A EXTRAÇÃO POR SOLVENTE
Por: ellisreis • 3/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
FARMÁCIA
QUÍMICA ORGÂNICA II
PROF. DR. SANDRO JOSÉ GRECO
EXTRAÇÃO COM SOLVENTE
Ellis Angela Reis Pinto
Gabriel Gavazza Noé
Pedro Henrique Vieira Barros
Vitória – 2019
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------------------- pág
OBJETIVOS ---------------------------------------------------------------------------------------------------------pág
PROCEDIMENO EXPERIMENTAL------------------------------------------------------------------------------pág
RESULTADOS E DISCUSSÃO -----------------------------------------------------------------------------------pág
CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------------------------------pág
REFERÊNCIA -------------------------------------------------------------------------------------------------------pág
1INTRODUÇÃO
2OBJETIVOS
O objetivo do experimento consiste na separação do composto orgânico através da técnica de extração única e sucessivas a partir do método de extração por solvente.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Padronização da solução aquosa de ácido propiônico
Pipetou-se uma alíquota de 10ml de uma solução aquosa de ácido propanóico, em uma concentração aproximada de 10ml de ácido em 500ml de água, em um Erlenmeyer de 125ml e adicionou-se 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína. Em seguida, encheu-se uma bureta de 50ml com uma solução de hidróxido de sódio a 0,1458 mol/L e titulou-se a solução de ácido propiônico contido no Erlenmeyer a fim de encontrar uma concentração mais precisa do ácido. A média do volume de hidróxido de sódio usado para titular o ácido propílico foi de 19,6ml
3.2 Extração simples
Pipetou-se 15ml de uma solução aquosa de ácido propanóico e transferiu para um funil de separação, adicionou-se também ao funil 45ml de éter etílico. Tampou-se o funil e o agitou abrindo a torneira durante intervalos para aliviar a pressão interna. Deixou-se o sistema em repouso até que fosse possível observar duas fases dentro do funil, uma aquosa e uma orgânica. Recolheu-se a camada aquosa em um Erlenmeyer de 125ml e adicionou 3 gotas de solução indicadora de fenolftaleína. Completou-se uma bureta com uma solução de NaOH a 0,1458 mol/L e titulou-se a solução contida no Erlenmeyer ate o ponto de virada. Observou-se que no ponto de virada havia sido consumido 5ml do hidróxido.
3.3 Extração múltipla
Pipetou-se 15ml de uma solução aquosa de ácido propílico e transferiu para um funil de separação, adicionou-se em seguida ao funil, 15ml de éter etílico. Tampou-se o funil e o agitou abrindo a torneira durante intervalos para aliviar a pressão interna. Deixou-se o sistema em repouso até que fosse possível observar duas fases dentro do funil, uma aquosa e uma orgânica. Recolheu-se a camada aquosa em um Erlenmeyer de 125ml. Transferiu a fase aquosa recolhida no Erlenmeyer novamente para o funil de separação e repediu o procedimento mais duas vezes. Depois da terceira vez que a fase aquosa recolhida em um Erlenmeyer de 125ml, encheu-se uma bureta de 50ml com hidróxido de sódio e titulou a solução contida no Erlenmeyer ate que ocorresse o ponto de virada. O volume usado do hidróxido para titular a solução foi de 1,9ml.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Padronização da solução aquosa de ácido propiônico:
Para a padronização, preparamos a solução ácida e titulamos com hidróxido de sódio. Pipetamos o ácido propiônico diluído em água num Erlenmeyer e, em seguida, titulamos a solução onde obtivemos o valor de 19,8 L. Utilizamos a média dos outros grupos e obtivemos:
1º grupo 1 - 19,5 mL |
2º grupo 2 - 19,8 mL |
3º grupo 3 - 19,3 mL |
4º grupo 4 - 19,6 mL |
Volume médio 19,55 mL |
Por meio da titulação foi determinado o número de mols contidos no NaOH. Sabendo que a proporção é de 1x1 por ser ácido monoprótico, calculou-se a quantidade de ácido propiônico na solução:
Volume de NaOH 19,6 -----------------0,1458 mol/l
1L-------------------------- 0,1458
0,0196 ------------------ x
X= 2,9 x10^-3 mol de ácido propiônico
1 mol---------------------------------74g de ác. Propílico
2,9x10^-3 ------------------------------W
W = 2,1 g de ác. Propílico
4.2 Coeficiente de distribuição:
Sendo x correspondente ao valor em gramas de soluto extraído pela fase orgânica e mLx, o volume utilizado na fase orgânica; e y o valor em gramas de soluto que sobra na fase aquosa e mLy, o volume da fase aquosa, temos:
...