ESTÁGIO DE ANÁLISE CLÍNICA II
Por: abraaogabriel • 24/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.856 Palavras (12 Páginas) • 659 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
(HEMOCENTRO / ANÁLISES CLÍNICAS)
São Gonçalo
2016
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
(HEMOCENTRO / ANÁLISES CLÍNICAS)
Relatório apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Farmácia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos de avaliação do curso.
Professor Responsável: Rodrigo Tornioni
São Gonçalo
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................ 04
2. OBJETIVO .............................................................................. 05
3. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ............................ 06
3.1 ROTINA DE LABORATÓRIO ............................................... 06
4. HEMATOLOGIA .................................................................... 07
4.1 VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO (VHS) ........... 08
4.2 TESTE DE COAGULAÇÃO .............................................. 08/09
4.3. BIOQUÍMICA ........................................................................ 09
4.4 GASOMETRIA E ELETRÓLITOS ......................................... 10
4.5. TROPONINA ........................................................................ 10
4.6. URINÁLISE ....................................................... 10/11/12/13/14
5. CONCLUSÃO ......................................................................... 15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................... 16
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, a área de Análises Clínicas é a segunda maior área de atuação do farmacêutico, de onde deriva o importante papel no diagnóstico clínico, bem como a pesquisa de novas tecnologias de diagnóstico e na área de hemoderivados. (1)
As atividades desenvolvidas pelo laboratório de análises clínicas são importantes para auxiliar na detecção de patologias e condições fisiopatológicas através de exames em materiais biológicos (sangue, urina, fezes, escarro, fluido orgânico). (2)
O farmacêutico analista clínico poderá assumir a responsabilidade técnica de todo o laboratório. Para assumir a responsabilidade técnica de um laboratório clínico, o farmacêutico precisa ter a clareza do seu papel como gestor. É necessário estar comprometido constantemente com a excelência, buscando novas metodologias e conhecendo os mais recentes equipamentos e processos de automação. O Responsável Técnico (RT) também não pode deixar de se preocupar com o treinamento e educação continuada da equipe em todas as fases do processo, desde a coleta do material até a entrega do resultado. É preciso, ainda, conhecer os interferentes analíticos. (3)
A área de análises clínicas é bastante ampla, podendo ser divido em setores dentre eles a hematologia clínica, bioquímica clínica, urinálise e parasitologia clínica. (4)
A Hematologia Clínica tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças. Estuda seus elementos figurados como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, o linfonodo e o baço.
Existem várias doenças relacionadas ao sangue. As mais conhecidas são a anemia, hemofilia e a leucemia. A anemia é uma patologia presente principalmente entre pessoas carentes de determinados nutrientes. Há também doenças com origens genéticas e também as causadas por alguns medicamentos. O exame mais conhecido do ramo da Hematologia é o Hemograma, que tem grande importância como medidor de infecções e de outras doenças. (5)
2. OBJETIVO
Este relatório foi apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Farmácia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos de avaliação do curso, a ser apresentado ao orientador Prof. Rodrigo Tonioni.
3. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
O relatório do estágio propõe informações rotineiras de como aprendemos e de como desenvolvemos o que foi treinado no Hospital Geral do Ingá, localizado na Rua Presidente Pedreira nº 26 no bairro do Ingá, na cidade de Niterói – RJ. Tendo como supervisor Leandro Vieira. O laboratório clínico deve assegurar que os resultados produzidos reflitam, de forma fiel e consistente a situação clínica apresentada pelo paciente, desempenhando papel fundamental no suporte as decisões médicas.
3.1 ROTINAS DE LABORATÓRIO
Para que se iniciem as atividades no laboratório é necessário que os profissionais, tanto os que fazem a coleta de material, quanto os que fazem a análise deste, estejam devidamente equipados, trajados com jaleco de manga longa e na cor branca, máscara, luvas de procedimentos e óculos (EPI’s). Após isso verifica as condições de higiene do ambiente,
...