FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Por: João joao Joao • 20/4/2020 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DIOGENES MIRANDA RIBEIRO
RESENHA CRÍTICA
CAJAZEIRAS – PB
ABRIL/2020
DIOGENES MIRANDA RIBEIRO
RESENHA CRÍTICA
INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DE MASSA: SIMETRIA OU ASSIMETRIA, IDEOLOGIA OU CULTURA?
É sabido que os meios de comunicação exercem forte efeito sobre as escolhas dos indivíduos, bem como na formação de seus valores morais e sociais. Nesse contexto, é importante analisar a correlação existente entre a Indústria Cultural, conceito desenvolvido por Theodor Adorno e Marx Horkheimer na obra intitulada A dialética do Iluminismo, e sua influência no fortalecimento do capitalismo de forma a maquiar seus efeitos destrutivos. Além disso, é válido analisar também a relação entre a indústria cultural e a cultura de massa.
A indústria cultural é a responsável por transformar a cultura em mercadoria, fazendo com que, assim, a produção cultural direcione-se acima de tudo para o consumo, perdendo na maioria das vezes o seu poder de levar as pessoas à reflexão e à aquisição de conhecimento. Dessa forma, o capitalismo age de modo a formar a consciência dos indivíduos objetivando um pensamento em massa, de maneira que a grande parte da população tenha os mesmos gostos e se sinta “por dentro” do que está acontecendo no momento no mundo, mesmo que as diferenças de classe sejam tão grandes e urgentes.
Assim, é perceptível que as diversas esferas sociais que antes exerciam papel fundamental na socialização, como a família, a escola e a religião, têm cada vez menor caráter influenciador, já a mídia, com sua onipotência, padroniza valores e dita regras cada vez mais. O conceito de anomia, ou seja, ausência de valores, de Emile Durkheim, fica claro quando aplicado à esfera escolar, ambiente no qual não prepondera mais o respeito entre professores e alunos, havendo, assim, uma perda de capacidade de socialização da escola nos dias atuais.
A comunicação de massa é toda cultura veiculada por meios de comunicação de massa como, por exemplo, a televisão e o rádio, e direcionada para ser consumida por toda a população, de forma que essa produção cultural atenda a uma ordem econômica. Há, assim, a repressão das demais formas de cultura, pois o objetivo central da cultura de massa é justamente padronizar valores, gostos e tradições. Dessa forma, perpetua-se a manutenção do domínio das classes mais abastadas sobre a grande maioria da sociedade, menos abastada.
A televisão, apesar de ter papel importante na reflexão dos indivíduos, é um dos principais instrumentos da transmissão da cultura de massa no Brasil, tendo em vista que aquilo que é por ela apresentado é tomado como verdade absoluta para muitas pessoas, sobretudo as analfabetas ou com menor grau de escolaridade e que não tenham acesso a outras fontes de informação. Assim, é um meio de comunicação ditador de regras, valores, estilos e costumes. Há através desse meio, ainda, o consumo de conteúdo inadequado para a faixa etária por crianças e adolescentes, fato esse que leva a uma grande revolução na forma de pensar e agir desses públicos e a sua consequente massificação.
...