TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Digestório, Endócrino e Renal

Por:   •  30/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO AULA PRÁTICA DE SISTEMAS DIGESTÓRIO, ENDÓCRINO E RENAL

TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

POR BRUNA VENEZA FONTOURA RODRIGUES

Setembro/2023.


  O presente relatório tem como objetivo relatar a aula prática na Biblioteca Virtual com parceria de Wolters Kluwer – OVID – Human anatomy atlas. A prática ocorreu em setembro de 2023, no âmbito da disciplina de Sistemas Digestório, Endócrino e Renal da Universidade Anhanguera (Unopar) do curso Tecnólogo em Radiologia.

O
sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem também parte desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado. A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes.
O
sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.
O
sistema renal é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra, o sistema urinário é o responsável por formar e garantir a eliminação da urina para fora do corpo. O sistema urinário possui órgãos que garantem a formação, armazenamento e eliminação da urina.


  • Reconhecer os órgãos e estruturas que constituem o sistema Digestório.

    Língua.
    Órgão muscular recoberto de mucosa, situado na boca e na faringe, responsável pelo paladar e auxiliar na mastigação e deglutição, como também na produção de sons.

    Faringe.
    Órgão em formato tubular que fica localizado logo à frente das vértebras cervicais, também conhecida popularmente como garganta. Possibilita a passagem do ar e dos alimentos, por isso, pertence ao sistema respiratório e digestivo, simultaneamente.

    Orofaringe.
    É a parte média da faringe, localizada entre o palato mole e a borda superior da epiglote. Trata-se de uma pequena região no interior da cavidade bucal. Tem como função permitir a passagem de ar e alimentos.

    Esôfago.
    É um tubo muscular oco, localizado entre a traqueia e a coluna vertebral e que conecta a garganta ao estômago. Sua função é levar a comida ingerida até o estômago.

    Estômago.
    É um órgão que realiza a conexão entre o esôfago e o intestino delgado. É no estômago que o suco gástrico é produzido. A principal função do estômago é transformar o bolo alimentar em quimo (massa pastosa de caráter ácido) e iniciar a digestão das proteínas através da produção de suco gástrico, além de absorver pequenas quantidades de água e as substâncias dissolvidas nela.

    Intestino Delgado.
    É o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Ele se estende desde o estômago até o intestino grosso e consiste em três partes: 
    duodeno, jejuno e íleo.

    Intestino Grosso.
    É a parte final do tubo digestivo e divide-se em três partes:
    ceco, cólon e reto.
    A principal função do intestino grosso é absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como por exemplo a saliva que se junta ao alimento durante sua passagem pelo tubo digestório. Além da absorção, o intestino grosso também é responsável pelo armazenamento e pela eliminação da massa fecal.

    Glândulas acessórias (fígado e pâncreas).
    São órgãos que produzem ou armazenam secreções que passam para o trato gastrintestinal e auxiliam na decomposição química do alimento, esses órgãos não entram em contato com o alimento. São eles:
    Glândulas Salivares, Fígado, Vesícula Biliar e Pâncreas. Suas funções são armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídios e proteínas, síntese da maior das proteínas do plasma, entre outras.

  • Identificação da anatomia do sistema Endócrino.

    Hipotálamo.
    É uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.

    Hipófise.
    É uma pequena glândula localizada na base do encéfalo. É considerada a glândula mestra do organismo, pois sua principal função é produzir hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Anteriormente, ela era denominada de glândula
    pituitária.

    Tireóide.
     é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a senilidade.

    Paratireóides.
    são quatro glândulas que ficam no pescoço, atrás da tireoide, cuja função é controlar os níveis de cálcio no sangue por meio da produção do hormônio paratireoideano ou paratormônio (PTH).

    Adrenal.
    As glândulas adrenais são dois pequenos órgãos de poucos centímetros localizados em uma região acima dos rins. São responsáveis pela produção de alguns hormônios que controlam a pressão arterial, algumas características sexuais e respostas físicas ao estresse.

    Timo.
    É uma glândula que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. É considerado um órgão linfoide primário. Localiza-se no tórax, entre os pulmões e a frente do coração.

    Testículos.
    São dois órgãos ovais, situados no interior do escroto, que têm papel fundamental na produção dos espermatozoides e dos hormônios masculinos, como a testosterona.

    Próstata.
    É uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra. Tem como função produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido.

    Ovários.
    São as glândulas reprodutivas das mulheres. Estão localizados na pelve, um de cada lado do útero. Os ovários produzem os óvulos, que são transportados pelas tubas uterinas (trompas de Falópio) para o útero, onde são fertilizados começando assim o desenvolvimento do feto.

    Pâncreas.
    É uma glândula localizada atrás do estômago, responsável pela produção de insulina e pela absorção de enzimas da digestão.

  • Identificação da anatomia do sistema Renal.

    Rim Fechado.
    É um bloqueio que inibe o fluxo da urina através de seu trajeto normal (o trato urinário), incluindo os rins, ureteres, bexiga e uretra. O bloqueio pode ser completo ou parcial. O bloqueio pode levar à lesão ao fígado, cálculos renais e infecção.

    Rim Aberto.
    Hidronefrose é uma dilatação do rim que ocorre quando a urina não consegue passar até a bexiga e, por isso, acumula-se. Esse acúmulo prejudica a atuação do órgão, que diminui seu funcionamento gradualmente e eleva os riscos de desenvolvimento de insuficiência renal. A hidronefrose é uma condição incomum, mas perigosa.

    Ureter.
    São dois tubos que ligam os rins à bexiga. Tem como função transportar a urina dos rins para a bexiga, por meio de movimentos peristálticos (ondas) da musculatura lisa. Descem do abdômen superior, onde estão os rins, até a pelve, por trás dos órgãos gastrointestinais.

    Bexiga Urinária.
    É um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo.

    Uretra Masculina.
    É um órgão que se estende da bexiga até o óstio externo da uretra. É responsável tanto pela micção quanto pela ejaculação, podendo ser dividida em três porções: a uretra prostática, a uretra membranosa e a uretra esponjosa.

    Uretra Feminina.
    Está localizada na parte anterior da vagina, atrás da sínfise púbica. É mais curta e mais fina que a masculina e é responsável por garantir que a urina seja transportada da bexiga até o meio externo.

    Sistema Urinário Masculino e Feminino.
    O sistema urinário masculino e feminino apresenta os mesmos órgãos: dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. A urina é formada nos rins, mais precisamente nos néfrons, e segue então pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada temporariamente. No momento da micção, a urina é levada para o meio externo por meio da uretra.
    A uretra masculina, por correr por dentro do pênis, é maior que a uretra feminina. Enquanto a uretra masculina tem, em média, 20 cm, a feminina tem apenas 4-5 cm. A uretra, no homem, apresenta outra função além da eliminação da urina, servindo também de passagem ao sêmen durante a ejaculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (200.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com