Avaliação das rotulagens e informações nutricionais dos pães integrais: fibras, sódio e adequação com a legislação vigente
Por: Jessica Gambarte • 3/5/2019 • Trabalho acadêmico • 388 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Avaliação das rotulagens e informações nutricionais dos pães integrais: fibras, sódio e adequação com a legislação vigente.
O presente artigo trata-se de um estudo de rotulagem nutricional de pães integrais. Com a globalização a população tem preferido consumir produtos industrializados pelo fato de serem mais práticos e rápidos. Esses alimentos, tem forte relações com o aumento de doenças crônicas não transmissíveis.
No estudo foram utilizados 30 pães integrais de diferentes marcas, os critérios de inclusão foram que as rotulagens possuíssem a expressão “pão integral”; constassem na Informação Nutricional, as quantidades de fibras e sódio; e que a porção fosse de 50g.
Observou-se que metade dos produtos não estava adequada à RDC nº 54/2012. os
rótulos que possuíam a farinha integral como primeiro ingrediente na informação nutricional obtiveram média maior de fibras, quando comparados com os rótulos que não possuíam a farinha integral como primeiro ingrediente.
Através da rotulagem, o consumidor deve ter acesso à informação correta sobre os alimentos que escolhe. Neste estudo, observou-se que 60% (n=30) das amostras não apresentavam a farinha integral como primeiro ingrediente na lista de ingredientes. com base na RDC nº 259,33 de setembro de 2002, esta estabelece o Regulamento
Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados, a qual refere: “todos os ingredientes devem constar em ordem decrescente, da respectiva proporção”. Sendo assim, pode-se verificar que um pão que se denomina integral, se não possuir farinha integral como primeiro ingrediente, não se estabelecerá como uma boa escolha alimentar.
Em 2005, o WGC implementou um selo para produtos com grãos integrais. O selo WGC é um símbolo de embalagem familiar que ajuda consumidores a escolher e comprar produtos integrais. As empresas que desejam utilizar o selo devem ser membros do WGC e devem apresentar informações sobre cada produto qualificado com o conselho. No presente estudo, encontrou-se uma média de sódio de 185,3mg (DP=54,5) na porção de 50g. A média encontrada no rótulo das amostras foi mais do que o dobro indicado como atributo “baixo”, o que demonstra ser mais um fator importante a ser observado no momento da escolha do produto a ser consumido.
Pode-se perceber diversas irregularidades em relação a rotulagem desses produtos analisados. Com isso fica evidente a necessidade de ser ter uma fiscalização quanto ao cumprimento das normas pois, a rotulagem nutricional é de suma importância para que o consumidor possa estar escolhendo o melhor alimento a ser consumido.
...