Fitoterápico no Brasil e no Mundo
Por: Solange Ferreira da Silva • 11/6/2021 • Relatório de pesquisa • 592 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
FITOTERÁPICO E PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL E NO MUNDO
Manaus, AM
2021
FITOTERÁPICO E PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL E NO MUNDO
A utilização de plantas medicinais para a cura e o tratamento de doenças surge com as descobertas das propriedades curativas presentes em determinados vegetais. Essa prática está presente na humanidade desde os primórdios, e continua a ser utilizada nos dias de hoje através dos ensinamentos transmitidos de geração para geração. No Brasil essa influência vem de culturas indígenas, tradições africanas, e europeia.
Com o passar do tempo as propriedades curativas dos vegetais foram sendo cada vez mais descobertas e utilizadas. O uso incorreto de plantas medicinais e fitoterápicos pode ocasionar problemas à saúde, portanto, faz-se necessário o acompanhamento de um profissional da área, para orientar a maneira correta de utilização do determinado medicamento, a fim de garantir a eficácia do tratamento. A orientação para uma utilização adequada, sem perda da efetividade dos princípios ativos localizados nas plantas e sem riscos de intoxicações por uso inadequado é fundamental, o crescimento do trabalho desenvolvido com plantas medicinais e fitoterápicos se apresenta como uma alternativa à referência biomédica de saúde.
A utilização desses medicamentos é cada vez maior, devido ao fácil acesso, custo benefício e por se tratarem de matérias primas naturais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80% da população dos países em desenvolvimento utilizam práticas tradicionais nos seus cuidados básicos de saúde e 85% usam plantas medicinais ou preparações destas. Desde então, a OMS tem expressado a sua posição a respeito da necessidade de valorizar a utilização de plantas medicinais no âmbito sanitário e na atenção básica à saúde. A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que tem como função proteger a saúde da população garantindo a segurança necessária de produtos e serviços, através da RDC n°48 de 16 de março de 2004, normatizou o registro de medicamentos fitoterápicos
As plantas medicinais e fitoterápicos são grandes aliados para tratamentos diversos, no entanto o número de medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais regulamentadas são pequenas perto da diversidade de espécies que existe em solo brasileiro, o Brasil detém a maior parcela da bioversidade mundial. Nas duas últimas décadas e seguindo tendências mundiais, o Brasil voltou a valorizar sua flora como fonte inestimável de novas moléculas com atividade biológica e medicamentos fitoterápicos. Atualmente, as plantas medicinais e os fitoterápicos não são mais considerados apenas terapia alternativa, mas uma forma sistêmica e racional de compreender e abordar os fenômenos envolvidos nas questões da saúde e da qualidade de vida
Alguns estados e municípios brasileiros vêm realizando a implantação de Programas de Fitoterapia na atenção primária, com o intuito de suprir as carências medicamentosas de suas comunidades. E muitos desses programas estão sendo desenvolvidos no sistema de saúde vinculados ao Programa Saúde da Família, visando a eficácia e o baixo custo operacional da utilização de plantas medicinais nos programas de atenção primária à saúde, pode-se considerar uma integrativa terapêutica muito útil e importante. A facilidade para adquirir essas plantas e a compatibilidade cultural são fatores de extrema relevância para o progresso dessa medicina.
...