O Trabalho de Epidemiologia
Por: Américo Oliveira Santos • 14/9/2023 • Trabalho acadêmico • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 86 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA ISCED
Faculdade de Ciências de Saúde
Curso de Licenciatura em Nutrição
“Trabalho do Campo I”
Luísa Vasse Jaime João: 11220563
Beira, Março, 2023
UNIVERSIDADE ABERTA ISCED
Faculdade de Ciências de Saúde
Curso de Licenciatura em Nutrição
“Trabalho do Campo I”
[pic 1]
Luísa Vasse Jaime João: 11220563[pic 2]
Índice
Introdução 2
Objectivos 2
Metodologia de Pesquisa 2
Pesquisa Bibliográfica 2
Definição de Desnutrição 3
Classificação de Desnutrição 3
Tipos de Suplementação Existente no País e Sua Aplicação 4
Estudo de Corte e Metodologia de Implementação 5
Aspectos Metodológicos 5
Avaliação da Exposição 5
Estrutura dos Estudos de Coorte 5
Conclusão 6
Referências Bibliográficas 7
[pic 3]
Introdução
A desnutrição em crianças menores é um dos problemas de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento, devido a sua magnitude e consequências desastrosas para o crescimento, desenvolvimento intelectual e sobrevivência das crianças. Embora no seio da atenção primária ela seja percebida como um problema de Saúde Pública parece que a compreensão da dimensão social do problema é complexa.
Portanto, o presente trabalho apresenta um desenho estudo de coorte para examinar a associação entre a suplementação nutricional e a melhoria no estado de desnutrição em crianças dos 6 meses aos 59 meses atendidos e internadas no Hospital Central da Beira. O trabalho apresenta ainda a seguinte estrutura: elementos pré-textuais, nomeadamente a capa, folha de rosto, índice e introdução; desenvolvimento do tema; e finalmente os elementos pós-textuais que são: considerações finais e referências bibliográficas.
Objectivos
Geral:
- Desenhar um estudo de coorte para examinar a associação entre a suplementação
nutricional e a melhoria no estado de desnutrição.
Específicos
- Definir a desnutrição;
- Apresentar a classificação de desnutrição;
- Descrever os tipos de suplementação existente no país e sua aplicação.
Metodologia de Pesquisa
Segundo Reis (2010, p. 120) “Metodologia é uma forma de técnicas, métodos e procedimentos utilizados para a realização de uma pesquisa, sendo assim, a condição necessária para que o trabalho científico tenha rumo, direcção e que possa ser analisado de uma forma crítica por outros pesquisadores.”
Pesquisa Bibliográfica
Esta metodologia permitiu obter aspectos teóricos de alguns conceitos relacionados com o tema, recorrendo para efeito as obras literárias e documentos, com vista a acolher conhecimentos dos diferentes especialistas.
Definição de Desnutrição
O termo desnutrição (ou subnutrição) segundo a Organização Mundial da Saúde (2004) refere-se a um estado patológico que pode ser causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes pelo organismo. Podendo ser aguda ou crónica dependendo da sua gravidade e do quadro clínico (OMS, 2004, p. 102).
Portanto, Malnutrição: é o estado patológico resultante tanto da deficiente ingestão e/ou absorção de nutrientes pelo organismo (desnutrição ou sub-nutrição), como da ingestão e/ou absorção de nutrientes em excesso (sobrenutrição).
Definir desnutrição em crianças menores de 5 anos torna-se algo complexo, em virtude da variação do quadro clínico e da relação multicausal. A desnutrição engloba um conceito amplo que pode não ser apenas proteico-calórico, pois envolve deficiência de micronutrientes e macronutrientes (Lochs et al, 2006; Sobotka, 2008)
Os autores acima enaltecem ainda que, a desnutrição reflectida por indicadores antropométricos do estado nutricional é altamente prevalente em regiões menos favorecidas socioeconomicamente, a qual resulta no aumento substancial da mortalidade e incidência de doenças em geral.
Classificação de Desnutrição
As diferentes formas de desnutrição que podem aparecer isoladas ou em combinação incluem:
1. Desnutrição aguda: manifesta-se através de baixo peso para altura e/ou edema bilateral; Desnutrição crónica: manifesta-se através de baixa altura para idade; Desnutrição de micronutrientes: as formas mais comuns de desnutrição de micronutrientes estão relacionadas com as deficiências de ferro, vitamina A, iodo e das vitaminas do complexo B.
O crescimento insuficiente (CI) é diagnosticado numa criança, quando esta não apresenta ganho de peso entre duas pesagens consecutivas, num intervalo não inferior a 1 mês e não superior a 3 meses, o que significa curva de crescimento horizontal ou em declínio, da curva no Cartão de Saúde da Criança.
A desnutrição aguda é causada pelo deficiente consumo alimentar e/ou aparecimento de uma enfermidade, num passado recente, resultando na perda de peso num período recente e/ou aparecimento de edema bilateral, (Fanta, p. 2011)
De acordo com a condição clínica, a desnutrição aguda pode ser classificada em ligeira, moderada ou grave.
2. Desnutrição Aguda Grave: manifesta-se através nas condições clínicas Marasmo (emagrecimento grave), Kwashiorkor (edema bilateral) e Kwashiorkor-marasmático, ou emagrecimento grave com edema bilateral.
...