Cartilha infancia
Por: Patty Costa • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL PROF: MARIA AGUIAR TEIXEIRA.
PROFESSORA:TERESINHA DISCIPLINA FILOSOFIA.
ATIVIDADECOMPLEMENTARDE NOTA E CONTEÚDO. VALOR :1,5
RELATIVISMO CULTURAL.
COMPLETEOTEXTO E RESPONDA.
O relativismo cultural é uma teoria que implica a ideia de que é preciso compreender a diversidade cultural e respeitá-la, reconhecendo que todo sistema cultural tem uma coerência interna própria. Originalmente, a concepção de (1) tinha seu uso relacionado a um princípio operacional, metodológico. Assim pensado, o relativismo cultural é um instrumento metodológico fundamental para que o (2) realize, em culturas diferentes da sua, um trabalho antropológico sério, compreendendo que os traços culturais têm um significado e compõem o sistema cultural daquela sociedade ou grupo social. Os problemas começam quando o relativismo cultural é (3), absolutizado, e seu significado é deslocado desse princípio metodológico. Sua radicalização prevê, na maioria das vezes, o não contato entre povos diferentes e a ideia de que se ele ocorrer será, inexoravelmente, ruim, uma imposição cultural de um grupo sobre o outro. Assim, não é raro vermos posições extremadas quanto às possíveis (4) entre etnias indígenas, por exemplo, e grupos outros da sociedade envolvente. Elas são vistas como um tipo de intervenção que é necessariamente destrutiva e perigosa desses grupos em relação às etnias indígenas. Desse modo, uma possível relação dialógica entre etnias é obstruída com base na preservação (5) de uma pretensa pureza cultural. O relativismo passa a ser paralisante. Pensando no quadro de penúria e (6) em que se encontram os indígenas brasileiros, é importante pensar em como isso pode ser revertido e como revertê-lo. É fato que pensar na relação entre os grupos (7) brasileiros e quaisquer grupos nacionais como um povo que tem direitos e que são grupos sociais em dinamismo.leva-nos, imediatamente, a pensar no intenso processo de exploração a que foram submetidos em nossa história quando do contato que tiveram não só com os (8), mas, posteriormente, com outros grupos de interesse que representavam e representam uma forma de obtenção de lucros e vantagens. No entanto, a questão que se coloca é a de que seria justo e expressão de respeito aos direitos fundamentais das etnias indígenas, que, na (9) , esses povos pudessem, ao menos, usufruir dos (9)benefícios dos "civilizados" e ter acesso às condições fundamentais de (10).
1)Palavras-chave:
( )história presente ( )cidadania ( )colonizadores ( )indígenas ( )discriminação
( )relações ( )fantasiosa ( )radicalizado ( )pesquisador ( )relativismo cultural
2)Analisando o filme Apocalypto,projetado em sala de aula leia o fragmento do texto e analise a cultura Maia falando sobre a forma como se caracteriza e pode ser comparado com o filme a radicalização do relativismo cultural aconteceu? Justifique."Sua radicalização prevê, na maioria das vezes, o não contato entre povos diferentes e a ideia de que se ele ocorrer será, inexoravelmente, ruim, uma imposição cultural de um grupo sobre o outro.”
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