Controle de qualidade de técnicas realizadas nos laboratórios de parasitologia da secretaria municipal de Saúde do Município Salvador Bahia .
Por: cassia1276 • 4/10/2015 • Projeto de pesquisa • 753 Palavras (4 Páginas) • 955 Visualizações
Controle de qualidade de técnicas realizadas nos laboratórios de parasitologia da secretaria municipal de Saúde do Município Salvador Bahia .
As infecções por enteroparasitos estão entre os mais frequentes encontrados em todo o planeta onde são mais frequentes em países temperados. No mundo já são aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas infectados , sendo que no Brasil esta parasitose ainda encontra-se desseminada e com alta prevalência , sendo que 130 milhões de habitantes são acometidos por alguma espécie de parasito intestinal . O diagnostico clinico é acurado dos parasitos humanas e difícil por isso sempre deve ser buscado com exames laboratorias para o auxilio a diferenciação do agente etiológico . Os parasitos intestinais e do sangue a demostração morfológica do estagio de diagnostico e é o principal meio para se estabelecer uma diagnose diferencial e definitiva . As parasitoses intestinais são mais diagnosticados pelo exame de fezes ,embora outros matérias como urina , escarro secreção , urogenitais , aspirados tecidos , conteúdo duodenal e espécimes obtidos por biopsia onde possam ser utilizadas para a identificação de certas espécie. A identificação mais segura e correta de um parasito depende de critérios morfológicos , apesar da existência de vários métodos quantitativos e qualitativos. Participam seis laboratórios de analises clinicas situados no município de salvador . Nos seis laboratórios pesquisados observa-se que a técnica mais utilizada foram: sedimentação espontânea seguida de sedimentação por centrifugação e três laboratórios a técnica de Baemann .
...