FACULDADE SÃO FRANCISCO DO CEARÁ CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
Por: Joana Paula Araujo • 3/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.661 Palavras (7 Páginas) • 365 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE SÃO FRANCISCO DO CEARÁ
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
DOCENTE: ANA CRISTINA SILVA DE MIRANDA
JOANA PAULA BEZERRA DE ARAÚJO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: VIVÊNCIA I
IGUATU – CE
2019
[pic 2]
Relatório das Atividades de Estágio – RAE I
Aluno Estagiário |
JOANA PAULA BEZERRA DE ARAÚJO |
Área Temática do Estágio: |
CAF – CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO |
Supervisor Técnico: |
FRANCISCO ADRIANO PEREIRA SARAIVA |
Supervisor docente: |
ANA CRISTINA SILVA DE MIRANDA |
Período letivo: |
2019.1 |
Iguatu
2019
APRESENTAÇÃO
Apresentar:
- A área selecionada para estagiar;
A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) foi campo escolhido pela docente e supervisora Ana Cristina Silva de Miranda.
Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) tem como principal atividade garantir o fornecimento adequado das medicações, para que as unidades de saúde e seus respectivos programas atendam as prescrições realizadas nas consultas médicas e nas campanhas de prevenção. Têm como atribuições o controle sobre aquisição e a dispensação dos medicamentos, adquiridos pelo município através de recursos das três esferas de governo. Devendo sempre garantir a integridade e a conservação dos produtos armazenados, que vai desde a recepção até a dispensação, respeitando os prazos e validades dos mesmos.
- Objetivo do estágio
Atuar nas funções Farmacêuticas na Farmácia Central do Município de Iguatu
- Objetivo específicos
Avaliar e revisar as prescrições médicas;
Efetuar a dispensação de medicamentos;
Prestar atenção farmacêutica aos pacientes que procuram a unidade
- Tempo de duração do estágio;
O estágio teve uma jornada de atividades de 20 horas, em horário entre 13h às 17h.
- Motivo de seleção do estágio.
Cumprir carga horária do Estágio de Vivência I, do Curso de Farmácia da Faculdade São Francisco do Ceará – FASC.
Sumário
Parte 1: Cenário do Estágio
Apresentar:
- Caracterização do local;
Atualmente a CAF está localizada à rua 13 de Maio, 1100 Iguatu-Ce. Local de fácil acesso, não dispõe de instalações própria, não possui placa de identificação externa visível por meio de nome e logotipo. O ambiente é amplo, climatizado, seu espaço interno é independente, o acesso para o interior da farmácia se dar por uma porta que fica fechada. O atendimento entre funcionário e paciente é intermediado, separado por balcões, os pacientes não tem acesso ao interior da farmácia, ela possui uma recepção com bancos para melhor acomodar o paciente. A farmácia central possui quatro computadores, várias prateleiras, mesas, cadeiras, armários fechados e duas geladeiras exclusiva para medicamentos que necessitam de condições climáticas menores que o ambiente e um sistema informatizado para dispensação e controle de medicamentos.
- Principais produtos e serviços;
A CAF atua em diversas atividades, tais como: seleção, aquisição, programação, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos, visando uso racional de medicamentos.
receber, armazenar (estocar), controlar o estoque e distribuir os medicamentos
- Estrutura organizacional.
A equipe é composta por um farmacêutico e quatro técnicos.
Parte 2: Relato de Experiência
Iniciou-se o estágio no dia 24 perdurando-se até o dia 30 de abril de 2019. Inicialmente o local foi apresentado pela preceptora, Ana Cristina, enfatizando a função da CAF, que é responsável por distribuir medicamentos para todo o município.
Os medicamentos são separados e organizados em prateleiras por classe de fármacos, na seguinte ordem: anti-hipertensivos, cardiovascular, antiparasitários, AINES, corticoides, sistema respiratório, digestivo, suplementos, saúde do homem, tireoide e insumos como, soro. Os medicamentos de saída diária, ficam estocados e fracionados em caixinhas devidamente identificadas com o nome de referência.
A Farmácia Central é dividida em duas partes: Atenção Básica e Atenção Especializada. Na Atenção Farmacêutica, as funcionárias Graciely Alves Brasil e Maria José de Abreu Araújo, realizam a dispensação de medicamentos. A Atenção Especializada é apenas para cadastros autorizados. Os funcionários Bruno Marcelino dos Santos e Graciela Lêdo de Oliveira fazem parte do elenco Especializado HORUS e Atenção secundária, realizam o cadastro pessoal do paciente para dar entrada ao processo de Alto Custo e dispensam o medicamento em data previamente agendada e informada ao paciente. No ato da dispensação de insulina, o paciente deve levar um isopor com gelo para transportar ate a sua residência afim de manter as características da mesma intacta.
Durante o período programado do Estágio foi realizada diversas atividades. No primeiro dia, foi apresentado o funcionamento da Farmácia Central, os tipos de receituários, o sistema G-SEA, que é integrado com o Cartão Nacional de Saúde, onde através dos dados do paciente, acusa o atendimento proveniente de outras unidades, controla a entrada e saída dos medicamentos. Após isso, teve-se o primeiro contato com o paciente, solicitando-lhe o receituário médico para verificar o tipo de medicamento, a validade da receita, se é de uso contínuo ou não, a posologia, dados do médico, a via de administração e se tem no estoque.
...