por quatro cavidades. As cavidades superiores são os átrios (direito e esquerdo).
Entre os átrios e ventrículos há uma comunicação feita por meio de válvulas, que impedem o retorno do sangue. Entre o átrio direito e o ventrículo direito a valva é a atrioventricular direita (tricúspide), e odo lado esquerdo, comunicando o átrio e o ventrículo, a valva atrioventricular esquerda (mitral ou bicúspide).
As semilunares localizam-se a saída das arteiras aorta e pulmonar, as veias também possuem válvulas, porem sem uma denominação particular.
Revestindo externamente o miocárdio possuímos uma membrana serosa protetora chamada pericárdio e internamente há o endocárdio, uma mucosa.
Duas artérias denominadas coronárias, localizadas externamente ao miocárdio, incumbem-se da irrigação e nutrição do musculo do miocárdio.
Sístole e diástole
A ação bombeadora do coração, garantindo uma circulação eficiente, é efetuada pelos movimentos de contração (sístole) e relaxamento (diástole) desse musculo, de maneira sincronizada entre os dois lados.
...