O que são as CELULAS T CD4?
Por: Juliana Almeida • 5/10/2019 • Bibliografia • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 243 Visualizações
O que são as CELULAS T CD4?
Tipo especifico de linfocito T que possuem a função de RECRUTAR e ativar os fagócitos e outros leucócitos para a destruição de microrganismos intracelulares e alguns extracelulares, além de auxiliar na ativação de linfócitos B para a produção de anticorpos específicos.
São essenciais para a eliminação mediada por FAGÓCITOS de microrganismos.
Como é o processo de ativação e resposta das celulas T CD4?
- Oocrre a apresentação de antigenos pelas APCs para a população de linfócitos localizados nos órgãos linfoides secundários.
- Ocorre a apresentação de antigeno por MHC, ptn coestimulatorias B7 com CD28 e pela produção de citocinas ( Ativação da celular T cd4 efetora)
- Ocorre a expansão e diferenciação de celular T CD4 em TH1, TH2 ou TH17
- As células entram na circulação sanguínea atraves da ligação com moleculas endoteliais que foram ativadas pelas citocinas produzidas em resposta à inflamação tecidual.
- Ao chegar no local de infecção, as celular T CD4 diferenciadas são ativadas por antígenos específicos, e geram sua resposta através da secreção de CITOCINAS que recrutam mais celular leucocitas e ativam as celular fagociticas para erradicar a infeccção.
Como é a ativação dos fagocitos pela celular t CD4 efetoras?
Ativam pelo ligante CD40 e por citocinas liberadas.
SUBGRUPOS DAS CELULAR T CD4 EFETORAS
Como pode as mesmas celular t CD4 efetorar apresentar respostas diferentes?
Diferentes subgrupos que diferem entre si em relação à citocina produzida e fatores de transcrição expressos.
TH1 → IFNy
TH2→ IL-4 IL-5 IL-13
TH17→ IL-17 IL-22
Cada subgrupo possui padroes distintos na hora de sua migração, que é explicado pelos receptores de quimiocinas que expressam e pelas molecular de adesão endotelial que vai direcionar cada celular para diferentes locais de infecção.
TH1→ tendem a ser abundantes em locais de infecção onde há forte resposta imunulogica inata, pois seus receptoers de quimiocinas são especificos para CXCR3 e CCR5.
TH2→ estão presente em altas concentrações nos locais de infeccção por helmintos, pois, seus receptores de quimiocinas são especificos para CCR4 e CCR5 (locais de infecção de helmintos e de reações alergicas.) (Presente nas mucosas)
TH17→ expressão receptores de quimiocina CCR6 que se liga a CCL20, altamente produzida por varias celular de tecido e macrofagos em algumas infecções bacterianas e fungicas.
Como essas subpopulações são formadas a partir de Linfocitos T cd4 imaturos????
São modificados pelas citocinas apresentadas na fase inicial das respostas imunológicas, e a diferenciação envolve a ativação transcricional e a modificação epigenetica de genes das citocinas, além do tipo de microrganismo precursos do antigeno apresentado.
TH1→ induzido por microrganismos que são ingeridos por fagócitos e os ativam. Por citocinas principalmentee IL-12 E IFNy para infecções virais
Principal função do TH1 → ATIVAR MACROFAGOS A INGERIR E DESTRUIR MICRORGANISMOS. Estimulam a produção de anticorpos IgG com a função de OPSONIZAÇÃO.
ATIVAÇÃO CLÁSSICA DE MACROFAGOS MEDIADA POR TH1
Ligação da celular TH1 efetora com MHC de macrofagos, e contato de ptn coestimulatoria com receptor CD40, celula TH1 secretam IFNy, que reconhece receptores de citocinas nos macrofagos→ macrofago ativado aumenta a produção de ROS, NO enzimas fagociticas, secreção de citocinas inflamatorias. Além disso, os macrofagos aumentam a expressão de moelcular de superficie necessarias para amplificar a ativação de linfocitos T.
TH2→ independente de fagocitos, onde eosinofilos e mastocitos possuem papeis centrais. Difrenciação induzida por IL-4 e ocorre em resposta a helmintos e alergenos.
IL-4 atua na ativação de celulas B a produzir IgE e atua na ativação alternativa de macrofagos para REPARO TECIDUAL.
Outras citocinas secretadas pela TH2 aumentam a secreção de muco intestinal, peristaltismo, ativação de eosinofilos e degranulação de mastocitos.
TH17→ recrutamento de leucocitos (NEUTROFILOS) e indução da inflamação. Sua diferenciação é graças as citocinas pro inflamatorias secretadas por celular da imunidade inata
ATIVAÇÃO DE CELULA B E PRODUÇÃO DE ANTICORPOS
A ativação dos linfócitos B antígeno-específicos é iniciada pela ligação do antígeno às moléculas de Ig de membrana, que, em conjunto com as proteínas associadas Iga e Igb, constituem o complexo receptor de antígeno de células B maduras
Pode ser dependente ou independente de celular T auxiliares.
ESTUDO DIRIGIDO 3
1) Em relação aos sinais necessarios para ativação dos linfocitos T, responda:
a) Quais são esses sinais e qual a importância de cada sinal?
- Reconhecimento do antigeno pelos MHC na superficie das celulas dendriticas, em contato com os receptores de antigenos na superficie dos linfocitos T. → Importante na diferenciação de linfocitos T especificos a um antigeno (receptores especificos)
- Coestimulação pelas moleculas coestimulatórias ( CD28 e B7) → tornam as APCs melhores em promover e ampliar a ativação das celulas T.
- Liberação de citocinas → Importantes na proliferação e diferenciação de celular B e T, e nas funções efetoras das celulas T. (IL-2)
Todos esses eventos produzem o efeito de aumento da proliferação e diferenciação das celulas T.
A ativação dos linfocitos T ocorre nos órgãos linfoides secundarios, onde há a apresentação dos antigenos pelas APCs.
b) Quais as principais alterações fenotipicas observadas em linfocitos T que receberam sinais de ativação?
As principais alterações são expressão de moleculas de superficie. Algumas delas são:
...