Ed de farmacologia
Por: MARIRAFA • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 932 Palavras (4 Páginas) • 2.439 Visualizações
Um paciente em tratamento com omeprazol (medicamento que reduz hiper-acidez estomacal) terá que iniciar um novo tratamento no qual receberá regularmente doses usuais de varfarina (anticoagulante), com o objetivo de evitar eventos como trombose. Sabendo-se que o omeprazol é forte inibidor das três isoenzimas CYP450 responsáveis pela metabolização do anticoagulante (que resulta em inativação do mesmo), quais poderão ser as conseqüências para o paciente?
I) poderá ocorrer uma diminuição significativa do efeito anticoagulante da varfarina, aumentando o risco de trombose no paciente
II) talvez haja necessidade de aumentar a dose da varfarina com o intuito de obter o efeito terapêutico com a intensidade necessária.
III) poderá ser necessário um ajuste diminuindo a dose de varfarina para evitar um quadro de toxicidade, nesse caso caracterizado por hemorragias espontâneas
Está(ão) correta(s):
A
I
B
II
C
III
D
I e II
E
II e III
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: C.
O Brasil está entre os países frequentemente repreendidos pela OMS pelas baixas taxas de uso de morfina devido aos temores dos profissionais da saúde em relação a essa classe de medicamentos. A dor precisa ser tratada adequadamente e conceitos precisam ser desmistificados, tais como:
I) Depressão respiratória pode ocorrer, mas é rara em pacientes que não tenham DPOC ou doença terminal e o uso de doses adequadas diminui o risco.
II) Certamente todos os pacientes desenvolverão dependência física, independente das doses, sendo que o monitoramento deverá ser feito pelo médico.
III) Constipação ocorre mais frequentemente sendo um efeito dose-dependente. Previne-se pelo aumento da ingestão de fibras e de líquidos, e se necessário o uso de laxativos como metilcelulose.
Está(ão) correta(s):
A
I
B
II
C
III
D
I e II
E
I e III
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: E.
“O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai começar a produzir, daqui a três anos, o medicamento dicloridrato de pramipexol, usado no tratamento do mal de Parkinson. O remédio, distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisa atualmente ser importado do laboratório alemão Boehringer Ingelheim, pelo Brasil. Cerca de 20 mil pacientes são tratados com o dicloridrato de pramipexol, mas estima-se que 200 mil pessoas sofram de Parkinson no país. A redução nos custos poderá ampliar o acesso [da população a medicamentos], aumentando a oferta desse próprio medicamento ou utilizando o recurso economizado para incluir novos medicamentos na lista e ofertá-los à população”, Agência Brasil 15/03/2013. http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-15/brasil-vai-comecar-produzir-remedio-contra-mal-de-parkinson-no-prazo-de-tres-anos. Em relação aos efeitos desse medicamento é correto afirmar que:
A
promove aumento na produção de dopamina, reduzindo assim os tremores em repouso
B
bloqueio de receptores de dopamina, especialmente os do tipo D2 na região subcortical
C
aumento da atividade colinérgica na região da substância nigra
D
agonista de receptores de dopamina
E
inibidor irreversível da MAO-B
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: D.
Um rapaz de 22 anos começou a apresentar mudanças comportamentais importantes, caracterizadas por crises de hiper-agressividade e situações onde relata ouvir vozes que o avisam sobre situações do seu dia a dia, sendo diagnosticado como esquizofrênico. Em relação ao tratamento leia as frases a seguir:
I) Clorpromazina é um antipsicótico típico (1ª. Geração) e apresenta como efeitos adversos constipação, sedação e tremores
II) A clozapina é um antipsicótico atípico (2ª. Geração) e causa menos efeitos adversos parkinsonianos (tremores)
III) Haloperidol é um antipsicótico típico do tipo incisivo, reduz significativamente as alucinações causando menos sedação que a clorpromazina
IV) Os antipsicóticos atípicos, de segunda geração como a clozapina apresentam muito mais efeitos adversos que os típicos
Estão corretas:
A
I e II
B
II e III
C
III e IV
D
I, II e III
E
II, III e IV
Você
...