Aditivos para redução de água
Tese: Aditivos para redução de água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jwkjfhskjdh • 24/11/2014 • Tese • 782 Palavras (4 Páginas) • 311 Visualizações
5.2.2. Aditivos redutores de água
Os resultados obtidos pelo emprego de aditivos redutores de água são: aumento da fluidez, aumento da resistência e redução do consumo de cimento.
Para melhor ilustrar os benefícios conseguidos pelo emprego do aditivo redutor de água, será apresentada uma tabela, onde a avaliação do efeito do aditivo e comparativa em relação a um concreto de referência sem aditivo.
Séries de consumo Consumo de cimento(kg/m3) Relação Água/Cimento Abatimento (mm) Resistência à compressão (MPa)
7 dias 28 dias
(A) Concreto de referência (sem aditivo) 300 0,62 50 25 37
Objetivo de uma dada dosagem de aditivo:
(B) Aumento da fluidez 300 0,62 100 26 38
(C) Aumento da resistência 300 0,56 50 34 46
(D) Redução do consumo de cimento 270 0,62 50 25,5 37,5
O procedimento da série B é útil quando o concreto deve ser lançado através de seções densamente armadas ou por bombeamento.
O procedimento da série C pode ser necessário quando as especificações de trabalho limitam a relação água-cimento máxima, mas exigem uma resistência inicial elevada.
Na série D, além da economia de custo, a redução de cimento pode ser importante quando o principal objetivo em concreto massa for a redução na elevação de temperatura.
É importante notar que todos os benefícios não foram conseguidos ao mesmo tempo.
O período de eficiência dos tensoativos é bastante limitado porque logo após o início das reações de hidratação entre os compostos do cimento Portland e a água, grande quantidade de produtos tais como a etringita começam a se formar.
5.2.3. Superplastificantes
Os superplastificantes são também chamados aditivos redutores de água de alta eficiência por serem capazes de reduzir o teor de água de três a quatro vezes, em um dado traço de concreto, quando comparados a aditivos redutores de água normais.
Comparados aos aditivos redutores de água normais, quantidades relativamente grandes de superplastificantes de até 1% em massa de cimento, podem ser incorporadas às misturas de concreto sem causar exsudação excessiva e retardamento do tempo de pega, apesar da consistência ser da ordem de 200 a 250 mm de abatimento.
Comparada à redução de água de 5 a 10%, conseguida pelo emprego de plastificantes normais, a redução de água no intervalo de 20 a 25%, pode ser freqüentemente conseguida no concreto de referência, sem redução da consistência. O aumento nas propriedades mecânicas é geralmente proporcional à diminuição na relação água/cimento.
Tem importância especial na indústria de concreto pré-moldado, onde são requeridas resistências iniciais elevadas para uma reciclagem mais rápida das fôrmas.
6. MODIFICADORES DE PEGA
6.1. Nomenclatura e Composição
Além dos tipos de tensoativos já descritos, há um grande número de substâncias que podem ser empregadas como aditivos retardadores; por outro lado, existem substâncias que podem acelerar o tempo de pega e a velocidade de desenvolvimento da resistência nas primeiras idades. É interessante que, algumas substâncias agem como retardadores quando empregadas em pequenas quantidades,
...