Aditivos
Ensaios: Aditivos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laiscalmon • 8/8/2013 • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 962 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE NUTRIÇÃO
DEPTO. CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
DISCIPLINA: TOXICOLOGIA DOS ALIMENTOS
PROFa : Neuza Miranda
ROTEIRO PRÁTICA No. 2: ESTIMATIVA DA INGESTÃO DE ADITIVOS SELECIONADOS (CONSERVADORES) E METAIS TÓXICOS (CHUMBO E CÁDMIO) PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA
OBJETIVO GERAL: Estimar a ingestão de aditivos selecionados e contaminantes inorgânicos através dos alimentos de maior consumo pela população brasileira.
1. METODOLOGIA DE INGESTÃO DE ADITIVOS ALIMENTARES E CONTAMINANTES INORGÂNICOS:
1.1 CÁLCULO DA IDMT – INGESTÃO DIÁRIA MÁXIMA TEÓRICA
ADITIVOS ALIMENTARES – GRUPO DOS CONSERVADORES
1.1.1 NITRITO DE SÓDIO
1.1.2 ÁCIDO SÓRBICO
1.1.3 ÁCIDO BENZÓICO
1.1.4 SULFITO DE SÓDIO
• Relacionar a IDA do aditivo relacionado.
• Relacionar os limites máximos permitidos nos alimentos (LMP). Consultar a tabela de aditivos da ANVISA (verificar compêndio) com os limites máximos permitidos em alimentos dos aditivos a serem pesquisados. Na tabela os valores se encontram em g/100g, converter para ppm ou mg/kg, bastando multiplicar por 10.000.
• Calcular o consumo individual dos alimentos em grama/dia/habitante, para permitir o cálculo da ingestão dos aditivos (verificar a tabela do IBGE, 2008-2009). Nesse caso, converter os valores encontrados na tabela do IBGE (Kg/ano/habitante), para encontrar o consumo em grama/dia/habitante.
• Calcular a IDMT, de acordo com a seguinte formulação:
IDMT (Ingestão diária máxima teórica) = C X I, onde:
C= concentração a qual um não-nutriente está presente em um alimento, no caso o LMP dos aditivos a serem pesquisados.
I= quantidade ingerida do alimento durante um dia em gramas.
Exemplo: Supondo-se que um creme vegetal, foi ingerido pela população em um total de 9,024 Kg/dia e o limite máximo do aditivo BHA neste alimento é de 200 mg/kg, então a ingestão de BHA (aditivo antioxidante ) será:
IDMT = 200 X 9,024 IDMT = 1,8048 (mg/per capta)
• Calcular a soma de todos os alimentos com os cálculos parciais do IDMT
- No valor obtido acima, ou seja, a soma das IDMTs, comparar com a IDA (Ingestão Diária Aceitável) dos aditivos propostos para o trabalho. Para tal fim, dividir o resultado da soma por 60 kg (peso médio de um adulto países desenvolvidos) e 30 kg para crianças.
Ex.: Supondo que a soma da ingestão do BHA tenha sido de 10,207 mg/ dia/per capta, então se divide este valor por 60 kg 10,207 60 = 0,17 mg/ kg p.c.
A IDA estabelecida para o BHA é d e 0,5 mg/Kg p.c.. Então, temos que:
0,5 ----- 100 %
0,17 ---- X X = 34 %, ou seja, a população alcançou 34% da IDA do aditivo BHA, na dieta básica diária. Este valor assegura um baixo risco para este aditivo.
• CARACTERIZAÇÃO DO RISCO: COMPARAÇÃO DA IDA COM A IDMT PARA CADA ADITIVO
%IDA = IDMT X 100
--------------------------
IDA X peso corpóreo
OBS: Valores obtidos acima de 50% implicam em risco para o indivíduo, particularmente para os grupos vulneráveis da população, a exemplo das crianças.
1.2 CÁLCULO DA ISMT – INGESTÃO SEMANAL MÁXIMA TEÓRICA
CONTAMINANTES DIRETOS DE ALIMENTOS – CHUMBO E CÁDMIO
1.2.1 CHUMBO
1.2.2 CÁDMIO
• Relacionar a ISTP (ingestão semanal tolerável provisória) para os metais selecionados. Verificar a literatura.
• Relacionar os limites máximos permitidos nos alimentos (LMP). Consultar a tabela de contaminantes inorgânicos da ANVISA (verificar sítio) com os limites máximos permitidos em alimentos dos metais acima relacionados.
• Calcular o consumo individual dos alimentos em grama/semana/habitante, para permitir o cálculo da ingestão dos metais (verificar a tabela do IBGE, 2008-2009). Nesse caso, converter os valores encontrados na tabela do IBGE (Kg/ano/habitante), para encontrar o consumo em grama/semana/habitante.
• Calcular a ingestão semanal do CHUMBO e do CÁDMIO, de acordo com a seguinte formulação:
Ingestão semanal (ISE) = C X I
• Calcular a soma de todos os alimentos com os cálculos parciais das ISEs.
- No valor obtido acima, ou seja, a soma das ISEs, comparar com a ISTP (Ingestão Semanal Tolerável Provisória) dos metais propostos para o trabalho. Para tal fim, dividir o resultado da soma por 60 kg (peso médio de um adulto países desenvolvidos) e depois por 30 kg para crianças.
• CARACTERIZAÇÃO DO RISCO: COMPARAÇÃO DA ISE COM A ISTP PARA CADA METAL
%ISTP = ISEs X 100
-------------------------------
ISTP X peso corpóreo
ESTRUTURA
...