Treinamento e Desenvolvimento pessoal aplicado à Enfermagem
Por: Patricia Bernadino • 19/2/2019 • Projeto de pesquisa • 2.482 Palavras (10 Páginas) • 384 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
1º SEMESTRE
Treinamento e Desenvolvimento pessoal aplicado à Enfermagem
PROFESSORA: Raquel Silva Bicalho Zunta
Patricia Sueli Bernardino - RA D793EE-7
SANTANA DE PARNAÍBA/SP
2018
Sumário
1. Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------- 4
2. Conceitos sobre Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas --------------------- 5
3. Transmissão de informações ----------------------------------------------------------------- 5
4. Desenvolvimento de habilidades ------------------------------------------------------------ 5
5. Desenvolvimento ou modificação de atitudes -------------------------------------------- 6
6. Desenvolvimento de conceitos --------------------------------------------------------------- 6
7. Planejamento do Programa de Treinamento --------------------------------------------- 6
1.2 - Processos de treinamento nas organizações ------------------------------------- 7
1.3 - Aprendizagem nas organizações ----------------------------------------------------- 8
1.4 - Ensino à distância ------------------------------------------------------------------------ 10
1.5 - Gestão de conhecimento --------------------------------------------------------------- 10
8. Considerações Finais--------------------------------------------------------------------------- 12
6. Referências --------------------------------------------------------------------------------------- 13
RESUMO
O presente trabalho procurou elucidar algumas dúvidas correntes entre estes dois conceitos. Focado na compreensão dos conceitos de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, bem como a diferença entre seus termos, para inserção no trabalho e desenvolvimento das organizações. Buscando melhorar a forma de agir dos gestores e introdução de atividades para maximizar o desempenho dos colaboradores em seu exercício nas organizações. Enaltecendo o treinamento, a sociabilidade, interatividade no ambiente de trabalho e a compreensão dos termos que abrange as diferentes atuações do homem, como condição para o equilíbrio pessoal e organizacional. Um estudo com embasamento teórico que pode ser analisado e implantado em qualquer empresa, no intuito de contemplar as necessidades socioeconômicas da empresa e o bem estar do colaborador. Procurando facilitar o desenvolvimento das organizações com uso de ética, determinação, liderança e capacidade estratégica na incessante busca por resultados satisfatórios.
Palavras-Chave: Gestão de Pessoas. Recursos Humanos. Organização. Colaborador
ABSTRACT
The present work sought to elucidate some current doubts among these two concepts. Focused on understanding the concepts of People Management and Resources Human rights, as well as the difference between their terms, for insertion in development of organizations. Seeking to improve the way managers act and
introduction of activities to maximize the performance of employees in their work
organizations. Enhancing training, sociability, interactivity in the work and the understanding of the terms that cover the different actions of man, such as condition for personal and organizational balance. A study with a theoretical background that
can be analyzed and implemented in any company, in order to contemplate the
socioeconomic needs of the company and the welfare of the employee. Seeking to facilitate the development of organizations with the use of ethics, determination, leadership and capacity strategy in the incessant search for satisfactory results.
Key-Words: People Management. Human Resources. Organization. Contributor.
INTRODUÇÃO
Este estudo se propõe a analisar de que forma as organizações têm realizado seus
treinamentos buscando se alinhar à competitividade do mercado. A partir de uma busca na literatura e a utilização de uma revisão integrativa, pretende-se verificar de que forma as organizações estão lidando com a questão dos treinamentos. Dada a importância do tema, a necessidade de desenvolvimento pelas organizações, este estudo se justifica, pois, entende-se que a partir do momento em que os treinamentos são realizados buscando não só a capacitação mas também o conhecimento como um todo, as organizações se tornam mais competitivas, capazes de enfrentar a competição do mercado. O desenvolvimento das pessoas dentro do setor de enfermagem ocorre a partir de um amplo processo de desempenho das funções entre os profissionais desta equipe, evidenciando as necessidades referentes às questões do referencial teórico e educativo frente às práticas desenvolvidas e o compromisso com o crescimento de toda a equipe, visando melhorias na qualidade do atendimento prestado.
Palavras-chave: Treinamento. Desenvolvimento. Métodos.
Conceitos sobre Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Treinamento significa ”o preparo da pessoa para o cargo” (Chiavenato 1999, p. 20), já a área de desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa ”da vida, para a vida e pela vida” (Chiavenato 1999, p. 20), ou seja, treinamento é uma ação de recursos humanos pontual e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da organização. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades. O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento, a saber: CHIAVENATO (2000)
...