A Pratica Patologia
Por: Lenise Moreira • 4/7/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 692 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
PROVA PRÁTICA DE PATOLOGIA
- TERATOMA MADURO
- LEICOMIOMA
- ESQUISOTOMOSE
- PARACOCCIDIOIDOMICOSE
- TUBERCULOSE
- MIOCARDITE
- BRONCOPNEUMONIA
- APENDICITE AGUDA
- LIPOMA
- METASTASE LINFONOIDAL
- METASTASE CEREBRAL
- LIPOSARCOMA
1. BRONCOPNEUMONIA: inflamação aguda exsudativa purulenta.
Observa se uma lâmina corada em HE do órgão pulmão com arquitetura preservada. Há um grande infiltrado na luz dos alvéolos. Nota se a presença de antracnose, edema e necrose purulenta (causada pela destruição dos septos alveolares). O infiltrado é polimorfonuclear, com intensidade acentuada sendo uma inflamação aguda exsudativa purulenta.
- MIOCARDITE: inflamação crônica inespecífica
Observa se uma lâmina do musculo estriado cardíaco com arquitetura do órgão preservado e corado em HE. O infiltrado inflamatório é mononuclear, multifocal. Nota se a hipertrofia do musculo, destruição tecidual e fibrose para o reparo. É inflamação do tipo crônica inespecífica.
- APENDICITE AGUDA: inflamação aguda exsudativa fribrino purulenta
Observa se uma lâmina de apêndice vermiforme com arquitetura do órgão preservado e corado em HE. O infiltrado se encontra em todas as camadas do apêndice (mucosa, submucosa, muscular lisa e serosa). Nota se a presença de hiperemia e hemorragia. Há um acumulo de fibrina na camada muscular. O infiltrado inflamatório é polimorfonuclear com intensidade acentuada sendo uma inflamação aguda exsudativa fribrino purulenta
- ESQUITOSSOMOSE
Observa se uma lâmina com corte do fígado com arquitetura do órgão preservado. É um granuloma imunogênico ao redor do agente etiológico (ovo do Shistossoma mansoni). Possui um aspecto concêntrico devido á fibrose, formando uma capsula fibrosa. Há a presença de eosinófilos. O tipo de inflamação é crônica granulomatosa.
- PARACOCCIDIOIDOMICOSE
Observa se uma lâmina com órgão cuja arquitetura não está preservada. Nota se a presença de fibrose e do agente etiológico (fungo com o formato da cabeça do Mikey Mouse). Há a presença de células gigantes do tipo Laughans e neutrófilos . O tipo de inflamação é crônica granulomatosa.
- TUBERCULOSE
Observa se uma lâmina corada em HE com um órgão não preservado, no entanto as características lembram um órgão linfoide. Nota se a presença de necrose caseosa, células de Laughans e linfócitos. O agente etiológico não é visualizado, porém é um granuloma típico com halo linfoplasmático. O tipo de inflamação é crônica granulomatosa.
- LIPOMA
Observa se lamina com adipócitos, tecido adiposo corado em HE, com lesão proliferativa e bem delimitada com formato nodular onde se encontram células bem diferenciadas. Não é possível observar a presença de cápsula. Os adipócitos se encontram agrupados e organizados em redes com pouca presença de estroma fibrovascular entre eles. Os citoplasmas são grandes e opticamente vazios e a diferença de tamanho entre eles é discreta. O núcleo é pequeno, pouco visivel, basofilico e excentrico.
- TERATOMA MADURO
Observa se lamina do órgão ovário apresentando uma lesão cística proliferativa com formação de tecidos de diferentes origens com tecidos neoplásicos bem diferenciados. Há presença de estruturas endodérmicas e ectodermicas, sendo possível observar pelos, foliculos pilosos, cartilagem, glândulas sebáceas e sudoríparas, tecido respiratório e estrutura gastrointestinal.
...