Áreas de Atuação de Um Enfermeiro na Educação
Por: Fernanda Saldanha • 2/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 317 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Áreas de atuação de um enfermeiro na educação
Cursos de extensão:
É uma atividade acadêmica, técnica ou cultural que não está inclusa como parte integrante e obrigatória do ensino de graduação e da pós-graduação. O objetivo da extensão é complementar os conhecimentos em uma determinada área ou ampliar noções sobre temas relativos ao campo de estudo ou área de atuação do participante, não precisa ter terminado o curso de graduação para fazer
Exemplos de cursos de extensão:
Cursos de especialização:
É um curso de pós- graduação, confere habilidades técnicas específicas a determinado tema, com programas nas mais diversas áreas de conhecimento. Dura em média dois anos.
Mestrado:
Diferente de uma Especialização, o Mestrado serve não tanto para aprofundar conhecimentos em uma área, mas para dar continuidade e prolongar o estudo já iniciado na Graduação. Tem duração média de dois anos e depois do mestrado já pode trabalhar em algumas áreas acadêmicas.
Doutorado:
Num nível mais aprofundado que o do Mestrado, o Doutorado é o passo seguinte no seu conhecimento dentro do seu campo de estudos. Você consolida e intensifica um aprendizado, tornando-se um pesquisador. Tem duração de 4 anos e é a carta branca para se tornar um professor universitário ou trabalhar em uma área específica
Pós graduação em docência para enfermagem:
A Pós-Graduação em Docência para Enfermagem visa capacitar os profissionais de Enfermagem para trabalhar como professores em diversas áreas de saúde, tanto em cursos de graduação como em pós-graduação.
- Docência do Ensino Superior
- Docência em Enfermagem
- Docência no Ensino Técnico
- Educação para a Saúde Pública e Comunitária
- Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
- Planejamento Pedagógico e Avaliação do Aprendizado
- Práticas Pedagógica e Tecnologias na Educação
- Saúde Preventiva e Promoção da Saúde
- Tendências Atuais da Educação
Para o enfermeiro dar aula em cursos técnicos:
Para ser professor de ensino técnico é necessário o diploma de um curso de graduação (licenciatura ou bacharelado, dependendo da disciplina) e em alguns casos requer também, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização).
...