Tcc emergencias oncologicas
Por: EUDICEFRANCISCO • 22/9/2015 • Monografia • 3.437 Palavras (14 Páginas) • 679 Visualizações
EUDICE DE JESUS SEBASTIÃO FRANCISCO RA:614105536 MEMORIAL NOTURNO
O ENFERMEIRO E AS EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS.
NOTA DO ORIENTADOR___________________
NOTA DO PARECISTA_____________________
São Paulo.
2015
O ENFERMEIRO E AS EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS.
Eudice de Jesus Sebastião Francisco
Pós-graduação em Oncologia
euridice.sebasdtiao@gmail.com
Maria Jose Leonardo Souza
Doutora em Ciências- área de Oncologia – Hospital AC Camargo
Mestre em Saúde Materno Infantil
Professora do Departamento de Ciências da Saúde e
Coordenadora Pós-graduação e Professora da Graduação da Universidade Nove de Julho
marialeonardo@uninove.br
RESUMO.
A expectativa atual é que as doenças neoplásicas ocupem espaço cada vez maior como causa de morte entre brasileiros. Câncer é a denominação de um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Com o presente estudo, objetivou-se realizar pesquisa bibliográfica referente às emergências oncológicas, e o papel do enfermeiro frente a estas situações como agente crucial para a colaboração na redução das taxas de mortalidade deste grupo de pacientes. Concluiu-se que os enfermeiros devem conhecer os conceitos sobre a doença, seus aspectos biológicos e fatores que influenciam no contexto da emergência oncológica, e saber reconhecer os principais sinais e sintomas desse tipo de emergência, para que possam prestar uma assistência de qualidade.
Descritores: emergência, oncologia, enfermag
em.
ABSTRACT
The current expectation is that the neoplastic diseases occupy increasing space as a cause of death among Brazilians. Cancer is the name of a set of more than 100 diseases that have in common the disordered growth of cells that invade tissues and organs. With the present study, the objective of r ealizar bibliographical research pertaining to oncological emergencies, and the role of the nurse in front of these situations as crucial for collaboration in reducing mortality rates in this group of patients. It was concluded that thes nurses must meet the concepts about the disease, its biological aspects and factors that influence in the context of oncologic emergencies, and learn to recognise the main signs and symptoms of this kind of emergency, so that they can provide quality assistance.
Descriptor: emergency, oncology, nursing.
São Paulo.
2015
1. INTRODUÇÃO.
A sociedade caminha para o progresso científico e tecnológico e com isso é possível a evidência de várias doenças, como por exemplo de destaque o câncer. A incidência do câncer decorre de perfis heterogêneos, caracterizados pela exposição a fatores de risco, modos de vida, urbanização acelerada, marcados pelas alterações na saúde populacional, decorrentes das grandes transformações globais nas últimas décadas.(1)
Tratando-se de uma emergência oncológica em sua totalidade, o câncer se trata de condição de agravo à saúde de característica constante, que implica em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento imediato. Diante disso, o conhecimento das emergências oncológicas possibilita intervenções rápidas, específicas e eficazes; contribuindo e sendo de relevância, juntamente com a prevenção e o tratamento, para o combate ao câncer. (2)
Câncer é a denominação de um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. (3)
O câncer é causado, na maioria dos casos, por mutação, ou por alguma outra forma de ativação anormal de genes celulares controladores do crescimento e das mitoses celulares, a célula anormal forma um clone e começa a se proliferar de modo anormal, ignorando os sinais de regulação do crescimento no ambiente próximo à célula. Tais células adquirem as características invasivas, ocorrendo alterações nos tecidos adjacentes. Estes genes anormais são chamados oncogenes. Também estão presentes nas células os antioncogenes, responsáveis pela ativação de oncogenes específicos. (4) A mortalidade proporcional por câncer vem crescendo e, em 2008, as neoplasias foram a segunda causa de óbito no Brasil. (5)
O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de 6 milhões de óbitos por ano, onde representa cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Estima-se que em 2020 o número de casos novos anuais seja da ordem de 15 milhões. Cerca de 60% desses novos casos ocorrerão em países em desenvolvimento. (4)
A maioria dos tumores malignos ocorre devido à exposição a agentes ou fatores ambientais como tabagismo, alimentação, comportamento cultural e sexual, radiação. E os relacionados à exposição a agentes ou substâncias, podem estar presentes no ar, água e solo. (3)
Caracterizadas como situações que ocorrem nos pacientes com câncer, as emergências oncológicas requerem um diagnóstico precoce e tratamento adequado para evitar grande mortalidade e morbidade. Consiste em uma situação que requer rápida intervenção pelos profissionais da área da saúde, em especial o enfermeiro, cujo papel é fundamental no acompanhamento e suporte no processo de saúde-doença do paciente oncológico. Para se estabelecer medidas de controle. (2)
Os pacientes com câncer necessitam de cuidados especiais que melhorem sua qualidade de vida e os protejam de possíveis complicações. Porém, nem sempre é possível fazer a prevenção de indesejáveis acometimentos, o que torna necessário o conhecimento das emergências oncológicas para rápidas intervenções que podem salvar vidas.(6)
...