O Consumo de Benzodiazepínicos
Artigo: O Consumo de Benzodiazepínicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gustavo86 • 19/5/2014 • Artigo • 327 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
Os benzodiazepínicos são drogas ansiolíticas utilizadas no mundo todo. Seu principal efeito é tranquilizar a pessoa estressada, tensa e ansiosa.
Os benzodiazepínicos são medicamentos prescritos como sedativos, hipnóticos, ansiolíticos, relaxantes musculares ou anticonvulsivantes.
Esses medicamentos só podem ser vendidos com receita especial (azul), pois são remédios controlados e causam dependência.
O Consumo de Benzodiazepínicos é controlado no Brasil através de sua comercialização e prescrição, incluído na Portaria SVS/MS 344, de 12 de maio de 1999, mesmo sendo proibida a venda do mesmo sem receita, ainda existem profissionais que acabam vendendo sem a apresentação da receita, rasurando e adulterando as datas das receitas vencidas.
Não pode se esquecer de que esses medicamentos devem ser esclarecidos para o paciente cliente que seus efeitos colaterais (como a diminuição da atividade psicomotora), suas interações com outras drogas (como o álcool) e a possibilidade de desenvolver tolerância e dependência.
Nem sempre os efeitos são esclarecidos pelo o profissional da saúde como médico, enfermeiros e farmacêuticos. E é cada vez maior o número de médicos que prescrevem os benzodiazepínicos. Atualmente existem mais de 100 remédios no Brasil.
Os benzodiazepínicos agem sobre o sistema nervoso central e seus efeitos farmacológicos consistem na redução da ansiedade e agressão, na sedação e indução do sono, na redução do tônus muscular e coordenação, além de ter um efeito anticonvulsivante. Entretanto, esse grupo de substâncias causa também efeitos indesejados, como a toxicidade aguda.
Mesmo sendo administrado em doses terapêuticas pode causar dependência, usados acima de seis meses e quando interrompido, o que pode causar efeitos de abstinência, tais como irritabilidade, insônia excessiva, sudorese, dor pelo corpo todo, podendo, nos casos extremos, causar convulsões. É indispensável o acompanhamento de um profissional especializado.
Estamos vivendo hoje em um mundo que é proibido sofrer, qualquer tristeza já é uma depressão, onde o uso do medicamento controlado é uma das saídas e traz uma falsa felicidade.
Os benzodiazepínicos trazem alivio, mas o deve ser consumido com cautela.
Mas o seu uso indiscriminado pode trazer mais problemas do que soluções.
...