UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – UNIFASB
Por: pauloghabriel • 28/5/2020 • Abstract • 267 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – UNIFASB
CURSO DE ENFERMAGEM
SEMESTRE: 3° SEMESTRE
PAULO GHABRIEL MAIA DE SOUSA
RESUMO
No tratamento, a zona disparadora quimiorreceptora é ativada pelas substancias químicas presentes nos quimioterápicos, gerando uma série de reflexos, que causarão alterações no trato gastrointestinal: contraindo o diafragma, aumentando a pressão abdominal, contraindo os músculos abdominais, contraindo a porção pilórica do estomago (culminando na expulsão do vômito).
Fenotiazínicos bloqueiam receptores da dopamina. Eficazes contra quimioterápicos pouco ou moderadamente emetogênicos. EX: PROCLORPERAZINA.
Bloqueadores dos receptores 5-HT3, bloqueiam a ligação da serotonina em alguns de seus receptores periféricos específicos (trato gastrintestinal) e no cérebro (zona de gatilho quimiorreceptora). Possuem longa duração de ação e também, eficácia superior. Eficazes contra os quimioterápicos que causam êmese. EX: ONDANSETRONA, GRANISETRONA, PALONOSETRONA, DOLASETRONA.
Benzamidas substituídas causam a inibição da dopamina no CTZ, tanto que por conta disso, seu uso é limitado e em doses baixas, possuindo efeitos extrapiramidais. EX: METOCLOPRAMIDA.
Butirofenonas bloqueiam os receptores de dopamina. EX: DROPERIDOL, HALOPERIDOL.
Benzodiazepínicos: Seu efeito benéfico pode ser devido às suas propriedades sedativas, ansiolíticas e amnésicas. Possuem baixa potência, porém, a depender da necessidade, podem ser utilizados no tratamento da êmese por antecipação. São tarja preta e podem causar dependência, sendo indicado o uso com álcool. EX: LORAZEPAM, ALPRAZOLAM.
Corticosteroides: Mecanismo antiemético não é conhecido, mas pode envolver bloqueio de prostaglandinas. São fármacos utilizados no tratamento de inflamação e também como imunossupressores, mas também possuem sucesso no tratamento da êmese. Utilizados normalmente nos regimes de associação não como monoterapia, mas associado a outras classes antieméticas. Ex: DEXAMETASONA, METILPREDNISOLONA
Bloqueador do receptor da substância p/neurocinina-1: atua no receptor de neurocinina no cérebro e bloqueia as ações da substância
natural. EX: APREPITANTO.
...