A Determinação de Colesterol, Triglicerídeos e Glicose
Por: felipearaujos • 11/2/2022 • Trabalho acadêmico • 2.089 Palavras (9 Páginas) • 227 Visualizações
Determinação de Colesterol, Triglicerídeos e Glicose
Bioquímica Prática
Ceilândia, 30 de setembro de 2021.
- INTRODUÇÃO
O colesterol é um composto sintetizado, majoritariamente, pelo fígado, transportado no sangue através de lipoproteínas (LDL, VLDL e HDL) e possui funções como composição de membranas biológicas e precursor de ácidos biliares e de hormônios esteroidais. O aumento dos níveis de colesterol acima de limites desejáveis é conhecido como hiperlipidemia, hipercolesterolemia, ou simplesmente dislipidemia. A maioria das pessoas com colesterol alto não tem qualquer sintoma, no entanto, os níveis altos de colesterol sanguíneo aumentam muito o risco do indivíduo apresentar doenças graves, tais como: a angina pectoris (uma dor no peito de origem cardíaca), o infarto do miocárdio, o derrame (acidente vascular cerebral), aterosclerose e problemas de circulação em outros locais do corpo.
Os triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo, estes estão presentes em vários alimentos (doces, massas, pães e etc.). O fígado transforma os açúcares em excesso em triglicerídeos que ficam armazenados no tecido adiposo servindo como reserva energética. Os triglicerídeos viajam pela corrente sanguínea acoplados a uma proteína chamada VLDL, uma lipoproteína semelhante ao HDL e LDL que transportam o colesterol pelo sangue. Quando há excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.
A determinação das concentrações de colesterol e lipídios no sangue é utilizada para detecção e monitoramento de doenças específicas como, por exemplo, aterosclerose e AVC (avaliação das concentrações de colesterol e triglicerídeos).
Glicose:
A Glicose é aldohexose mais importante para a manutenção energética do organismo. Em todas as células, a glicose é metabolizada para produzir ATP e fornecer intermediários metabólicos necessários em vários processos biossintéticos do organismo.
Em decorrência da alteração da glicose pode-se citar várias doenças que são acarretadas pela modificação do metabolismo como, desnutrição, esteatorréia idiopática, gastrectomia, galactosemia, cirrose hepática, glicosúria renal, hipertireoidismo, pancreatite crônica, adenoma das ilhotas do pâncreas, diabetes mellitus, dentre outras.
Em decorrência da alteração da glicose pode-se citar várias doenças que são acarretadas pela modificação do metabolismo como, desnutrição, esteatorréia idiopática, gastrectomia, galactosemia, cirrose hepática, glicosúria renal, hipertireoidismo, pancreatite crônica, adenoma das ilhotas do pâncreas, diabetes mellitus, dentre outras.
O controle da glicemia reduz de forma significativa as complicações do diabetes mellitus (DM). Assim, métodos que avaliam a frequência e a magnitude da hiperglicemia e das hipoglicemias são essenciais no acompanhamento do DM, visando a ajustes no tratamento.
Até a década de 1970, a avaliação do controle glicêmico era feita apenas com medida domiciliar da glicosúria e dosagens ocasionais de glicemia de jejum. Desde então, houve avanços significativos nos métodos utilizados, com o desenvolvimento de testes que avaliam o controle glicêmico a longo prazo, como a hemoglobina glicada (HbA1c), assim como aqueles que detectam flutuações da glicemia ao longo do dia, como o automonitoramento da glicemia capilar (AMGC) e o sistema de monitoramento contínuo da glicose em líquido intersticial (SMCG), além do sistema flash de monitoramento da glicose (flash glucose monitoring, FGM).
Anteriormente, tinha-se a tríade de controle glicêmico (glicemia de jejum, glicemia pós--prandial e HbA1c); atualmente, migrou-se para um “quinteto” – que inclui, além dos três aspectos citados, hipoglicemia e variabilidade glicêmica.
- OBJETIVO
Realizar a determinação quantitativa de colesterol, triglicerídeos e glicose presente no soro sanguíneo.
- MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
- Pipeta de 1000 microlitros
- Pipeta de 20 Microlitros
- Ponteiras
- 9 Tubos de vidros
- Analisador bioquímico semi-altomatizado
Reagentes:
- Solução padrão de Colesterol
- Reagente colesterol esterase e colesterol oxidase
- Solução padrão de Triglicerídeos
- Reagente lipase
- Solução padrão de Glicose
- Reagente Glicose 6 oxidase
- Solução amostra (Sangue)
- Soro, Plasma heparinizado
- POCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Passos:
- Identificar os tubos, para cada procedimento são três tubos (teste, qualitrol e calibrador).
- Tubo teste são: 1,0 ml do reagente para 10,0 microlitros da amostra.
- Tubo Qalitrol são: 1,0 ml do reagente para 10 microlitros de qualitrol.
- Tubo Calibrador (padrão): 1,0 ml do reagente.
- Homogeneizar
- Banho Maria a 37°C (para que a reação ocorra mais rápido) por 10 minutos
- Analisador bioquímico semiautomatizado
Tipo de reação; reação de ponto final até chegar à cor esperada.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
As amostras foram devidamente preparadas em um tubo de ensaio para a análise. Após a leitura das mesmas foram obtidos os valores e realizados os cálculos demonstrados a seguir de Colesterol Total, Triglicerídeos e Glicose:
CT (Colesterol Total)
CT (mg/dL) = Abs t / Abs Pd (= 0,087) * 200
Teste = 0,086 0,086 / 0,087 * 200 = 197,70
Controle = 0,071 0,071 / 0,087 * 200 = 163,21
Qualidade = 0,081 0,081 / 0,087 * 200 = 186,20
TG (Triglicerídeos)
TG (mg/dL) = Abs t / Abs Pd (= 0,449) * 200
Teste = 0,321 0,321 / 0,449 * 200 = 142,98
Controle = 0.841 0.841 / 0,449 * 200 = 374,61
...