A VISITA CAF ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Por: Isabella Nunes • 24/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.076 Palavras (5 Páginas) • 1.530 Visualizações
[pic 1]
BACHARELADO EM FARMÁCIA
ISABELLA NUNES GOMES
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO DA REGIÃO DE IRECÊ-BA
IRECÊ-BA
2019
ISABELLA NUNES GOMES
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO DA REGIÃO DE IRECÊ-BA
Trabalho apresentado à disciplina de Assistência Farmacêutica, como requisito avaliativo da I unidade do 3° semestre de farmácia, tendo como mediador o professora Elaine Alane Batista.
IRECÊ – BA
2019
Sumário
Introdução4
Objetivo4
Metodologia4
Resultados e discussões5
Considerações finais 6
Introdução
A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade responsável pela distribuição de medicamentos e materiais entre setores de hospitais. Atua como um suporte às ações da farmácia, contribuindo para a qualidade da assistência ao paciente e credibilidade dos serviços farmacêuticos. A CAF garante o abastecimento farmacêutico de todos os produtos necessários, entendendo a aquisição de medicamentos como uma das principais atividades da assistência farmacêutica.
Tem como objetivo controlar entrada e saída de medicamentos, tanto no âmbito físico como financeiro; manter o estoque regular sem faltas; diminuir o número de itens em falta para três medicamentos por mês por um período máximo de 15 dias; não faltar nenhum medicamento crítico como: AAS, soro, paracetamol, omeprazol, captopril etc.; e controlar a validade, dispensar medicamentos fracionados e identificados com validade e lote.
Objetivo
A visita técnica na CAF teve como objetivo proporcionar aos alunos o ensinamento de como funcionava o abastecimento farmacêutico e como era feito o controle mensalmente dos medicamentos que seriam dispensados para os pacientes.
Metodologia
Ao dar entrada na CAF, viram-se os papeis que autorizavam o atendimento e dispensação dos medicamentos autorizados pela Vigilância sanitária local, depois demos entrada na sala onde era feita o controle por dois farmacêuticos e um auxiliar administrativo, o farmacêutico coordenador Elder, e o farmacêutico Lucas que realiza o atendimento com os pacientes auxiliar administrativo que dava entrada das notas no sistema, o farmacêutico coordenador realiza todos os comandos de controle por meio de programas, visualizamos a estrutura que como foi vista mudou de um tempo pra cá, visitamos onde ficavam os medicamentos que seriam dispensados, como os medicamentos injetáveis que tem um padrão correto de armazenamento, assim como os outros medicamentos, os locais era coordenado por duas auxiliares de farmácia que faziam o controle e dispensavam para os pacientes por meio de um balcão, fazendo o controle em cadernos dos medicamentos dispensados, dos que eram recebidos e etc.
Resultados e Discussões
A CAF possui uma organização, de um local que foi dividido por meio de uma adaptação, quando se faz entrada vê-se o balcão e cadeiras para que o pacientes fiquem no aguarde para a consulta, entrando em outra sala onde é feito o controle e atendimento aos pacientes, mais adentro um local onde os medicamentos são armazenados. Sendo dividida em dois lotes um para armazenamento de medicamentos e os correlatos controlados e com retenção de receita como Talidomida, as insulina e injeções que são armazenadas na geladeira tendo uma temperatura correta entre 2º C e 8º C, no outro lote os medicamentos ficam armazenados em prateleiras, localização de fácil acesso, sendo todos organizados em ordem alfabética, contempladas os aspectos de estabilidade física, química, microbiológica, terapêutica e toxicológica, temperatura, luminosidade, ar, umidade.
...