O RELATÓRIO DE ESTÁGIO FARMÁCIA BÁSICA
Por: marina.messias • 16/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 298 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, [2017?])
A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. (PENSE SUS)
A Assistência Farmacêutica, como política pública, teve início em 1971 com a instituição da Central de Medicamentos (Ceme), que tinha como missão o fornecimento de medicamentos à população sem condições econômicas para adquiri-los. (BRASIL, 1971)
Embora a Estratégia de Saúde da Família (ESF) já venha provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde no Brasil, em 2008 o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) com o intuito de apoiar a inserção da ESF na rede de serviços e ampliar a abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da Atenção Básica (AB) no país. Trata-se de uma equipe multiprofissional que deve atuar dentro de diretrizes com o objetivo de prestar apoio às equipes de SF (BRASIL, 2009).
DESENVOLVIMENTO
Neste relatório são apresentadas algumas informações referentes ao Sistema Único De Saúde (SUS), quanto as ações do farmacêutico dentro deste sistema, assim como a aprendizagem adquirida com o desenvolvimento das atividades propostas pelo estágio.
O Estagio Curricular Supervisionado Obrigatório I, foi desenvolvido na farmácia básica municipal (qual farmácia básica municipal?). Na farmácia básica deve ser supervisionado e orientado o processo de compra de medicamentos e demais produtos. Quanto a atuação do farmacêutico na atenção básica, ele “tem atribuições em todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação”, (FARMACÊUTICO DA SANAR SAÚDE, 2021).
O sistema de aquisição de compras de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado, além do Programa Farmácia Popular. Os medicamentos disponibilizados pelo SUS estão listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). E cada novo medicamento ou tecnologia em saúde a ser incorporado na Rename é, antes, analisado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). (VIVIANE MASSI, [2018?])
A seleção dos medicamentos é feita com base nos critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). Após a seleção, é feita a programação, onde são consideradas as quantidades necessárias para serem adquiridas a suprir uma determinada demanda de serviços, por um determinado período de tempo.
A programação, é feita a aquisição para efetivar o processo de compra dos medicamentos na busca de garantir a qualidade necessária, pelos melhores preços e com a agilidade que o sistema requer.
O armazenamento destes produtos, é uma atividade que deve garantir as condições adequadas de recepção, armazenamento, conservação e de um controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.
A distribuição de setores externos é feita com listas em pequenas porções pelas
estratégias, como Programa de Saúde da Família contabilizadas, a cada 15 dias e feita uma nova lista.
A dispensação é realizada manuscrita, ocorre mediante a apresentação da receita formulada pelos médicos. Os atendentes da farmácia fazem uma triagem dos medicamentos prescritos e dão baixas dos mesmos, atentando quanto às informações contidas no receituário, como dosagem e duração do tratamento.
O estágio é uma atividade oportuna para o estudante que proporciona a ele conhecimento prático com a área de trabalho, assim como também aperfeiçoamento de suas competências prisionais do farmacêutico. Algumas dessas atividades desenvolvidas foram:
Conhecimento do programa de Assistência Farmacêutica e como os medicamentos são distribuídos aos pacientes em geral;
Conhecimento de determinadas classes de medicamentos que estão disponíveis no estabelecimento e divisão de armazenamento destes;
Realização da análise das receitas: nelas cada paciente traz a indicação
...