O Estudo de Caso
Por: 508092019 • 14/10/2020 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Substituir Propranolol por Atenolol – Interação do atenolol com salbutamol, o atenolol pode diminuir as atividades broncodilatadoras do salbutamol.
Bloqueador beta-adrenérgico cardiosseletivo que possui propriedades e potência semelhantes ao propranolol, mas sem efeito inotrópico negativo.
Indicações para o manejo da hipertensão e do manejo a longo prazo de pacientes com angina de peito. Mecanismo de ação como o meloprol, o atenolol compete com os neurotransmissores simpatomiméticos, como as atecolaminas, pela ligação aos receptores beta (1) – adrenérgicos no coração e no músculo liso vascular, inibindo a estimulação simpática. Isso resulta em uma redução na frequência cardíaca de repouso, débito cardíaco, pressão arterial sistólica e diastólica e hipotensão ortostática reflexa. Doses mais altas de atenolol também bloqueiam competitivamente as respostas beta (2) – adrenérgicas nos músculos brônquicos e vasculares lisos.
Quadro da avaliação
Medicamento – Propranolol
Ele não é indicado para a paciente já que a mesma apresenta quadro de Asma e faz uso de Salbutamol.
Não é efetivo para o caso da paciente já que ele é o protótipo do fármaco B bloqueadors não seletivos el atua nos receptores B1 e B2 sendo contraindicados para pacientes asmáticos.
É seguro?
Tem posologia e duração adequadas? Sim, para o caso do fármaco ser indicado a essa paciente.
É administrado corretamente? No caso da paciente a mesma confessa que as vezes esquece de tomar a medicação principalmente no horário de trabalho.
Tem interação relevante? Tem interação relevante com o salbutamol, onde broncodilatadores agonistas beta-adrenérgicos: os bloqueadores betadrenérgicos não cardiosseletivos b1 e b2 opõem se aos efeitos de broncodilatação dos broncodilatadores agonistas beta-adrenérgicos, a propranolol é contraindicado em doentes com Asma.
Ele agrava problemas de saúde como a hipertensão e Asma.
Está em duplicidade?
É financeiramente viável? Sim, medicamento de baixo custo.
Omeprazol
Ele é indicado? Sim para a paciente no tratamento da queixa de queimação no estomago.
É efetivo? Sim, desde que seja administrado corretamente.
É seguro?
Tem posologia e duração adequada? A posologia adotada pela paciente está correta em partes já que o fármaco deve ser administrado 1x ao dia em horário específico sendo pela manhã em Jejum. Fazendo o tratamento de 30 dias consecutivos.
É administrado corretamente? A mesma não está administrando corretamente tomando sem horário específico.
Tem interação relevante? O metabolismo do propranolol pode ser diminuído quando combinado com omeprazol.
Agrava problemas de saúde? O omeprazol junto ao propranolol sim, pode agravar a hipertensão.
Está em duplicidade?
É financeiramente viável? Fármaco de fácil acesso financeiramente viável.
...