A Lista de Volumetria de Complexação
Por: 15091966 • 5/7/2023 • Exam • 1.820 Palavras (8 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
UFOB- UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
DOCENTE:
DICENTE: Izabelle R Pereira
Quimica Analítica – 1º semestre 2023
Lista de Volumetria de Complexação – Skoog Capítulo 17: 1, 2, 3 e 16 a 29
OBS: Cálculos respondidos e entregues em outras atividades já anexadas.
17-1. Defina.
- Quelato: Quelato é um composto químico formado por um íon metálico ligado por várias ligações covalentes a um agente quelante, uma estrutura heterocíclica de compostos orgânicos como aminoácidos, peptídeos ou polissacarídeos.
- Agente quelante tetradentado: Agente quelante tetradentado: Denticidade é definida como o número de átomos doadores de elétrons presentes no ligante quelante. Portanto, se o número de átomos doadores de elétrons é quatro, então é chamado de ligante quelante tetradentado, por exemplo, ácido nitrilotriacético (NTA).
- Ligante: Espécie contendo um ou mais grupos doadores de pares de elétrons, ex.: água, amonia, ambas tem tendencia a formar ions metalicos
- Número de coordenação: é o número de atomos ou grupos coordenando ou ligados ao íon metalico dá o número de coordenação
- Constante de formação condicional: Se o pH e/ou concentração dos agentes complexantes já estiverem especificados, então a constante de equilivrio para a reaãi entre um íon metálico e um agente complexante é chamado cosntante de formação condicional
- NTA: ácido nitrilotriacético – é um ácido aminopolicarboxílico e o agente quelante pe tetradentado por natureza que coordena através de grupos 3COO- e 1N átomo doador presente no ligante. É o segundo ácido aminopolicarboxílico mais comum, usado parea várias titulações.
- Água dura: A dureza da água é devido à presença de íons de cálcio e magnésio na presença desses íons a água não produz espuma com sabão assim a concentração de carbono de cálcio equivalente a concentração molar total de todos os sais metálicos multivalentes como carbonatos na água define a dureza do último
- Titulação de deslocamento com EDTA: Nas titulações acima um excesso não medido de uma solução contendo o complexo de magnésio ou zinco de é EDTA é introduzido na solução de um analito que forma um complexo mais estável que o de magnésio ou zinco os íons de magnésio ou zinco liberados estão titulados com solução padrão de edta as titulações de deslocamento são usadas para a determinação de cátions para os quais não existem um bom indicador.
17-2. Descreva três métodos gerais para a realização de titulações com EDTA. Quais as vantagens de cada um?
R: Métodos potenciométricos: quando eletrodos iônicos específicos estão disponíveis a detecção do ponto final na titulação edta dos íons metálicos pode ser feita por métodos potenciométricos.
Método de titulação reversa: partindo do edta estável a determinação de complexos de cátions pode ser feita por retronitulação cátions como cr e co, que reagem muito lentamente com titulação de edta são úteis para esses cátions também é útil para ânions na análise de uma amostra que de outra forma formaria precipitados menos solúveis quando as condições analíticas são aplicadas assim a presença de excesso de edta impede a formação de precipitado.
Vantagens: quando não há indicadores adequados disponíveis os procedimentos de retroditulação são usados.
Método de deslocamento quando a solução de analito forma um complexo estável com o excesso não medido de solução de edta contendo íons de zinco ou magnésio dá origem a reações de deslocamento.
Vantagens: essa titulação é usada para um analito quando não há indicador.
17-3. Por que os ligantes multidentados são preferidos a ligantes unidentados em titulações complexométricas?
R: Podemos compreender que os ligantes multidentados são preferidos a ligantes unidentados em titulações pelo fato de que essas substâncias geralmente formam complexos mais estáveis do que ligantes unidentados.
17-16. Uma solução contém 1,694 mg de CoSO4 (155,0 g/mol) por mililitro. Calcule:
- o volume de EDTA 0,08640 mol L_1 necessário para titular uma alíquota de 25,00 mL dessa solução.
- o volume de Zn2_ 0,009450 mol L_1 necessário para titular o excesso de reagente após a adição de 50,00 mL de EDTA 0,008640 mol L_1 a uma alíquota de 25,00 mL dessa solução.
- o volume de EDTA 0,008640 mol L_1 necessário para titular Zn2_ deslocado por Co2_ após a adição de um excesso não medido de ZnY2_ a uma alíquota de 25,00 mL da solução de CoSO4.
A reação é:
[pic 2]
17-17. O Zn em 0,7162 g de talco para os pés foi titulado com 21,27 mL de EDTA 0,01645
mol L_1. Calcule a porcentagem de Zn2_ presente nessa amostra.
17-18. O Cr em uma superfície cromada que mede 3,00 _ 4,00 cm foi dissolvido em HCl. O pH foi adequadamente ajustado e, em seguida, foram adicionados 15,00 mL de EDTA 0,01768 mol L_1. O reagente em excesso requereu um volume de 4,30 mL na retrotitulação com Cu2_ 0,008120 mol L-1. Calcule a massa média de Cr em cada centímetro quadrado da superfície.
17-19. O Tl em uma amostra de 9,76 g de raticida foi oxidado a um estado trivalente e tratado
com excesso não medido de solução Mg/EDTA. A reação é:[pic 3]
A titulação do Mg2_ liberado requereu 13,34 mL de EDTA 0,03560 mol L_1. Calcular a porcentagem de Tl2SO4 (504,8g/mol) na amostra.
17-20. Uma solução de EDTA foi preparada pela dissolução de aproximadamente 4 g de sal dissódico em aproximadamente 1 L de água. Uma média de 42,35 mL dessa solução foi requerida para titular uma alíquota de 50,00 mL de padrão contendo 0,7682 g de MgCO3 por litro. A titulação de uma amostra de 25,00 mL de água mineral a pH 10 requereu 18,81 mL da solução de EDTA. Uma alíquota de 50,00 mL da água mineral foi fortemente alcalinizada para precipitar o magnésio como Mg(OH)2. A titulação, com um indicador específico para cálcio, requereu 31,54 mL da solução de EDTA. Calcular:
...