TRABALHO CENTRO CIRÚRGICO
Por: Adriana Carvalho • 22/7/2021 • Exam • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 278 Visualizações
Universidade Salgado de Oliveira
Caroline de Oliveira Brito
Stephany Araujo dos Santos
Adriana de Oliveira Carvalho
Gesilaine Aline de Souza
Cinthia Maria da Silva
Karoline de Brito Pinto Sartorelli
Facectomia
Novembro 2020
Adriana de Oliveira Carvalho 600795627
Caroline de Oliveira Brito 600786281
Cinthia Maria da Silva 600792888
Gesilaine Aline de Souza 600789435
Karoline de Brito Pinto Sartorelli 600619831
Stephany Araujo dos Santos 600476364
Thalita Gomes de Araújo Silva 600332557
Facectomia
Trabalho apresentado no curso de Graduação
de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira
Orientador Carlos Wagner
Novembro 2020
Sumário
1- Introdução _______________________________________ 4
2.1 - Definição _______________________________________ 4
2.2 - Anestesia _______________________________________ 5
2.3 - Cuidados pré operatorios _________________________ 5
2.4 - Cuidados pós operatório __________________________ 6
3 - Conclusão ________________________________________ 6
4 - Bibliografia ______________________________________ 7
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo a caracterização geral da Facectomia que é (cirurgia de catarata) é realizada para a recuperação total do olho afetado, mas o nível de recuperação visual dependerá da existência ou não de doenças, alterações em outras estruturas oculares associadas à catarata (doenças da córnea, doenças da retina e da óptica nervo, principalmente) e também a magnitude dos riscos e complicações que podem ocorrer durante e após qualquer cirurgia.
A cirurgia de catarata (Facectomia) requer a abertura do globo ocular do paciente, que expõe o olho ao risco de hemorragia e infecção. O trauma cirúrgico, mesmo sem intercorrências, pode levar a seguintes complicações em olhos predispostos: retina (edema, hemorragia e desprendimento de retina) e córnea (lesões endoteliais, edemas), processos inflamatórios (uveíte) e glaucoma. Implantação da lente intraocular – parte do procedimento padrão – pode não ser possível ou aconselhável se houver um risco de complicações que comprometam o olho e diminuam a possibilidade de recuperação da visão.
Neste trabalho será abordado o conceito geral da Facectomia, que é tipicamente realizada em pacientes com catarata (opacidade do cristalino).
Definição
A Facectomia é popularmente conhecida como cirurgia da catarata. A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, a lente normalmente clara e transparente do olho. Pode ser causada por vários fatores, como: trauma, idade avançada, diabetes, uso de medicamentos, etc, e o único tratamento é através da cirurgia, que consiste na substituição do cristalino danificado e colocação de uma lente artificial em seu lugar, que recuperará a função perdida. O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação, que é um aparelho que tritura e aspira o cristalino. É uma cirurgia eletiva e ambulatorial, o paciente não precisa ficar internado, e recebe alta alguns minutos após a cirurgia. o nível de recuperação visual vai depender da existência ou não de outras patologias como por exemplo: doenças da córnea, donervo óptico ou retinopatia.
Anestesia
A anestesia da facectomia pode ser realizada de forma tópica, que é feita através de colírio, associada a uma sedação para manter o paciente calmo, em casos mais complicados é utilizado a anestesia local, por injeção para diminuir o movimento ocular, Podendo ser a anestesia peribulbar, realizada através da injeção do anestesico ao redor do globo ocular, ou a anestesia retrobulbar, realizada através da injeção do anestesico na orbita, mais atrás do globo ocular,. É importante ressaltar que o paciente não sente dor durante a cirurgia. Apenas uma leve pressão.
Cuidados Pré-Operatório
Corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico. A avaliação pré-operatória para cirurgia é feita através de exames laboratoriais específicos solicitados pelo medico para saber mais sobre a condição clinica do paciente, avaliar a presença de patologias e o uso de medicamentos que possam interferir na realização da cirurgia e na recuperação, tais como, hipertensão arterial, diabetes.
No dia da cirurgia o paciente não deve usar maquiagem ou cremes faciais, e é indicado que lave bem a cabeça e o rosto e comunicar a equipe caso esteja com algum problema clínico como tosse, febre, secreção ocular. O jejum requerido é de 8 horas para alimentos sólidos e de 6 horas para líquidos.
...