FERMENTAÇÃO ACÉTICA/ COMO TITULAR O ACIDO ACÉTICO
Por: carlosfarma123 • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDONIA-IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES- FAAR
[pic 1]
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA MACHADO
FERMENTAÇÃO ACÉTICA/ COMO TITULAR O ACIDO ACÉTICO
ARIQUEMES
2017
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA MACHADO
FERMENTAÇÃO ACÉTICA/ COMO TITULAR O ACIDO ACÉTICO
Relatório de aula prática 1- apresentado ao curso de Bacharelado em Farmácia das Faculdades Associadas de Ariquemes-FAAr, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Biotecnologia. Professor Gergeano Dantas Maciel.
ARIQUEMES
2017
INTRODUÇÃO
Estima-se a concentração de ácido acético presente no vinagre por titulação ácido-base (volumetria), com fenolftaleína como indicador. Nos laboratórios de Química, a titulação se realiza com material especializado, tal como pipetas, buretas e soluções-padrão. Tais materiais dificilmente estão disponíveis, por isso, simplificamos o procedimento. Além de utilizar uma solução de NaOH sem padronizar, substituímos as pipetas por seringas de 1 ml, as buretas, por seringas de 10 ml e os frascos de Erlenmeyer, por copos plásticos de café. Cada grupo de alunos recebe seu material, tornando-se responsáveis pela limpeza e conservação do mesmo. As seringas não precisam de agulha; ao terminar o trabalho, o material deve ser desmontado, limpo e guardado. Adiciona-se a um volume conhecido de vinagre (V = 1 ml) uma gota de fenolftaleína, um indicador de pH, incolor em meio ácido e rosa fúcsia em meio básico. A seguir, deixa-se cair lentamente, gota a gota, uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração conhecida CNaOH = 0,66%. Chegará um momento em que todo o ácido acético (CH3COOH) do vinagre terá sido neutralizado pelo NaOH da solução. Esse momento é facilmente identificável. Ao adicionarmos uma gota a mais da solução de NaOH, o pH varia bruscamente e o indicador muda de cor. Isto é visível mesmo em vinagres do tipo tinto. O volume V’ da solução de NaOH necessário para chegar ao ponto de equivalência é igual à concentração de ácido acético na amostra de vinagre. Por exemplo, se precisamos deixar cair 4 ml de uma solução de NaOH 0,66% para chegar ao ponto de equivalência, isso significa que a concentração de ácido acético no vinagre é de 4%.
- OBJETIVOS
Em muitos países a legislação determina que um produto só pode ser chamado de vinagre quando resulta de uma fermentação e apresenta uma concentração de ácido acético superior a 4%. Nesta atividade mediremos a concentração de ácido acético do vinagre ultilizando um método simplificado de titulação volumétrica.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Estima-se a concentração de ácido acético presente no vinagre por titulação ácido-base (volumetria), com fenalftaleína como indicador. Nos laboratórios de Quimica, a titulação se realiza com material especializado, tal como pipetas, buretas e soluções padrão. Tais materiais dificilmente estão disponíveis, por isso, simplificamos o procedimento.
Além de ulilizar uma solução de NaoH sem padronizar,substituímos as pipetas por plásticos de café, Cada grupo de alunos recebe seu material, tornando-se responsáveis pela limpeza e conservação do mesmo. As seringas não precisam de agulha; ao terminar o trabalho, o material deve ser desmontado, limpo e aguardado. Adicona-se um volume conhecido como vinagre ( V= 1 ml ) uma gota de fenolftaleína, um indicador de pH, incolor em meio ácido e rosa fúcsia em meio básico. A seguir, deixa-se cair lentamente, gota a gota, uma solução de hidróxido de sódio ( NaoH ) de concentração conhecida CNaOH= 0,66%.
Chegará um momento em eu todo o ácido acético ( CH3COOH ) do vinagre terá sido neutralizado pelo NaOH da solução. Esse momento é facilmente identificável. Ao adicionarmos uma gota a mais da solução de NaOH, o Ph varia bruscamente e o indicador muda de cor. Isto é visível mesmo em vinagres do tipo tinto. O volume V da solução de NaOH necessário para chegar ao ponto de equivalência é igual a concentração de ácido acético na amostra de vinagre é de 4%. Isto porque, no ponto de equivalência, o numero de mols de NaOH é igual ao número de moles de CH3COOH. Sabendo que a massa de 1 mol de CH3COOK é de 60 g e que a de 1 mol de NaOH é de 40 g, podemos calcular o número de moles de cada substância: N0 de moles de CH3COOH = massa CH3COOH / 60 = Volume da sol. De CH3COOH x Concentração NaOH / 40.
No ponto de equivalência, como ambos valores são iguais, escrevemos que:
Vol. Da Sol. De CH3COOH x Concentração CH3COOH x concentração CH3OOH / 60 = Vol. Da sol. De NaOH x Concentração NaOH.
Como volume CH3COOH = 1 ml, então:
Concentração CH3COOH / 60 ml Vol. Da solução de NaOH x Concentração NaOH / Concentração CH3COOH x 0,66 = Volume da Sol. NaOH x Concentração NaOH.
Se o valor da Concentração NaOH for 0,66%, então;
Concentração CH3COOH = Volume da sol. De NaOH necessário para atingir o ponto de equivalência para estabelecer o valor da Concentração CH3COOH %.
...