Cartilha Sobre Plantio De Eucalipto
Artigo: Cartilha Sobre Plantio De Eucalipto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gu_villela • 15/3/2013 • 3.712 Palavras (15 Páginas) • 1.072 Visualizações
FLORESTAS, O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI!
A floresta produz de madeira a água, de ar limpo a animais silvestres, de papel a turismo, de móveis a educação, de tecido a pizza, de tijolo a remédio, de chapa de fibra a quebra vento, de moradia a perfume. Além disso ajuda a seqüestrar carbono e mitigar o aquecimento global.
Em tudo isso a árvore participa e tudo isso dá dinheiro.
As florestas de São Paulo empregam para a sua produção e o beneficiamento da sua matéria prima quase 100 mil pessoas com um faturamento que ultrapassa os 15 bilhões de reais.
Essa é uma realidade que precisa ser conhecida, divulgada e ampliada.
O FLORESTAR que congrega o setor florestal de São Paulo se empenha na implantação das metas setoriais para os próximos 25 anos: plantar quatro MILHÕES DE HECTARES gerando um MILHÃO DE EMPREGOS no período.
Esses empregos fortalecerão o consumo regional, propiciarão novos investimentos, abrirão novos mercados, criarão novos produtos e usos e fixarão a população em seus locais de origem.
Todas as mais de 300 mil propriedades rurais do Estado possuem um cantinho onde se pode e se deve plantar floresta. E toda floresta, mais cedo ou mais tarde, vai produzir um benefício.
As oportunidades que se abrem para o produtor rural e outros ramos ligados ao setor para diversificarem as suas produções, seus serviços e aumentarem suas receitas são reais e ambientalmente adequadas.
São Paulo possui uma área de mais de 4 milhões de hectares cuja maior vocação é plantar florestas.
ENGº AGRº EDUARDO P. CASTANHO Fº
CONSELHEIRO DO FLORESTAR SÃO PAULO
PESQUISADOR CIENTÍFICO –IEA/ APTA/ SAA-SP
PLANTIO DO EUCALIPTO
Assim como você cultiva milho, mandioca, feijão e outros produtos, você poderá cultivar também uma floresta. Isto se faz em muitos países do mundo.
Se isso não for feito, será muito difícil continuar com agricultura, principalmente em regiões montanhosas.
Assim, numa programação de prazo mais longo, você não terá mais áreas esgotadas ou sem uso, e seus filhos e netos poderão continuar vivendo da lavoura.
Você terá também outra fonte de renda. A madeira está cada vez mais cara e seu preço vai subir muito mais. Quem for inteligente vai levar vantagem.
Você deve escolher uma espécie florestal que cresça rápido e que dê retorno econômico. Você pode, por exemplo, escolher o eucalipto.
O eucalipto é plantado, atualmente, em quase todo o mundo, por ser uma planta que possui espécies diversificadas e adaptáveis a várias condições de clima e solo. Para se ter uma idéia da diversificação das espécies, existem eucaliptos que se adaptam muito bem em regiões de temperatura de 350C e outros que suportam um frio de até 180C abaixo de zero.
A maioria das espécies plantadas no Brasil apresenta um crescimento rápido, produz grande quantidade de madeira e subprodutos e tem fácil adaptação.
Embora se diga que o eucalipto prospera nos mais variados climas e solos, como toda plantação, ele necessita de certos cuidados, principalmente de manejo para sua boa produção, desenvolvimento e adequação ambiental.
O eucalipto é considerado uma cultura recuperadora de solo. Por ter raízes profundas, ele busca, nas camadas inferiores do solo, nutrientes minerais que já estão fora do alcance de raízes superficiais.
Por esse motivo, o eucalipto pode controlar a erosão do solo e também ocupar áreas que são impróprias para a agricultura, além de reconstituir no longo prazo as reservas subterrâneas de água do solo. Além disso, serve de matéria-prima para diversas finalidades como marcenaria, apicultura, papel e celulose, energia, etc.
Dentre as principais espécies cultivadas recomenda-se:
• papel e celulose (grandis, saligna, urophylla).
• mourão para cerca (citriodora, robusta, globulus).
• pontalete para construção (citriodora, robusta, globulus).
• energético - lenha, carvão (grandis, urophylla, torililana).
• postes (citriodora, robusta, grandis).
Apresentamos, neste folheto, algumas instruções técnicas que podem ajudar, a você agricultor, no plantio de eucalipto.
VOCÊ PODE PRODUZIR SUAS MUDAS
Prepare a Terra
Retire terra de barrancos numa profundidade de aproximadamente 50cm e peneire, deixando-a livre de torrões.
Encha as Embalagens
Utilize sacos plásticos com 8 cm x 15 cm (ou semelhantes), com 4 ou mais furos na parte inferior ou tubetes.
Encha-os uniformemente com a terra peneirada, deixando-a compactada.
Faça a Semeadura
Organize os sacos plásticos ou tubetes, já cheios com terra,
em canteiros com 1 metro de largura, por 5 metros de
comprimento numa superfície plana, olocando um bem
encostado ao outro; no caso de tubetes utilize uma tela
para encaixá- los. .
Cerque os canteiros com tábuas, varas, tijolos ou mesmo terra;
Peneire uma camada fina de terra sobre os sacos plásticos ou tubetes, numa peneira de malha fina (fubá);
Dilua 150 g de adubo NPK 4-14-8 (ou parecido) em 8 litros d'água e aplique em cada m2 de canteiro;
Peneire novamente uma leve camada de terra, para isolar o adubo da semente;
Efetue a semeadura distribuindo de 3 a 5 sementes em cada saquinho;
Peneire novamente uma leve camada de terra fina.
Cobertura e Irrigação
Peneire uma camada
...