FARMÁCIA CLÍNICA: ANÁLISE DE INDICADORES DO PROTOCOLO DE DOR TORÁCICA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Por: Danielle Catharina • 2/9/2016 • Artigo • 941 Palavras (4 Páginas) • 637 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR
FARMÁCIA CLÍNICA: ANÁLISE DE INDICADORES DO PROTOCOLO DE DOR TORÁCICA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Aluna: Danielle Santa Catharina Barbosa
Foz do Iguaçu – PR
2015
DANIELLE SANTA CATHARINA BARBOSA
FARMÁCIA CLÍNICA: ANÁLISE DE INDICADORES DO PROTOCOLO DE DOR TORÁCICA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
Projeto de Pesquisa apresentado como conclusão de curso, do Curso de Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar do Centro Universitário Internacional - Uninter.
Foz do Iguaçu – PR
2015
SUMÁRIO
1. TEMA
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. PROBLEMATIZAÇÃO
4. JUSTIFICATIVA
5. OBJETIVO GERAL
5.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS
6. REFERENCIAL TEÓRICO
7. METODOLOGIA
7.1 CRONOGRAMA DO PROJETO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TEMA
Farmácia Clínica: Análise de indicadores do protocolo de dor torácica na região oeste do Paraná.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Pesquisador Responsável: Danielle Santa Catharina.
Coordenadoras da Pesquisa: Fabiola Zat Schuviecerski, Lais Carlessi Zanette, Criskelly Silva.
Local da Pesquisa: Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Período de Duração: O projeto terá duração de novembro à fevereiro de 2016. Os dados a serem coletados serão de 2013 a 2015.
PROBLEMATIZAÇÃO
O atendimento do protocolo de dor torácica é realizado em todos os pacientes que dão entrada no hospital?
A receptividade do corpo clínico na presença de um profissional farmacêutico é bem vista na avaliação das prescrições no protocolo de dor torácica?
JUSTIFICATIVA
O protocolo de dor torácica é um procedimento institucional realizado para todos os pacientes que dão entrada no hospital através do protocolo de dor torácica. Portanto, acredita-se que o profissional farmacêutico deve garantir uma análise de prescrição junto ao profissional médico interagindo e garantindo a adesão adequada ao tratamento do paciente.
OBJETIVO GERAL
Elaborar estudo descritivo transversal da análise indicadores do protocolo de dor torácica através da assistência farmacêutica obtidos na região Oeste do Paraná.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Analisar indicadores de intervenção farmacêutica/ score de risco/ validação de prescrição médica.
REFERENCIAL TEÓRICO
O Protocolo de dor torácica é uma ferramenta essencial de suporte à tomada de decisões em qualquer instituição de saúde para a identificação cerca de 25% dos portadores de síndrome coronária aguda (SCA) / doença arterial coronariana (DAC) que seriam liberados sem diagnóstico correto. Os procedimentos a serem tomados partem da utilização do protocolo estabelecido para a realidade do local. (MARTINS et al.,2011).
Com as sistematizações estratégicas da equipe multidisciplinar, é possível realizar diagnósticos e/ou prescrever terapêuticas, mais eficazes. Essas condutas, trazem um grande benefício para a prática médica emergencial no manejo de pacientes com dor torácica, e em casos previamente observados, podem resultar em um instrumento poderoso e eficiente para otimização da qualidade e diminuição de custos financeiros para o hospital, pois em casos de uma prescrição correta será atribuído um tratamento adequado para aquele paciente tornando assim um beneficio tanto para o paciente quanto para o hospital (VOLSCHAN et al., 2002).
Segundo SANTOS (2012) a participação de profissionais farmacêuticos em protocolos clínicos demonstra a consolidação e evolução da prática da farmácia clínica, baseada em informações provenientes de literatura científica, resultando em maior credibilidade das intervenções junto à equipe multidisciplinar, além de promover vantagens econômico-administrativas. Os indicadores específicos têm como objetivo aumentar a eficiência do tratamento farmacológico correto minimizando os erros de prescrições e escolha terapêutica.
METODOLOGIA
Estudo descritivo, transversal, da análise de indicadores específicos do protocolo de dor torácica do Oeste do Paraná. A investigação será realizada no período de janeiro de 2013 a outubro de 2015.
Será solicitado ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti referência em cardiologia na cidade de Foz do Iguaçu-Paraná, para fornecer os indicadores específicos das prescrições médicas através da farmácia clínica. Será construída uma lista de indicadores específicos cujos os indicadores serão retirados através da farmácia clínica por meio do protocolo de dor torácica para se analisar a modificação, a inserção, a substituição e até mesmo a retiradas de medicamentos prescritos para os pacientes por profissionais médicos.
...