O Trabalho Epidemiologia
Por: Jonathan Brito • 4/12/2019 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
Epidemiologia: o estudo de fatores que determina a frequência e a distribuição das doenças nas coletividade humana. Epidemiologia que e o estudo e processo saúde-doença em coletividade humana, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades.
Envolve três fatores:
Ciências básicas: estrutura, crescimento, resistência .
Ciências clinicas: estimativa da extensão, atividade da doença, escolha da terapia.
Medicina de população: frequência das doenças, fatores ambientais, culturais, que reduzem a frequência.
Histórico natural de infecção e doença (estágios):
Susceptibilidade: não existe doença, mas um grupo de fatores que favorecem a sua ocorrência.
Doença pre-sintomática: torna-se possível a detecção de sinais e sintomas da doença.
Doença clinica: Já existem mudança suficiente anatômicas e funcionais para serem reconhecida os sinais e sintomas.
Classificação do epidemiologia:
Ep. Descritiva: caracteriza eventos em saúde em termos de tempo, luga e pessoa.
Ep. Analítica: é movida por perguntas tais como “quem”, “o que”, “onde” e “quando” e que tendo responde “como” e “porque”.
Ep. Experimental: são utilizados estudos controlados com um numero de pessoas para determinada investigação ou para fins comparativos.
Áreas de atuação da epidemiologia: estudos de causalidade, definir modos de transmissão, definir padrões de distribuição geográfica.
Variação na gravidade da doença:
Inaparente : frequentemente não há manifestação clinica. Ex: tuberculose. Difícil controle, medidas: detecção de portadores assintomáticos, notificação: frequentemente sem registro.
Doença comum: a maioria dos casos é diagnosticada clinicamente e possuem pouca fatalidade. Ex: catapora. É realizado o controle dos doentes. Medidas: isolamento do doente. Notificação: somente em hospital.
Infecção usualmente fatal: maior probabilidade de danos e óbitos. Ex: raiva. Ocorre o controle dos doentes e o habitante. Medidas: isolamento, desinfecção e quarentena. Notificação: frequentemente registrados.
A natureza da infecção pode ser determinada por 3 fatores: PATOGENICIDADE ( é a capacidade de produzir uma doença), VIRULÊNCIA (uma medida de gravidade da doença, pode varia de muito baixa a muito alta), HOSPEDEIRO ( uma pessoa ou animal que proporciona um local adequado para que um agente infeccioso cresça e se multiplique em condições natural).
Fatores desnecessários da reação do hospedeiro: Período de incubação, Imunização previa e ambiente (condições sanitárias, temperatura, poluição aérea e qualidade da agua estão entre fatores que podem influencia os estágios na cadeia de infecção).
Modelos Ep. Triangulo, teia causal ( rede de causas, nunca há uma única causa, cadeia de causas relacionadas entre si) e roda epidemiológica: (centro da roda hospedeiro, ao redor ambiente, tamanho depende dos problemas relacionados).
Endemia: e uma doença que se manifesta apenas numa determinada região.
...