TRABALHO SOBRE COVID-19
Por: Analice Oliveira • 8/12/2021 • Projeto de pesquisa • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 148 Visualizações
TRABALHO
SOBRE O
COVID-19
[pic 1]
Integrantes:
Ana Beatriz de Jesus Santos Carmo
Analice Oliveira da Silva
Angelica Nascimento da Silva
Bruna Morandi Freitas
Camila Xavier dos Reis
Turma: 17N
Como o vírus atua no organismo
O vírus Sars-CoV-2 (vírus da Covid-19) não fica solto ao ar, pois seu envoltório é muito sensível ao calor e à falta de água.
Ele se protege dentro de gotículas de água, gotículas que eliminamos quando falamos, tossimos e espirramos.
Essa gotícula pode voar até dois metros chegando ao nariz ou boca da outra pessoa.
Quando o vírus chega ao nariz, ele há começa a atuar, reproduzidas várias outras células rapidamente. Com o vírus produzido rapidamente as células já começa a ficar cansada por sua exploração viral e elas começa a morrer e o agente infeccioso continuar passando rapidamente de célula pra célula no sistema respiratório provocando doenças como dor de garganta e pneumonia.
Os símbolos da Covid pode levar pra aparecer de 2 a 15 dias, tempo suficiente para o vírus crescer ainda mais.
O vírus da Covid pode se replicar por uma semana, causando às vezes problemas respiratórios, depois dessa primeira semana o vírus para de se produzir e fica apenas às repercussões que o vírus deixou no organismo.
Depois de uma semana o sistema imunológico deveria nos defender, mais nem sempre isso acontece, pois a superestimação desencadeada do vírus pode deixar eles enlouquecidos e eles começam a atacar os próprios pulmões, piorando os sintomas e o paciente precisa de oxigênio.
O sistema circulatório também desanda, causando o coagulamento de sangue e entrando pelos vasos e entupindo as veias e causando doenças como infarto, derrame e trombose.
Esses agravamentos ocorrem quando o vírus já foi embora, pode ocorre entre a segunda e terceira semana, fazendo que o paciente tenha cuidados intensivos na UTI para controlar a imunidade e a coagulação, e não casos mais graves ainda ser intubados.
O vírus da Covid pode ficar no nosso organismo durante meses em silêncio, até nosso sistema de defesa "acorda" e perceber que tem algo errado .
E importante lembrar que o vírus da Covid não gosta apenas das nossas células respiratórias mais de todas as células que temos no corpo, só que em graus diferentes.
Informação do autor: Paulo Eduardo Brandão
Virologia e especialista em Coronavírus
Fonte: https://saude-abril-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/saude.abril.com.br/blog/virosfera/a-viagem-do-coronavirus-pelo-corpo-humano/amp/
Parte feita pela Ana Beatriz de Jesus Santos Carmo
FORMAS DE CONTAGIO DA COVID-19
A forma de contagio acontece quando você está com sintomas e não respeita.
Não usa máscara, não fica em casa. Não pode ter aperto de mão. Contamina com espirros, catarro, tosse, contato muito próximo, ficar em ambientes muito cheios, e etc. [pic 2]
Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer)
Parte feita pela Angelica Nascimento da Silva
Estrutura do Covid-19
O Covid-19 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma molécula de RNA positivo (RNA+). Todo o seu genoma contém aproximadamente 30.000 nucleotídeos, cada um deles formado por uma molécula de açúcar (ribose), um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. Por ser um vírus RNA, as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e uracila. Aproximadamente 29 diferentes proteínas virais são identificadas, as mais relevantes são a glicoproteína de pico, reconhecida como proteína S, e a proteína N, do núcleo capsídeo viral. A glicoproteína de pico permite a entrada do vírus na célula hospedeira pela ligação ao receptor celular e à fusão da membrana. Já a proteína do núcleo capsídeo regula o processo de replicação viral.
[pic 3]
Autor Correspondente: Armênio Uzunian e-mail: auzunarmen@gmail.com
Fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratoria
Parte feita pela Camila Xavier dos Reis
FORMAS DE PREVENÇÃO DO COVID-19
Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da autoridade local de saúde.
- Lave as mãos frequentemente
- lave com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- se água e sabão não estiverem disponíveis, use álcool 70%. Cubra todas as áreas de suas mãos e esfregue-as até sentir que elas estão secas;
- evite tocar nos olhos, nariz e na boca com as mãos não lavadas.
- [pic 4]Evite contato próximo
- evite contato próximo com pessoas doentes, mesmo dentro de sua casa. Se possível, mantenha cerca de 2 metros (dois braços, aproximadamente) de distância entre a pessoa doente e outros membros da família;
- ao sair de casa, mantenha distância (2m) de outras pessoas;
- lembre-se de que algumas pessoas sem sintomas podem transmitir vírus.
- Use máscaras
- cubra toda a boca e o nariz;
- todos devem usar quando tiverem que sair em público;
- mesmo com o uso das máscaras, continue mantendo cerca de 2 metros entre você e os outros;
- as máscaras não devem ser colocadas em crianças menores de 2 anos, em pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas e incapazes de remover a máscara sem assistência.
- Cubra tosses e espirros
- se você não estiver de máscaras, lembre-se de sempre cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar ou usar a parte interna do cotovelo e não cuspir;
- jogue os lenços de papel e outros tecidos usados no lixo;
- lembre-se de lavar imediatamente as mãos.
- Limpe e desinfete
- limpe e desinfete diariamente as superfícies tocadas com frequência. Isso inclui mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, puxadores, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras e pias;
- se as superfícies estiverem sujas, limpe-as. Use detergente ou sabão e água antes da desinfecção;
- em seguida, use um desinfetante doméstico.
[pic 5]
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social.
Autor: alunos da Faculdade de Medicina da UFMG
...